quinta-feira, 26 de abril de 2012

Notas Culturais

Internacional
São Luís sediará a 2ª Feira do Artesanato Mundial (FAM)

A cidade de São Luís sediará a 2ª Feira do Artesanato Mundial (FAM) no período de 4 a 13 de maio, no Espaço Renascença. A Feira terá a participação de 35 países e mais de dez estados brasileiros, dentre eles Tocantins, Maranhão e Goiás. A FAM 2012 é uma promoção é da Charph Eventos, empresa de Brasília (DF), com apoio da Associação dos Artesãos do Maranhão, instituições públicas e empresariais.
                 
A 2ª edição da Feira do Artesanato Mundial valorizará a programação comemorativa dos 400 anos de Fundação da Cidade de São Luís, atual Capital Americana da Cultura, e terá atrações diárias, palestras, oficinas de capacitação e formação profissional e mostras da culinária internacional. A FAM 2012 terá novos países expositores e fortalecerá a cadeia produtiva do turismo e artesanato do Estado.

“São Luís em Prelúdio” em exposição até segunda-feira, 30

Visitada por centenas de pessoas de todas as idades, a exposição “São Luís em Prelúdio”, do artista plástico e design multimídia João Ewerton, continuará aberta ao público até esta segunda-feira, 30, em horário comercial, no Salão do Louvre do São Luís Shopping, na capital maranhense. Formada por 15 pinturas em acrílico sobre tela, a exposição é um prelúdio aos 400 anos da cidade histórica de São Luís.

A nova coleção resume um conceito poético e livre com que João Ewerton trata as obras inspiradas nos arabescos e azulejos da arquitetura antiga da cidade de São Luís. “É um prelúdio ao 4º Centenário da Ilha dos Amores, Athenas Brasileira e à Upaon-Açu dos extintos Timbiras e Reinado Beniniano do Atlântico Norte e a essa Índia vestida no multinacional atelier de Saint Laurent”, observa João Ewerton.

Segundo o artista “a exposição é um prelúdio para ninar as nossas almas aguerridas e entorpecidas pelo belo que paira em seus silenciosos subterrâneos e mirantes, envolvidos no êxtase dos orgânicos arabescos que serpenteiam na geometria reta dos azulejos e curvas sensuais dos murais e das sacadas, onde dias noites fundem o mito e a realidade num só corpo: a cidade”, define João Ewerton.

O significado e contexto artístico de “São Luís em Prelúdio” são baseados em pesquisas feitas pelo artista sobre a arquitetura da cidade e seus aspectos míticos. “A pinturas revelam aspectos conceituais, sem compromisso com o realismo, buscando uma abordagem sempre contemporânea com sustentação na estética universal”, diz Ewerton. Para fugir do óbvio, o autor seguiu dois princípios. João Ewerton: 9607 3662

Artistas prestarão homenagem ao Mestre Antonio Vieira
4ª Edição do Sermão Antoniológico do Velho Moleque será dia 9 de maio, no Odylo

A Associação dos Amigos do Mestre Antônio Vieira, em parceria com o Centro de Capoeiragem Matroá e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC/Proex), promoverão a 4ª edição do Sermão Antoniológico do Velho Moleque - em homenagem ao cantor e compositor Antonio Vieira - no próximo dia 9 de maio, às 18h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

A data marca o aniversário do Mestre Antonio Vieira, que faleceu no dia 07 de abril de 2009. A diretora da Associação Matroá, Nivia Saraiva dos Santos, informa que a 4ª Edição do Sermão Antoniológico “apresentará em vários formatos e linguagens artísticas uma releitura da rica e diversificada discografia de Vieira, interpretada e inspiradora aos novos trabalhos de artistas plásticos, músicos e poetas maranhenses”.

Artes, música e literatura - Integrante da equipe de organização do evento, Lucilene Silva informa que a homenagem terá a participação de Celson Mendes, Célia Maria, Léo Capiba, Claudio Pinheiro, César Peixinho, Airton Marinho, Binho Dushinka e do Professor de Artes da UFMA, Paulo César Carvalho, que coordenará a nova geração Haggi Wilklef, Silvio Renan, Thiago Máci, Edi Bruzaca e Bart Rodrigues.

“A homenagem foi idealizada por amigos de ‘Seu’ Vieira que comungam da mesma percepção, que é contribuir com o caráter preservacionista de nossa memória cultural, perpetuar essa grande herança, esse legado histórico harmonizado em vários gêneros musicais e divulgar trabalhos de artistas através de sua obra”, disse Lucilene Silva. Ela complementa ainda que “o evento valorizará espaços artísticos, cenários dos nossos representantes culturais permitindo acessibilidade artística”, disse Silva.

A ideia existe desde 2009 e é realizada, produzida, executada e mantida por amigos pessoais, que se reuniam na Banca de Revista de Dácio Melo, na Praia Grande, e parceiros de trabalho do artista que o inclusive elaboraram o projeto que instituiu no ano de 2010 o dia de Tributo à vida e obra do Mestre Antônio Vieira sob a Lei Municipal de nº 5.328 O Sermão Antoniológico do Velho Moleque é uma celebração anual ao rico cancioneiro do eterno Mestre Antônio Vieira.

