terça-feira, 8 de maio de 2012

Vianense é promovido ao posto de Coronel da PM


O vianense tenente-coronel Carlos Augusto Castro Lopes, filho de Carlos Lopes e Iraci Marta de Castro Lopes, foi promovido, na última sexta-feira (04/05), ao cargo de coronel na Polícia Militar do Maranhão. 

Carlos Augusto Iniciou sua carreira militar no ano de 1982 na Academia de Oficial na cidade de Paudalho em Pernambuco. Quando formado trabalhou na rádio patrulha (São Luís), 1º batalhão (São Luís), 4º batalhão (Balsas), 10º companhia independente (Pedreiras),  8º batalhão (São Luís), diretoria de pessoal da PM (São Luís) e ultimamente encontrava-se no comandando do 7º batalhão (Pindaré). 

Após vários cursos de aperfeiçoamento e especialização no Brasil e exterior, para se qualificar ao cargo de coronel, aguardou pacientemente nove anos até alcançar o posto máximo na hierarquia da polícia militar do Maranhão. 

Parabéns pelo sucesso na carreira! Sua família e a cidade de Viana te desejam boa sorte... (Cleinaldo Lopes) 

Leia abaixo matéria correlata.

Governo do Estado efetua promoção de 77 oficiais da PM

São Luís - O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, presidiu, ontem (7), no auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, em São Luís, a solenidade de entrega dos atos de promoções a 77 oficiais promovidos às patentes de 1º e 2º tenente, capitão, major, tenente-coronel e ao mais alto posto da PM, o de coronel. Os atos foram assinados pela governadora Roseana Sarney, na sexta-feira (4).

À tarde, a governadora Roseana recebeu, em audiência no Palácio dos Leões, os oficiais promovidos. Durante o encontro, Roseana Sarney destacou que as promoções foram embasadas no critério do merecimento. “Nós estamos fazendo as promoções pelo critério de merecimento e tenho a certeza de que eles irão se empenhar para defender os nossos cidadãos. Eu confio na segurança pública do Maranhão”, disse a governadora.

A solenidade no Comando Geral contou com a presença do secretário-adjunto de Inteligência e Ações Estratégicas, Laércio Costa; do comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; do subcomandante, coronel Edilson Gomes; do diretor de Ensino da PM, coronel Flávio de Jesus; do comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Jeferson Telles.

Durante o evento, Aluísio Mendes falou sobre a importância da promoção para a tropa. “Desde que assumi a Secretaria de Segurança tenho me empenhado para que as promoções por merecimento tenham como critérios sejam a honradez, a disciplina e o compromisso pela instituição. Já estamos em processo de discussão com a categoria sobre a nova Lei de Promoções, para que mais oficiais sejam beneficiados”, destacou o secretário, parabenizando os oficiais promovidos.

Do total, foram promovidos, nove a 2º tenente; sete a 1º tenente. Para o posto de capitão foram promovidos 33 oficiais. A major foram 17, para tenente-coronel, sete e ao cargo mais alto, quatro oficiais foram contemplados.

Para o comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Franklin Pacheco, o momento é de alegria e de satisfação para a Tropa. “Ser promovido é um anseio de cada militar. A promoção é um momento cercado de alegria e emoção”, comentou o comandante.

Responsabilidade – Para o coronel Antônio Roberto Silva, que agora ocupa a mais alta patente dentro da corporação, a responsabilidade aumenta com a promoção. “Chegar ao posto de coronel representa acima de tudo adquirir mais responsabilidade. Hoje tenho a oportunidade de ver o Sistema de Segurança sob uma ótica mais ampla, por isso vou me empenhar cada vez mais pela instituição”, declarou.

Na mesma linha de pensamento, o tenente-coronel Marco Antônio Terra demonstrou sua satisfação em ser promovido. “À medida que os anos vão passando e os desafios surgindo, o comprometimento e a responsabilidade só aumentam. Nós aqui promovidos continuaremos nos empenhando defendendo e tomando decisões para que possamos garantir à segurança da população”, refletiu o oficial.

A solenidade militar dos promovidos acontecerá nesta sexta-feira (11), na qual estarão presentes os integrantes do sistema de segurança e oficiais agraciados com a promoção, seus familiares e lideranças comunitárias.

Fonte: (Secom-MA)

7 comentários:

jrsoeiro disse...

Como vianense,me sinto bastante orgulhosode ter um amigo vianense sendo promovido ao posto maior da Policicia Militar do maranhão, e com certeza se não fosse outros fatores o Coronel Carlos Augusto já teria sido promovido a muinto tempo, ele mereçe.

Anônimo disse...

O, agora, Coronel Carlos Augusto é merecedor de tão alta honraria na hierarquia da Briosa Polícia Militar do Maranhão.Viana,com certeza,está honrada de ver mais um filho seu conseguir galgar exito em sua caminhada.Parabéns a ele e a sua família.

Luiz Antonio Morais disse...

Com certeza, Zé. Carlos Augusto merece e honra o cargo de Oficial da PM. Abraço.

Rafael Santys disse...

Prezado Luiz,

A familía Sarney é criticada,e isso não é novidade,pela imprensa toda do Brasil.Também não é novidade que a inoperancia ou mesmo a incopetência admnistrativa,ou governamental dessa familia é a principal responsável pela miséria de nossa população,mas teremos que assumir que a segurança no Maranhão existe ou pelo menos é investido de forma a garantir a segurança dos cidadãos.Mas o que me faz acreditar que pelo menos,esse é o genuíno interesse da governadora,está baseado no terror que o nosso estado enfrentou,naquela época de escuridão,quando o bando Bel aterrorizava toda a comunidade,lembra disso?Era delagado morto,ameaçados,policiais assassinos,deputados envolvidos,uma bando de terroristas.Pois bem,quem colocou fim em tudo isso?Roseana Sarney estabeleceu paz a todos e fiquei,como sei que vc também ficou confiante quando Sarney em nota não só lamentou a morte do Décio,mas cobrou providências para que o caso fosse solucionado,acho que temos que reconhecer e ser justo a atitudes béneficas a população,não fazer seria desleal,talvez seja por isso que a imprensa Maranhense não tem muitas vezes credibilidade,porque não sabe distinguir o trabalho jornalítico imparcial,com atividade oportunistas e oposicionistas.O primeiro é ser profissional,o resto é ser parcial.

Anônimo disse...

Porque a Governadora não quer a CPI da pistolagem???

Teria ela algum envolvimento nessas mortes? kkkkk

Ai ai

Chico do Piseiro

ADRIANO CASTRO disse...

parabens ao Coronel por ter alcançado a maior hierarquia da PM. fico feliz em saber que um filho de Viana que nunca abandonou sua terra tenha chegado onde chegou,porem espero que não seja mais um dos tais filhos ilustres de Viana que por nossa cidade declaram amor e zelo apenas em versos e poesias.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação, Adriano. Sds.