quinta-feira, 26 de abril de 2012

Viana e São Bento recebem Exposição Itinerante Josué Montello

Os municípios maranhenses de Viana e São Bento são os primeiros a receberem, no período de 1º a 9 de maio, a edição 2012 da Exposição Itinerante Josué Montello, promovida pela Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), órgão da Secretaria de Estado de Cultura (Secma).

A exposição este ano presta homenagem às comemorações dos 400 anos de São Luís, tendo como título “A eterna São Luís de Josué Montello com seus romances” e será composta por painéis contendo informações sobre os 14 romances do escritor que tem como cenário a cidade de São Luís, resgatando de cada romance a data de seu lançamento, sinopse, cenário, ambiência, personagens, tema abordado, cidades e jornais citados e manifestações culturais

Com rico acervo de livros, documentos, fotografias, peças, exibições de vídeos, e palestra sobre a vida do escritor maranhense, a Casa de Cultura Josué Montello proporcionará aos visitantes dos municípios, a oportunidade de conhecer peculiaridades da vida do escritor, além do contato direto com as obras famosas de outros autores e do próprio Josué Montello.

Dentre as obras do acervo na Exposição estão: “Janelas Fechadas”, “Labirintos de Espelhos”, “A décima Noite”, “Os Degraus do Paraíso”, “Cais da Sagração”, “Os Tambores de São Luís”, “A Coroa de Areia”, “Cais do Desterro”, “Pedra Viva”, “Pero da Meia Noite”, “O Baile da Despedida”, entre muitas outras consagradas obras literárias.

A Exposição inicia pela cidade de São Bento no período de 1º a 3 de maio, em parceria com o Centro de Fomento de São Bento Sedes/Viva Cidadão e a Prefeitura de São Bento, sendo montada para visitação na Escola de Música do Município. Na cidade de Viana, a exposição será montada de 4 a 9 de maio, na Casa de Cultura de Viana, como parte da programação de aniversário da Academia Vianense de Letras, comemorada no dia 4.

Ao longo de todo o ano de 2011, a Exposição Itinerante marcou presença em escolas públicas municipais e estaduais de São Luís e do interior do estado. O acervo percorreu também escolas particulares, instituições civis, militares, e na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Foi montada em escolas públicas das cidades de Dom Pedro. Coelho Neto, Buriti de Inácia Vaz, Pinheiro, Alcântara, Timon e Morros, em atenção a convite das prefeituras municipais. (Jornal Pequeno Online)

Nenhum comentário: