sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Benito Filho assina e garante instalação do IFMA em Viana

A história se repete. O prefeito Rilva Luís esnobou e não demonstrou nenhum interesse em trazer o Instituto Federal de Educação no Maranhão (IFMA) prometido para Viana.
Vice Benito Filho assinando o Termo de Adesão
VIANA – Se os vianenses já tinham visto aberrações de toda ordem nessa caótica administração, ficarão estupefatos e mais indignados ainda com a demonstração da total falta de interesse para com um projeto cujos benefícios serão determinantes para tirar o município dos péssimos indicadores sociais, que envergonham seus habitantes, visitantes e todos aqueles que aprenderam amar a Cidade dos Lagos.

O prefeito Rilva Luís e a secretária de educação, Adriana Guimarães, simplesmente não compareceram a nenhuma reunião técnica convocada pelo Ministério da Educação para discutir assuntos fundamentais do projeto para a instalação do Instituto Tecnológico em Viana, tais como prazos, tipo de terreno, medidas em hectare, localização e tipos de curso que serão oferecidos. E o mais importante: o prazo para iniciar as obras.

Benito Filho com o Ministro da Educação, Fernando Haddad
Cursos de nível técnico e superior
O projeto, a licitação, a construção e o funcionamento serão de responsabilidade do Governo Federal - previsto para iniciar até o final do ano - dependendo da doação terreno por parte da Prefeitura de Viana, aliás, única obrigação exigida pelo Governo Federal.
O prazo concedido é de 150 dias, a partir da assinatura do acordo e deve ser um local adequado com no mínimo quatro hectares, próximo a sede. O IFMA terá capacidade para matricular 1.200 alunos, empregar quarenta professores além de dezenas funcionários federais, o que vai incrementar a economia e exigir mais investimentos na precária infraestrutura da cidade. 

Sem interferência política 
De acordo com informações do MEC, para definir o número de campi universitários e de escolas de educação profissional por estado, o governo federal orientou-se por uma série de critérios, entre os quais estão os baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e a porcentagem de jovens de 14 a 18 anos nas séries finais do ensino fundamental. Na escolha dos municípios a serem contemplados, considerou a universalização do atendimento aos territórios da cidadania, a alta porcentagem de extrema pobreza, municípios ou microrregiões com população acima de 50 mil habitantes e os municípios com arranjos produtivos locais (Apl). Nesta etapa foram selecionadas oito cidades do maranhão: Itapecuru Mirim, Viana, Pedreiras, Presidente Dutra, Grajaú, Araioses, São José de Ribamar e Coelho Neto.
Modelo de IFMA a ser implantado em Viana – Foto ilustrativa
Assinatura do projeto 
Na reunião técnica para a assinatura dos termos de adesão, ocorrida no dia 18 de outubro, no Ministério da Educação, em Brasília, o prefeito Rilva Luís não foi e tampouco mandou representante para a assinatura dos termos de adesão para início de processo de construção do Centro Tecnológico. O vice-prefeito, eleito pelo povo de Viana, estava presente na condição de assessor da prefeitura de Pedreiras e percebendo que a nossa cidade poderia perder o projeto, se apresentou e “salvou a pátria”, pelo menos por enquanto.

Segundo o Blog apurou, dois oito contemplados, somente o prefeito de Viana não foi e não indicou nenhum representante oficial. Conversamos com o Reitor do IFMA (antiga Escola Técnica) Dr. José Costa, que nos confirmou que tentou via fax, e-mail, telefone da Prefeitura de Viana, celular do prefeito, recados, tudo em vão: ninguém conseguiu informar o paradeiro do administrador vianense.

