quinta-feira, 26 de abril de 2012

É a impunidade que gera a insegurança

A sensação de medo e insegurança que tomou conta não só de jornalistas em particular, como do cidadão maranhense em geral, após o assassinato de Décio Sá tem um catalisador em comum: a impunidade.

Claro que isso não “privilégio” do Maranhão, mas o que se tem visto em nosso estado, nos últimos anos é emblemático. O fato é que nosso sistema de Segurança não tem conseguido concluir os inquéritos mais complicados. E, quando consegue, autores e mandantes dificilmente são presos.

Casos como o dos assassinatos dos então prefeitos de Pirapemas, radialista Cícero Alves, e de Presidente Vargas, Bertim, continuam sem solução. No segundo, um inquérito inconclusivo não conseguiu mais que lançar suspeitas sobre um vereador.

A execução do empresário Marggion Laniere teve o inquérito bem conduzido. O assassino foi presos, mas nunca se chegou aos mandantes, que simplesmente sumiram.

Um produtor de eventos foi morto num semáforo no Turu. Até hoje, nada!

É essa presunção de impunidade que provoca a insegurança no maranhense, em geral, e no jornalista em particular. Porque se tiveram coragem de fazer o que fizeram com uma figura conhecida como Décio, o que não fariam com “simples anônimos” ? (Blog do Gilberto Léda)

Nenhum comentário: