sábado, 26 de maio de 2012

A força da opinião pública

Viana - O recente episódio da mobilização de jovens pelas redes sociais e a divulgação pela imprensa livre e independente de Viana, culminaram com a rendição do poder local no sentido de apressar a compra de um terreno de 50 hectares para a instalação de um centro tecnológico (IFMA) a ser construído pelo Governo Federal.

Em sessão realizada ontem, 26/05, na Câmara Municipal, foi aprovado um recurso de R$ 950 mil para a compra de um terreno localizado na MA-014, no Povoado São Pedro, Zona Rural de Viana. Trata-se de uma importante etapa da instalação do benefício, que precisa ainda passar por trâmites burocráticos, para só então ser feita uma licitação e o início das obras. Conforme já divulgamos com antecipação e exclusividade (reveja AQUI e AQUI), o Ministério da educação expediu ofício com um dedline (31/05/2012) para que prefeituras contempladas entregassem a escritura do terreno, além do documento de doação da Câmara, para que seja dado o andamento do processo.

O prefeito (sabia?)
 Termo de Compromisso, assinado pelo vice-prefeito, Benito Filho, em Brasília, rubricado com a sigla PP. Sem esse documento, que originou o processo, o beneficio seria destinado a outro município.

Essa mobilização social só foi possível após o interesse do vice-prefeito Benito Filho, que assinou o Termo de Adesão (veja o documento acima) em Brasília (na ausência de representantes da Prefeitura) de forma a garantir o ingresso dos jovens vianenses no mundo do conhecimento técnico, o que pode significar um futuro melhor e com mais qualidade de vida, além de incrementar a economia local. Benito cobrou e obteve respostas dos prazos e da urgência na doação do terreno. Os blogs Vianensidades e O Vianense Notícias!, iniciaram uma forte campanha, com os amigos do Reage Viana (facebook), blogs de São Luís e da combatente Rádio Sacoã, com o professor Batista Cunha.

O povo venceu

O IFMA é um benefício que Viana já merecia, pela sua importância histórica, cultural e cidade pólo da Baixada. Essa demora em conseguir obras de grande alcance social deve-se a nossa falta de representação política e da ausência de interesse municipal em apresentar projetos viáveis às necessidades da nossa população. 
Imagem ilustrativa
O IFMA (antiga escola técnica) irá capacitar muitos jovens vianenses e de cidades vizinhas, tirá-los das ruas, das drogas e combater a alienação do circo - das festas com distribuição de cachaça – coisas que ainda rendem cargos para os políticos populistas e adeptos aos votos de cabresto. Talvez, o IFMA não dê votos esses políticos vianenses, que somente agora - na urgência -  trataram de enxergar o óbvio. Mas, as gerações futuras poderão agradecê-los pela atitude – não de favor – e sim, o dever e a obrigação dos que foram eleitos para trabalhar e zelar pelo dinheiro público. 

Que venha o IFMA - uma vitória do povo vianense.

4 comentários:

REAGE VIANA disse...

Grande Luiz, vejo que nossos alertas surtiram efeito, apesar de nada 100% defenido (falta a documentaçao chegar a reitoria do IFMA), porem um grande passo foi dado. a juventude escutou e atentou o quanto benefico é esse projeto. a juventude mostrou que tem força é uma vitoria do povo.
PS. as vezes acho você muito radical, em determinados momentos devemos retroceder e recolhecer ainda que muito em cima, com livre e expontanea pressão aprovaram um belo projeto.
o Reage continua a denunciar e a cobrar mais e mais para nossa cidade.(o Reage Viana não tem ligação politica com nenhum grupo politico) em breve mais uma cobrança.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. A letargia política é tamanha que a vezes precisamos dar UM TRATAMENTO DE CHOQUE (e não radicalismo). Valeu a luta de todos. E isso é só um pingo de água no lamaçal dessa atual gestão. A luta continua, companheiros!

Anônimo disse...

Grande Luiz, esse terreno estava sendo vendido poucos tempos atrás por 250 mil reais e agora foi vendido por 950 mil reais, nossa como esse terreno foi valorizado em será que tem LADRÃO nessa Prefeitura meu Deus tudo eles tem que roubar é por isso que tem Secretaria comprando fazenda lá em Matinha por 900 mil reais e sua casa nunca termina pois todos os dias ela derruba uma parede e constrou cinco é muito dinheiro POLICIA FEDERAL nesses LADRÕES.

PEDRÃO O BOLHÃO ORIGINAL DE VIANA.

Luiz Antonio Morais disse...

Melhor para quem vendeu. Esperamos que mais tarde não se descubra que tudo - até a avaliação do terreno - tenha sido em acordos espúrios, ou seja, cada um tirando o seu pra usar na campanha. E, pelo valor pago, nota-se que existem recursos em abundância na prefeitura e, FALTA e muito, idéias, projetos e vontade de trabalhar.
Grato pela participação. Sds.