segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PEIXADAS (NOTAS RÁPIDAS)

Festival do Peixe ameaçado

Parque Dilú Melo - local do Festival do Peixe em Viana

São fortes os rumores de que Viana não terá este ano a sua maior festa cultural: o tradicional Festival do Peixe. O evento estaria sendo agendado para os dias 23, 24 e 25 de setembro, porém, segundo informações, Prefeitura está sem caixa e com dificuldades para contratar bandas de peso que atraiam as multidões de outros anos. O Blog apurou também que a secura da prefeitura deve-se aos milhares de reais gastos com advogados nos últimos meses, pois o Ministério Público apertou de vez a calamitosa situação administrativa do município, que está com todas as contas reprovadas pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado, entre outras obrigações formais não cumpridas e que precisam de algum socorro jurídico para não afundar de vez no brejo. Faltando pouco mais de uma semana para a festa, se a imprensa “chapa branca” vianense ainda não deu uma notinha sequer sobre o festival, as especulações fazem sentido.

Pediu arrego (?)

Aliás, um repórter do Blog emeiou para contar que o alcaide vianense tem tocado insistentemente a campainha do prefeito Emanoel Rodrigues Travassos, da vizinha Matinha. Faz sentido. Emano, como é conhecido, é irmão da Procuradora Geral do Estado, Fátima Travassos, que por sua vez é madrinha de batismo de RL. Quer dizer, onde tem fumaça tem fogo! E a cobra está fumando!

Foto fofoca
A “Turma da Caçamba”, o “mestre de obras” e o “engenheiro chefe”

Vai pra casa, Padilha!!!

E o vereador Gerson Padilha, hem? Depois de livrar o “chefe maior” da guilhotina, foi picado pela “mosca azul” do poder e agora anda derramando dinheiro na Zona Rural de Viana, se auto- proclamando o candidato oficial do prefeito para a eleição de 2012. Pelo jeito, além de uma faculdade, também rolou muita mufunfa nesse acordo, segundo informações colhidas pelo Blog na Cidade dos Lagos.

E agora, o que tem a dizer os aliados de sala, copa, cozinha e quintal do prefeito?

São eles:

Zé Carlos Costa, Zé Sá, Ismael Abreu, Marcelo Santana, Adriana Guimarães e, correndo por fora, com amplas chances de emplacar, o empresário Afonso Trindade. Todos rezam na mesma cartilha, dividem o mesmo caldo de Curimatá e juram para o povão que são os escolhidos do velho casarão da Praça Ozimo de Carvalho.

As raposas e o tatu

Quem conhece um mínimo de política em Viana, entende que a atual situação se configura em um tremendo estelionato eleitoral. O nosso alcaide, antes um neófito, aprendeu muitos truques com velhas raposas da nossa politicalha, entre eles, Walber Duailibe e Djalma Campos – ex-prefeitos já falecidos -, o advogado Ezequiel Gomes, o vice prefeito, Benito Filho, estes ejetados do grupo, por não concordarem com estilo marcha lenta e incompetente da atual administração e, o atual Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Chico Gomes, que está fora do grupo, mas pode voltar por conveniências que só a política pode ou não explicar.

O xeque-mate de Chico Gomes

Falando em Chico Gomes, o ex-deputado está em compasso de espera sobre a instalação do novo partido PSD, que já formou Comissão Provisória Estadual, mas que para existir depende de sinal verde da Justiça Eleitoral. O secretário que tem densidade eleitoral na baixada, também estaria de tocaia aguardando supostos desdobramentos jurídicos na Prefeitura de Viana, para então dar o xeque-mate na sua candidatura, com o aval total do Palácio dos Leões. É o tabuleiro eleitoral cuja temperatura começa a entrar em ebulição na terra de Dilú Melo.

Só ano que vem

Todos lembram que na última refrega eleitoral, em 2008, o prefeito RL, conseguiu montar o grupo forte, que lhe cacifou politicamente, tirando-o do limbo e lhe proporcionando reais chances de vitória ante uma oposição fragmentada e desunida em Viana. Foi o que aconteceu, porém, a grande expectativa era com a escolha do vice.

Ezequiel Gomes, Fabinho Campos, Cleinaldo (Bil) Lopes, entre outros postulantes e o petista e vice na época, Felipe Ângelo sonhavam com o cargo que acabou caindo no colo de Benito Filho.

Ciente da vitória, pelo poderio econômico e o uso da máquina administrativa, RL deixou para anunciar o nome do vice somente no último minuto, na convenção do partido no mês de junho, para surpresa e frustrações de muitos.

Assim vai ser

Portanto, a escolha do nome para sucedê-lo deve seguir esse mesmo script: o galo vai cozinhando, os pré-candidatos vão gastando por conta, patrocinando festas de forrós, torneios de futebol, etc, até chegar junho de 2012, quando será conhecido o nome oficial do palácio. Quem viver verá!

Um novo cenário

Especialistas ouvidos pelo Blog, entretanto, advertem que teremos um novo cenário político. Não se trata mais de uma reeleição. Existe um desgaste natural da atual administração e a reboque o grupo que está a 16 anos no poder. Será que os vianenses querem dar um pentacampeonato para o mesmo grupo? Ou vão se comportar a vida toda como mulher de malandro?

"Cagando e andando"

Uma coisa é dada como certa pelos especialistas: se a oposição vianense se dispersar outra vez, e cada um puxar o Surubim para o seu lado, RL vai almoçar, armar a “baladeira”e dormir tranqüilo na varanda da mansão do bairro campo Novo em Viana. E mais, só vai acordar com os estampidos da foguetearia da vitória para o seu grupo, praticamente por WO.

Passos de cágado

Avenida Luis Couto, entrada de Viana - por enquanto, só buracos, poeira e prejuízos

O alcaide vianense mais uma vez faz jus ao apelido: esburacou toda a Avenida Luis Couto e, a passos de tartaruga vai tocando o que chama de reconstrução do logradouro. Comerciantes da área estão em desespero, pois a clientela dos hotéis e restaurantes foi a zero e, se as obras não forem aceleradas, terão de fechar as portas e demitir os funcionários. Uma sugestão do Blog: tratem de vender muitas quentinhas para a Prefeitura, pois tem muita gente sem ter o que comer devido ao alto índice desemprego em Viana e o alcaide se intitula o "novo pai dos pobres", então aproveitem pessoa!.

Mistério

Qual é o vereador da baixada, que, decepcionado por não ter obtido êxito numas “investidas perigosas” com o prefeito, passou a usar a tribuna da câmara para “descatitar” com o “dito-cujo”, chegando a fazer até afirmações ridículas contra familiares do alcaide???!!! (Dr. Peta – Jornal Pequeno)

Mistério I

Qual é o vereador da baixada, que, sem caçamba para alugar, loca a sua picape, e com essa grana está quitando as parcelas da máquina. Isso não é falta de Educação com o Município? Eu hem?

7 comentários:

Anônimo disse...

Depois eu te conto!

Anônimo disse...

Caro Tontonho,
Peço que permita me fazer alguns comentários sobre as PEIXADAS. O vereador Gerson Padilha, deveria era ter vergonha dos seu eleitores desse ato de loucura que cometeu, ainda quer ser prefeito desse jeito nao consegue nem sua reeleição, trocou seus votos por favores particulares acreditando que pode ser candidato a prefeito do Rilva,vai quebrar a cara assim como todos esse pre candidatos do grupo de baboes e sanguessungas. Esses pretensos candidatos que vc cita já estão mais de ano fazendo politica nos interiores com o nosso dinheiro e todos juntos como vc ja falou não conseguem chegar a 5 por cento, queria ver era a rejeiçoes deles, deve chegar a 50 por cento. Vc fala que Ezequiel Gomes nao esta do lado do Rilva e como ele quer ser candidato do Rilva essa nao entendi, enquanto Chico Gomes esse deveria era apoiar Benito, pois esse sim seria um otimo prefeito para Viana, pois se conseguia trazer projetos para Viana do jeito que estava uma desgraça, imagine ele sendo o nosso prefeito ai sim Viana seria orgulho de todos nos, Chico ja passou sua epoca, ja viu se ele disputar a Prefeitura de Viana e nao ganhar, perder duas eleiçoes seguidas vai se acabar politicamente. Acredito que esse prefeito que se apoderou da Prefeitura achando que e dele, esta armando alguma assim como foi da vice na eleiçao passada, o segredo sera descoberto, pouco a pouco, ele se acha o grande mestre mais o zum zum em Viana esta cheio que sua candidata sera sua cara metade Lucidalava, que ja estao separados no papel, a jogada do mestre, a oposiçao em Viana tem que se unir e mostrar que podemos mudar e deixa de lado as ganancias e as vaidades pelo poder.

M. Mendonça

Luiz Antonio Morais disse...

O texto não cita que Ezequiel Gomes quer ser candidato do prefeito e sim que ele foi "ejetado" (rompeu) com a administração de RL, junto com o atual vice, Benito Filho. Grato pela participação. Ab.

Anônimo disse...

O Gerson Padilha não trocou seus votos acreditando ser candidato do Rilva,isso é apenas um engodo para o povo pensar que a negociação envolveu apenas a pré-candidatura dele.Na verdade, o que aconteceu,é que ele recebeu uma grana altíssima(fala-se em quinhentos mil)para aprovar as famigeradas contas do alcaide vianense.E agora fica com esse papo furado.

Luiz Antonio Morais disse...

Pelo visto, Padilha se deu bem. Grato pela participação. Ab.

Luiz Antonio Morais disse...

Pelo visto, Padilha se deu bem. Grato pela participação. Ab.

Anônimo disse...

A primeira coisa que o nobre conterrâneo Ezequiel deveria fazer era demonstrar de que lado está.Ficar só fazendo política de gabinete não dá,tem que comer poeira,se lambuzar com o povo,sentir o cheiro do povo.Candidatura almofadinha não pega.