Fonte Musical - Durante várias décadas, Mestre Antonio Vieira transmitiu mensagens musicadas que re (constroem) fatos políticos, econômicos, sociais, culturais, religiosos... Leituras de vida do povo maranhense de uma forma suave, poética e ao mesmo tempo reflexiva. “A proposta é resultado de pesquisa acadêmica sobre sua musicografia, a abordagem o ratificou incontestavelmente, valiosíssima fonte histórica musical maranhense”, destaca a produtora cultural Nívia Saraiva.

O diretor do Departamento de Assuntos Culturais, Prof. Dr. Alberto Pedrosa Dantas Filho, destaca que “a proposta dessa grande comemoração também é impedir que grandes nomes de nossa cultura não tenham seus trabalhos esquecidos”. Ele completa que “a meta é invadir os palcos do Centro Histórico, fonte de inesgotável inspiração, fazendo ecoar o canto magistral do Mestre Antonio Vieira”, disse Dantas. Nívia Santos - 8846 9635; Alberto Dantas - 3232 3901 - 3231 2887

Festival de Cinema
UFMA abre inscrições para júri popular do 35º Guarnicê

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), abriu inscrições para o credenciamento de estudantes, trabalhadores e cinéfilos que querem integrar o Júri Popular do 35º Festival Guarnicê de Cinema. As inscrições podem ser feitas até 08 de junho deste ano, no site: www.cultura.ufma.br. Os credenciados terão acesso gratuito às sessões de filmes e direito a voto e certificado de participação.
                
 O 35º Festival Guarnicê de Cinema será realizado no período de 10 a 16 de junho, no Centro Histórico de São Luís. O Guarnicê é uma promoção da UFMA, com apoio de instituições parceiras, colaboradores e apoiadores. Após o cadastro no site, os credenciados deverão se dirigir às sessões do Festival e identificar-se junto às recepcionistas para obter a ficha de votação. O Festival estimula a formação de plateias, promove a produção audiovisual nacional e incentiva os novos realizadores.
                 
O diretor do DAC, Prof. Dr. Alberto Pedrosa Dantas Filhos, informa que, com a ficha, as pessoas credenciadas “confirmarão sua participação para obtenção do Certificado e também exercerão o direito de escolher os melhores filmes do Festival Guarnicê de Cinema. É importante verificar a classificação indicativa de idade”. Ele observa que “os credenciados votarão na obra que mais gostar e depositarão em seguida o voto na urna que estará disponível no local”, disse Dantas. 

 Para ter direito a Declaração ou Certificado na modalidade Júri Popular, fornecido pela UFMA será necessário, para Declaração, o comparecimento a duas sessões competitivas. Já para Certificado a Carga Horária deverá ser de pelo menos quatro sessões competitivas (carga horária 08 horas). Cada sessão aumentará a carga horária total em duas horas. A declaração ou o Certificado será enviado por email em arquivo digital. Estudantes, avise os colegas da sua escola e partcipem. Alberto Dantas: 3232 3901 - 3231 2887

Classe artística prestigia arte e pinturas de João Ewerton

Artistas, intelectuais e admiradores das belas artes vêm prestigiando e elogiando a qualidade das 15 pinturas em acrílico sobre tela, que integram a exposição “São Luís em Prelúdio”, do artista plástico e design multimídia João Ewerton. A mostra ficará aberta ao público somente até esta segunda-feira, 30, às 21h, no Salão do Louvre do São Luís Shopping, na capital maranhense. Participe. 

A exposição já foi prestigiada pelo produtor cultural e advogado Caldas Góis Júnior, da Matraca Digital; a desembargadora Nelma Sarney; o colunista e estilista Chico Coimbra; os atores Uimar Júnior e Mariano Laranjeiras; o escritor e poeta Celso Borges; o professor e artista plástico Lobato, da UFMA; o fotografo Djalma Raposo; o produtor de cinema, Ribamar Mendonça e o decorador Roberval Braga, entre outros.
                 
O significado e contexto artístico de “São Luís em Prelúdio” são baseados em pesquisas feitas pelo artista sobre a arquitetura da cidade e seus aspectos míticos. “A pinturas revelam aspectos conceituais, sem compromisso com o realismo, buscando uma abordagem sempre contemporânea com sustentação na estética universal”, diz Ewerton. Para fugir do óbvio, o autor seguiu dois princípios.
                 
O artista não utiliza a cor azul para tratar da azulejaria e também não retrata casarões para tratar da arquitetura da cidade. “A prospecção é focada na utilização dos elementos geométricos e orgânicos dos adornos barrocos, neoclássicos e dos azulejos ludovicenses como proposta de forma plástica nova à composição contemporânea e universal onde São Luís seja reconhecida e nunca retratada”. João Ewerton: 9607 3662
                             

Nenhum comentário: