sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sete de Setembro em Viana - o desencanto da juventude



VIANA - Não houve faixas de protesto como em Brasília, mas existe algo de estranho, lamentável e verdadeiro no desfile estudantil deste ano na cidade dos Lagos. A nossa juventude que em anos anteriores ostentava alegria, orgulho e civismo com as suas respectivas escolas, praticamente sumiu do evento cívico na velha Rua Antonio Lopes.

Protestos em Brasília e outras 34 cidades contra a roubalheira
e a impunidade: (Foto: Agência Brasil)

Conforme o leitor poderá ver nas imagens deste post, quase nenhuma escola estadual, com destaque para o Estevão Carvalho que está completando 77 anos e sempre desfila graças ao esforço e dedicação de professores como a veterana Vitória Santos; algumas poucas municipais, um pelotão da Guarda Municipal e destacamento da Polícia Militar enfrentaram o sol a pino do sete de setembro, ao som de bandas improvisadas e outras com o carinho e o profissionalismo da velha guarda de músicos vianenses. Foi o mais fraco desfile de todos os tempos!

Músicos de velha guarda

A ausência mais sentida por todos foi a do tradicional Colégio Antonio Lopes – hoje rebatizado de Antonio Pereira Gomes -, instituição que já encaminhou a maioria das mentes brilhantes de Viana para o mercado de trabalho nas mais variadas áreas de atuação. A escola, que já foi dirigida com mão de ferro na década de oitenta pela professora Josefina Cordeiro (já falecida) segundo informações, definha e corre o risco de fechar as portas por falta de alunos e de uma melhor infraestrutura que atenda o novo momento educacional.

Outra escola tradicional que realizava um desfile organizado e disciplinado, o CEMA, dirigido com a competência da professora Maria José Mendonça, e que completou 30 anos de ensino no ano passado, não colocou os pés nos paralelepípedos para abrilhantar as comemorações pela independência do Brasil.

O que será que está acontecendo? Alguns perguntavam atônitos.

Talvez, o grande problema e também a decepção, esteja sobre o minúsculo e apertado palanque montado ao lado da Praça Ozimo de Carvalho, lotado de familiares e do fiel séquito do prefeito, que está com as cinco contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e está sendo investigado pelo Ministério Público por conta de várias irregularidades. Os vereadores eram ausência notada. De positivo, somente a inocência cívica das crianças escoltadas pelos pais e mestres, que orgulhosos, queriam registrar o momento para os álbuns de família.

Duas questões: ou a sociedade vianense, em especial, os jovens atentaram para o descalabro administrativo vianense e protestaram mesmo que em silêncio; ou a sociedade como um todo está menos tolerante diante de fatos já comprovados pela Justiça e aguardam apenas os desdobramentos jurídicos, sem deixar de cobrar, talvez até inconscientemente, providências moralizadoras.

Infelizmente, o desfile de sete de setembro é mais uma tradição vianense que está rumando ao limbo e mais uma vitima da pior administração das cidades maranhenses. Ninguém merece!!!

Confira abaixo alguns momentos do desfile e do público presente:
Clique aqui e confira o álbum completo da cobertura.













 



Professora Vitória Santos - ativa como nos velhos tempos, comandando o Colégio Estevam Carvalho













Fotos: Cleinaldo (Bil) Lopes

12 comentários:

Anônimo disse...

Viva a independência construída todos os dias pelo estudo e trabalho de milhões da brava gente brasileira!
Viva os sonhos e as lutas de gerações por um país soberano,democrático,justo e feliz!
Viva a voz da juventude que em setembro grita por liberdade e amor ao brasil.
Acorda e grita,juventude de Viana!

Anônimo disse...

Tá na hora de chamarmos a juventude vianense a ocupar cada vez mais os espaços físicos e virtuais nas ruas nas escolas,na internet,sensibilizando a sociedade vianense e pressionando o governo municipal a entender que chegou a hora de pedir pra sair.ninguém aguenta mais tanta corrupção!

Anônimo disse...

Se as autoridades municipais(prefeito,vereadores,gestores,etc.)não estão nem aí,não comparecem ao desfile,como a população vianense pode se estimular para o desfile?

Anônimo disse...

PARABÉNS A NOSSA ETERNA PROFESSORA VITÓRIA SANTOS POR MAIS ESTE 7 DE SETEMBRO.SUA INCANSÁVEL DEDICAÇÃO SERÁ LEMBRADO POR MUITOS ANOS!

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação.

Anônimo disse...

Prezado Luiz Antonio,
É merecido de fato o digno reconhecimento da dedicação insigne da administradora,professora,educadora,mas acima de tudo de uma cidadã vianense que ama a sua terra, sua gente,a nossa querida Professora Vitória Santos!É sem sombra de dúvida,benemerente de toda a admiração pelo trabalho e formação de toda uma geração em nossa cidade!Diferentemente da "vitalícia" diretora do CEMA,que não poderia usar de suas divergências com a atual administração municipal e subtrair a demonstração ufanista de nossa juventude!Quem nunca emocionou-se com o desfile do CEMA?Quem nunca,empolgou-se com o profº Batista ao som do seu apito?Ao tentar atingir o prefeito pelo não desfile,a diretora Maria José agiu de filáucia,tornou-se menor em sua postura,que deveria engrandecer o sentimento patríótico de forma reflexiva.Não há senhor blogueiro,força de mudança,sem amar a nossa nação,e só faremos a juventude consciente nesta questão,quando através de manisfetaçãoes cívicas o amor ao País,fique evidenciado!

Rafael Santys

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação Rafael. Realmante uma pena a ausência do Cema no desfile deste ano em Viana, mas desconheço os motivos. Ab.

Anônimo disse...

Caro Rafael,não acredito que a nobre prof.Maria José não tenha desfilado devido à insatisfações com o alcaide vianense.A verdade é que não é fácil organizar um desfile quando não se tem estrutura financeira para tal.Falta tudo,a banda marcial,as camisas para os músicos,as roupas para os pelotões e assim por diante.Mas,o mais importante,falta o estímulo.Quando não se tem a força da educação,caro Rafael,não há o que sobreviva. A prof. Maria José merece o nosso reconhecimento por tudo que têm feito pela educação do CEMA.Vá lá conferir!

Luiz Antonio Morais disse...

Pois é: me informaram que a coisa está tão feia na Prefeitura que todas as escolas municipais desfilaram com apenas uma banda marcial(esbandalhada) que ia e voltava para acompanhar as coitadas das crianças no sol do meio dia. Estava difícil até servir água para elas.
Eita esculhambação educacional! A professora Maria José Mendonça, do Cema, deve saber o terreno em que está pisando.
Obg. por participar.

Anônimo disse...

Caro tontonho,eu sou do tempo em que os colégios se preparavam,no dia 7 de setembro,para competir entre eles quem era o melhor,quem desfilava melhor,qual era a melhor banda marcial.Quando as bandas se encontravam era uma loucura,os tambores furavam as peles e tinha até brigas,porradas mesmo.Agora,vejam só,uma unica banda esbandalhada e desafinada.

Luiz Antonio Morais disse...

Isso sim, era desfile de Sete de Setembro. Viana, infelizmente continua carregando a pecha de "terra do já teve". Uma pena!

Grato pela participação.