quinta-feira, 24 de maio de 2012

O folclore político maranhense e os “candidatos do Sarney”


A oposição transformou o "bigode" em folclore da política maranhense
Em 2008, quando contou com o apoio decisivo do hoje vice-governador, Washington Oliveira, o então candidato a prefeito de São Luis, Flávio Dino (PC do B),  foi tachado de “candidato do Sarney” com direito à bigode e tudo mais.

A campanha de 2008 foi tão radicalizada em relação à “colagem” de Flávio Dino a Sarney, que somente a partir de 2010 para cá, o comunista perdeu um pouco o estigma de “sarneísta” e adotou uma postura mais oposicionista – até o termo “oligarquia” passou, finalmente, fazer parte dos discursos de Dino.

Em 2010, o escolhido para ser “o candidato do Sarney” foi o candidato a senador Roberto Rocha.

Na época, vários setores da oposição tacaram o “bigode” em Roberto porque estaria fazendo “o jogo do Sarney” sendo candidato ao Senado Federal para impedir uma possível eleição do então também candidato à Câmara Alta, José Reinaldo (PSB).

Nestas eleições de 2012, quem vai carregar a “cruz” é o vice-governador Washington Luiz, tão “sarneísta” hoje quanto o foi em 2008 quando fez a campanha de Flávio Dino a prefeito da capital.

O fato é que já faz parte do folclore da política maranhense, sobretudo na capital, identificar e lascar o “bigode” em um candidato como forma de transformá-lo em “candidato do Sarney”.

Washington Luiz é candidato do PT, de Lula, da Dilma, dos movimentos sociais e de todas as famílias ludovicenses. Se conta com o apoio explícito (ao contrário de outros casos) do grupo político do presidente José Sarney é porque as circunstâncias históricas assim impuseram.

E que ninguém se surpreenda caso, em 2014, apareça ou reapareça outros “candidatos do Sarney”.

Com direito a bigode, claro!

Nenhum comentário: