quinta-feira, 14 de junho de 2012

Fundação Abrinq premia prefeito “Amigo das Criança” na Baixada.

Rilva Luis, a representante da Abrinq e José Arnold
Viana  - O prefeito de Viana, Rilva Luis (PV) receberá o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq, no dia 27 de junho, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O Prêmio reconhece os municípios que avançaram na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Um breve histórico:

Em 12/12/2008, Viana recebeu a visita técnica de uma representante da Fundação Abrinq, na qual todos os municípios da Regional foram convidados para participarem do Lançamento do PPAC – Programa Prefeito Amigo da Criança. Na ocasião se fez presente o prefeito da Pedro do Rosário, que assinou juntamente com o Prefeito Rilva Luís o Termo de Adesão ao PPAC.

A partir dessa data, Viana e os demais municípios do país que aderiram ao Programa Prefeito Amigo da Criança, passaram a ter monitoradas suas ações, atividades e trabalhos voltados a Proteção da Criança e Adolescente.

Metodologia de Avaliação/Monitoramento do PPAC

A Fundação Abrinq, no primeiro ano de gestão, avalia os municípios integrantes do PPAC –Programa Prefeito Amigo da Criança, fazendo um diagnóstico da situação da infância e traçam metas de enfrentamento dos problema por meio de um Mapa de Monitoramento e Avaliação de Indiciadores que compreende as Políticas Públicas, Assistência Social (Proteção), Saúde, Educação e Orçamento. O preenchimento desse mapa permite o acompanhar a evolução do município. No final de cada período do mapa, a equipe do programa faz relatório de recomendação para subsidiar tecnicamente os municípios, fazendo com que os municípios tomem consciência (responsabilidade) e o que devem melhorar naquele aspecto identificado pela equipe.

Nesta edição, a premiação teve a adesão de 1566 municípios, Gestão 2009-2012. Deles, 307 cumpriram com os critérios iniciais propostos e apenas 181 tiveram o Reconhecimento Pleno, entre eles Viana. A administração municipal vem se empenhando em melhorar a qualidade de vida do nosso povo dando destaque as nossas crianças e adolescentes. 

Fala do Prefeito 

"A participação ao Programa Prefeito Amigo da Criança é um instrumento que vem fortalecer as administrações municipais, construindo de forma planejada e articulada as políticas públicas municipais em prol da Proteção à infância. Fico muito feliz em estarmos entre os 181 municípios que tiveram o Reconhecimento Pleno, pois o Prêmio demonstra o compromisso da nossa administração assumido desde o inicio da nossa gestão, com ações das diversas secretarias que trabalham para a proteção do nosso povo em especial da Criança e Adolescente que deve ser “Prioridade Absoluta”, para toda e qualquer gestão em qualquer tempo.

Nesse Sentido agradecemos e parabenizar a todos que contribuíram com a realização desse Projeto":

- Secretária de Saúde e Sua Equipe
- Secretária de Educação e Sua Equipe
- Secretária de Finanças e Sua Equipe
- Equipe da Secretaria de Assistência Social
- Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente
- Conselho Tutelar.

Rilva Luís - "Prefeito Amigo da Criança Vianense". 2009/2012

Matéria enviada pela Secretaria Municipal de Assistência Social

Secretária - Lucinete Santos Rodrigues

NOTA DE PESAR

Quarta-feira (13) o Maranhão perdeu um grande homem, político, pai, irmão e amigo.

Um exemplo de liderança, de humildade, um verdadeiro homem com espírito/alma de baixadeiro. Pedro do Rosário perde o Prefeito, mas eu e os demais prefeitos do Estado perdemos um companheiro de luta por dias melhores para o povo que confiou e confia em nós.

Estendo meus pêsames à família enlutada e junto com a minha família, vou orar para que superem este momento difícil na paz e confiança do nosso Senhor Jesus Cristo.

Rilva Luís
Prefeito de Viana (PV/MA)

9 comentários:

Anônimo disse...

prefeito amigo da criança!!!Conta outra,Tontonho!Essa é boa.

Luiz Antonio Morais disse...

Quem premiou foi a ABRINQ, e não o Blog. Grato pela participação. Sds.

Anônimo disse...

SE ESSE CIDADÃO VIANENSE FOSSE AMIGO DA CRIANÇA NÃO ÁS DEIXARIA PASSANDO FOME NAS ESCOLAS,NÃO ÀS DEIXARIA MENDIGANDO NAS RUAS POR FALTA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,NÃO ÀS DEIXARIA DESASSISTIDAS POR FALTA DE REMÉDIOS,HOSPITAIS,LAZER,EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E ASSIM POR DIANTE. ESSA ABRINQ PARECE QUE TÁ BRINCANDO DE PREMIAÇÃO!

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. Sds.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar gostaria de informar a esse desinformado que Não é a Assistência Social responsavel por crianças nas ruas mais sim a família(essa instituição que esta falida, perdendo seus valores, onde pai estrupa filho(a) e assim por diante), que não tem respnsabilidade de cuidar dos seus incapazes... alguns anos atras não existia assistencia social nem vc, nem eu e outros da nossa epoca iamos para ruas mendigar, porque nossos pais tinham reponsabilidade em cuidar de nos.
Pois Conheço o Trabalho da Secretaria de Assistência Social de Viana e Vc tambem conhece Tontonho, POR ISSO DEFENDO " MUITO JUSTO O PRÊMIO". Parabens Lucinete

Anônimo disse...

Agora lascou!são as famílias as responsáveis pela desgraça de nossas crianças. É DE LASCAR SECRETÁRIA.!!!

Anônimo disse...

Olá, tontonho, peço espaço para tecer umas letras. De fato a anônima está coberta de razão, os valores estão completamente distorcidos, as crianças não respeitam os pais, professores, mais velhos etc e tal e tal e coisa. Tem razão mais ainda quando diz que antigamente não existia a assistência social (aqui estendo o juizado e conselho tutelar) e as crianças não viviam mendigando, e a maioria estava na escola, tinha respeito aos vizinhos, parentes e professores... mas daí me veio a pergunta: Se a Secretaria de Assistência Social não tem o dever se zelar pelas crianças, pra que diacho ela existe?? Me respondam.

Anônimo disse...

Hello! Hello!!! Falta é tudo nessa Administracao( agricultura, saude, educacao, infraestrutura, limpeza, esporte, cultura e ate Prefeito).
A CIDADE PEDE SOCORRO

Anônimo disse...

e ele nem veio hoje a brasilia receber o premio da abrinq. acho que el reconheceu que o que ele faz mesmo e abandonar as criança de viana.