Estavam presentes no evento as prefeituras e representantes dos seguintes municípios: Itapecuru Mirim (Júnior Marreca - Prefeito); Pedreiras (Lenoilson Passos - Prefeito); Grajaú  (Mercial Arruda - Prefeito); Araioses (Luciana Trinta - Prefeita); Coelho Neto (Soliney - Prefeito); Presidente Dutra (Biné Figueiredo - Sec. Municipal); Viana (Benito Filho - Vice Prefeito). Outras autoridades presentes: Ministro da Educação, Fernando Haddad; Vice-Governador do Maranhão; Washington Oliveira, representando a governadora Roseana Sarney e Reitor do IFMA - Dr. José Costa.
Benito agradecendo ao reitor Dr. Zé Costa a indicação de Viana
“Fiz minha parte” 
Em contato com o Blog, o vice-prefeito Benito Filho demonstrou preocupação com a instalação desse grande benefício em Viana e convoca os vianenses a cobrar o prefeito Rilva Luís, no sentido de atender as reivindicações do Governo Federal o mais rápido possível para não perdemos o Centro Tenológico. Segundo ele, a Prefeitura já mandou para o espaço inúmeros projetos federais desde a sua primeira gestão, por pura falta de interesse do prefeito, e caso não demonstre mais uma vez boa vontade com as solicitações para a instalação do IFMA, este será imediatamente destinado para outra cidade e o que não falta é pretendente.

“Vivi um dos momentos mais importantes da minha vida nesses mais de 20 anos dedicado as causas públicas da nossa cidade, ao assinar, na ausência do prefeito, o termo de adesão do município junto ao Ministério da Educação para que a nossa cidade realize um antigo sonho de todos os vianenses: possuir uma Escola Técnica, que vai, sem dúvida, melhorar e garantir um futuro com mais esperança e qualidade de vida para os nossos jovens. Tenho consciência de que fiz minha parte”, finalizou Benito. 

Confira abaixo mais fotos do evento em Brasília.
Prefeitos e representantes dos municípios contemplados
Todos com o Ministro da Educação, Fernando Haddad
Benito Filho e o Vice Governador do Maranhão (estava representando a Governadora)
Ministro da Educação, Fernando Haddad, conversa com prefeitos e autoridades presentes

13 comentários:

Anônimo disse...

A verdadeira historia e o verdadeiro responsavel pela implantação do IFMA em Viana.
Parabens Benito Filho, Viana agradeçe!!!


A MENTIRA

A propaganda na TV em Viana mostra o Prefeito acompanhado pelos imprestaveis vereadores de nossa cidade, dizendo que são verdadeiros responsaveis pela vinda do IFMA em Viana.


Ass: Mauricio Serejo

Adriano disse...

Parabens ao nosso vice prefeito que é o único no governo a ter visão de desenvolvimento social, mais uma vez o prefeitinho de nossa querida terra mostra o descaso com os nossos jovens, nosso povo. Agora o risco é ele não liberar o terreno, isso n~´ao é dificil de acontecer pois para outros projetos ja vi essa cena, ex: o projeto para construção de um aterro sanitario padrão. (confirme com o BENITO).

Anônimo disse...

O Benito e o blog não pode esquecer que o projeto do IFMA de Viana foi encaminhamento do Dep. Cutrim,junto a mesa diretora da Assembléia e aprovado por unanimidade pelos Deputados. Qualquer dúvida é só confirmar na Assembléia Legislativa.

Anônimo disse...

Agora é mais quem quer ser o PAI DA CRIANÇA mas,não esqueçam,o maior responsável é o prof. Marcone Veloso que pediu que um projeto dessa natureza fosse encaminhado na Assembléia,ainda na campanha eleitoral passada.O dep.Raimundo Cutrim pode confirmar essa história.
Mas não podemos negar o Benito Filho deu uma grande contribuição na consolidação do projeto.

Luiz Antonio Morais disse...

O mais importante agora é a população de Viana cobrar providências do prefeito RL e não deixar o projeto sumir pelo ralo, como tantos outros que se foram por falta de interesse dele. Grato pela participação.Sds.

Anônimo disse...

