terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mais um "elefante branco" de Rilva Luis

VIANA - O alcaide vianense anda perambulando em Brasília na companhia da sua leal tropa de choque, ou seja, os vereadores que lhe deram um cheque em branco para gastar como, quando e onde quiser. O seu, o meu, o nosso dinheiro dos impostos que serviram até agora apenas para comprar bens e mais bens como fazendas, sítios, mansões e carrões do ano para a "turma da boquinha". Mas, como se diz na baixada: "foram só bestar!" Não assinaram nenhum convênio e voltaram de mãos abanando. Não adianta mais! Por mais que a gente torça pelo bem da Cidade dos Lagos, a atual administração atolou. Não anda mais: está inadimplente com Deus e o mundo, devendo até as cuecas: com o Governo Federal, com o Estadual, com os funcionários concursados e, sobretudo, com o povo vianense que lhe concedeu duas chances para mostrar que ama a sua terra natal e poderia fazer algo de bom por ela e não fez.

Abaixo, mais um fiasco da atual administração que já torrou mais de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) virou um elefante branco e nesta administração não vai mais entrar em obras. Motivo: o prefeito de Viana não cumpre compromissos. Nunca honra o que assina e o resto que se dane. As fotos de encomenda que eles fazem em Brasília, igual "papagaios do pirata" com autoridades, servem somente para ilustrar a  imprensa marrom e chapa branca, paga para calar a boca e divulgar asneiras.
Caixa d'água de 2,2 milhões de litros seca é um monumento ao descaso


Todo dia Gardênia Diniz Serra, de 17 anos, faz tudo sempre igual. E seis vezes, pelo menos, ao dia. Pega um balde, põe o filho de um ano e cinco meses no colo e vai morro abaixo em busca de água. O poço fica a uns 600 metros de sua casa de taipa, na Rua da Torre, no bairro Piçarreira, um dos mais carentes de Viana.


Como dizem, pra baixo – e com o balde vazio – todo santo ajuda, mas a volta é que são elas. Gardênia encara seis vezes ao dia a subida íngreme do morro com o filho no colo e o balde d’água na cabeça.

“É cansativo, mas não tem outro jeito. Ficar sem água é que não dá”, disse a jovem ao repórter do JP na Estrada, que tentou carregar o balde com água nos cerca de 100 metros planos do percurso, mas logo desistiu...

O martírio diário de Gardênia em busca de água é o mesmo das mais de 150 famílias pobres que moram na Piçarreira. “Os mais velhos têm que pagar pros outros ‘pegá’ água lá embaixo ou esperar caridade dos vizinhos”, afirmou outra moradora, Maria Francisca da Silva, 28 anos, 4 filhos.
Mas o que mais deixa os moradores da Piçarreira indignados é que bem ali, vizinha a eles, se ergue imponente uma caixa d’água com capacidade para 2,2 milhões de litros, mas que nunca foi abastecida com uma gota sequer do precioso líquido.
A obra foi concluída em dezembro de 2009 – portanto, há um ano e meio – e custou 2 milhões e 527 mil reais. Desde então, virou um monumento ao descaso.
Tudo porque a Prefeitura de Viana não cumpriu sua contrapartida nos três convênios federais que foram assinados com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), responsável pela liberação das verbas. 

Com isso, a obra parou em sua primeira fase (construção), faltando ainda construir uma adutora para levar água à caixa. A adutora sairia da estação de tratamento do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE), que recebe água do igarapé do Engenho (povoado Ibacazinho)
Os convênios referentes à caixa d’água da Piçarreira podem ser cancelados, caso a Prefeitura descumpra os prazos finais para providenciar sua contrapartida – que é simplesmente o encaminhamento dos documentos exigidos pelo governo federal quando da assinatura dos convênios.
(Por Oswaldo Viviani - Jornal Pequeno)

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Tontonho,mais uma vez você me surpreende com as postagens que destaca no seu blog.O comentário, "MAIS UM ELEFANTE BRANCO DE RILVA LUIS" é simplesmente fantástico.O fato desses "abestados" irem a Brasília dar com "os burros n'agua" mostra o quanto as nossas autoridades da aldeia de maracu estão desnorteadas,sem nenhum planejamento e, que é pior, pensam que enganam o pobre povo de Viana.

Luiz Antonio Morais disse...

Pois é.
Tudo jogo de cena. como é que podem querer passar essa lorota de assinar convênios se estão inadimplentes com o Governo Federal? Nem que o que eles conseguiram com a ajuda de Chico Gomes e Benito foi concluído. Está tudo abandonado. Quem eles querem enganar?
Grato pela participação.

Anônimo disse...

É triste saber que nosso municipio recebeu tanto recurso e as obras não foram feitas.Onde estão os fiscais do dinheiro publico?Aprovaram as contas do atual prefeito e dizem que era para o bem do bolso,desculpe povo.

Luiz Antonio Morais disse...

Estive este final de semana em Viana e a água oferecida para a população, acho quem nem os búfalos do campo querem beber. Tá feia a coisa. Grato pela participação. Sds.