Foi comprovado na própria matéria, que não teve interferência política, nem de Roseana, nem de Cutrim, nem de Marcone, nem de Pedro Bolha, nem de Lucimar, nem de Danielzinho e sim um estudo feito pelo governo federal, onde as cidades até 50 mil habitantes, que estão com o IDEB e IDH baixo, e possui uma grande parcela de pobres, Viana foi contemplada por estes resultados, não muito satisfatórios, mais graças a eles, a cidade terá um IFMA e o povo agradece ao GOVERNO FEDERAL. DILMA.

Att. Francisco

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. Sds.

Anônimo disse...

ENTÃO TÁ,FRANCISCO!

Estudante Adriano. disse...

O grande questionamento não é quel levou desenvolveu o projeto do IFMA pra Viana, e sim o descaso do Prefeito que fica pagando pinta de Heroi em posses de fotos, sendo que na verdade não se preocupa com nada. Pois uma grande coincidencia fez com que o vice prefeito que não estava nem representando sua ciadade vendo que Viana poderia ficar de fora dessa como em outros casos rapidamente se prontificou. Ai o prefeito vem pra radios e televisoes dizendo que tem compromisso com a juventude vianense, o que adianta ter compromisso se não os cumpre.

Anônimo disse...

Esse episódio chega às raias da incredulidade.Como pode um prefeito de uma cidade completamente abandonada,jogada no limbo da educação,não ter um projeto de políticas pública para a juventude,desemprego com níveis estratosféricos,uma juventude agonizando e ainda se dar ao luxo de nem participar de uma reunião,onde todos os prefeitos agraciados estavam presentes, pra garantir a instalação de um Centro Tecnológico que irá revolucionar a educação no nosso município.E o CARA não aparece nem pra contar a história.Sinceramente,é de lascar!

Rafael Santys disse...

Prezado Luis,
É fato que o prefeito Rilva Luiz,até mesmo por falta de conhecimento técnico,e esforço político,não tem nenhum mérito em relação a vinda do Centro Técnológico em nossa cidade!Também é fato que a criação de centros tecnológicos em cidades de mais de 50 mil habitantes faz parte das Diretrizes do Governo Dilma Rousseff,diretrizes estas que foram a plataforma de campanha do pt em 2010,assim como as criaçoes de mais de 6 creches etc..Esta verdade foi bem lembrada por um dos anônimos.De forma alguma quero retirar o mérito do vice - prefeito,até porque aqui mesmo no seu blog,já deixei claro a minha admiração pelo competente Benito Filho,mas que no entanto por conveniência pessoal,e eleitoreira,mostrou-se seduzido pelo poder na primeira oportunidade que teve pra se comrroper e aliar - se ao bando político chefiado pelo Rilva Luis,que outrora fazia oposição ferrenha nas praças,na sua própria rádio etc..No meu entender não basta apenas conhecimento e habilidade técnica pra ser um bom gestor,vc pode até conseguir secretários execelentes nesse sentido,mas pra mim,o que mais pesa,o que é fundamental é ter caráter,dignidade..o resto Deus ajuda!É na verdade ter um lado,e defender suas posições,por exemplo se vc for analisar as pessoas que mudaram de lado,vc vai chegar as bandidos mais sínicos de nossa história,veja por exemplo o caso do Ricardo Murad,que era oposição e hoje é situação,qual a moral que esse cara tem?Os Sarneys nem se fala,na epoca de FHC,eram ele,depois viraram Lulistas?É a mesma coisa do senhor Benito,do Dr. Edvaldo,Danielzinho e companhia!mAS ENFIM A NOSSA CIDADE MERECE ,nossa juventude agora pode sonhar a ter uma profissão sem se deslocar pras grandes cidade,muitas vezes sofrendo humilhações,solidão etc..Parabéns o Governo Ferderal por esta iniciativa!

Luiz Antonio Morais disse...

De doer na alma. Grato pela participação. Sds.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação, Rafael, mas, como já disse, e muitos leitores também fizeram coro, o importante agora é não deixar o projeto descer pelo ralo da esnobação do alcaide. E o povo tem que cobrar providências.