segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A disputa eleitoral em Viana


Faltando 13 dias para a eleição municipal, a disputa vianense ganhou contornos imprevisíveis, principalmente depois que o ex-prefeito Rilva Luis foi apeado do poder por decisão unânime do Tribunal de Justiça do Maranhão.
 Chico Gomes, Magrado Barros e Marcelo Santana.
Candidatos a prefeito de Viana

Se antes ele se achava dono da situação, contratando jovens como moedas de votos e colocando 100% da máquina administrativa a favor do seu candidato, Marcelo Santana, parece que essa euforia dos seus seguidores murchou e a campanha caminha para a polarização entre o deputado Chico Gomes (DEM) líder na última Pesquisa Escutec/O Estado e Magrado Barros (PR).

Os partidários de Rilva e Marcelo subiram o tom dos discursos e agora passam a atacar diretamente Chico Gomes e o novo prefeito Benito Filho, invertendo suas posições para vitimas, mesmo tendo uma reprovação de 71,4% na forma de governar Viana. É o tudo ou nada, mas eles dificilmente sairão do atoleiro que eles mesmos cavaram.

GRÁFICOS DA ÚLTIMA PESQUISA ESCUTEC, REALIZADA EM JULHO, EM VIANA. Clique para ampliar.


Chico Gomes faz uma campanha propositiva, com propostas claras e o apoio declarado da governadora Roseana Sarney, de inúmeros colegas deputados, secretários de estado e até do Ministro do Turismo, Gastão Vieira, que já subiu no seu palanque em Viana e prometeu contribuir com investimentos nas belezas naturais da cidade dos lagos. O parlamentar montou um forte grupo político, formado por lideranças, ex-prefeitos, ex-vereadores e fortes candidatos disputando uma vaga na Câmara Municipal. Segundo *enquete realizada por este Blog (ao lado) que já conta com mais de dois mil votos, ele tem a confiança de 57% dos vianenses para administrar a cidade pelos próximos quatro anos.

Magrado Barros saiu da condição de “azarão” para se fortalecer na campanha, usando a mesma tática de Marcelo Santana, como se estivessem fazendo uma dobradinha de compadres, ou seja, batendo pesado no deputado Chico Gomes e tentando desconstruir a imagem do candidato e suas realizações na Zona Rural vianense, principalmente no programa “Luz para Todos” do Governo Federal, que Gomes intermediou e eletrificou todos os povoados do município, entre outros benefícios já divulgados pelo candidato.

Magrado tem como principal cabo eleitoral, o ex-prefeito Danielzinho, cuja base se localiza na Região dos Campos Alagados. Está no seu palanque também (acredite) o ex-secretário, criador, mentor e guru de Rilva Luis, Zé Carlos Costa, irmão do ex-prefeito Messias Costa (falecido), o que leva a população até a desconfiar que nessa união exista o dedo do ex-prefeito, numa trama sinistra, para minar a candidatura de Chico, e aqui o senso comum fala mais alto: “onde tem fumaça tem fogo” e, “o que já foi casa não deixa de ser tapera”. O ex-vereador Doca Bezerra, entre outras lideranças também compõem o grupo de Magrado, que também foi recebido pela governadora Roseana e fez foto para a imprensa.

Pesquisas

O grande frisson do momento em Viana é sobre o vazamento de uma suposta pesquisa realizada pelo instituto ESCUTEC, encomendada pelo jornal o Estado. Tudo falácia! Alguns blogs vianenses e eleitores partidários divulgaram uns recortes dessa pesquisa nas redes sociais, mas tudo indica que são montagens falsas e grosseiras, para beneficiar Magrado Barros, como novo líder, e tentar confundir a opinião pública. A ESCUTEC divulga todos os gráficos e sua metodologia no site da empresa, confira AQUI. E mais, no último levantamento, em julho, foram feitas 402 entrevistas, ao contrário da montagem divulgada de algum outro município, cheia de gracejos, onde supostamente foram ouvidos somente 301 eleitores, como se o instituto estivesse igual caranguejo, andando para trás.

Portando, vale aguardar a VERDADEIRA pesquisa, registrada no Superior Tribunal Federal, para darmos crédito e avaliar o real cenário e tendência do eleitorado nesta reta final da campanha. O resto é tudo factóide!

*Sem valor científico

16 comentários:

Rafael Santys disse...

Grande Jornalista Luiz,

Estamos de fato nos aproximando do grande dia,o ápice da democracia.E as pessoas nesse momento mostraram verdadeiramente suas faces,algumas já conhecidas, outras reveladas pelo caráter frívolo das circunstancias de práticas apolíticas,outrora oculta pelo sorriso fácil,pela mão ofertada com facilidade,mas que neste momento revelaram-se traiçoeiras,contrário a toda prática de um bom candidato,que busca essencialmente recuperar a dignidade de nossa GENTE!

MAGRADO ENGANOU A TODOS NÓS!

Ninguém pode ter boas intenções
comprado as pessoas com migalhas,com promessas desonestas,usando para isso a miséria de nosso povo,já padecido por esta política de pão e Circo.Fica evidente que todo GASTO investido pelo então empresario da arbitrariedade terá que ser reposto,sem dúvida alguma por meio de assalto aos cofres público!

Iludiu a todos,com sua aparência de bonzinho,mas possui as mais perversas intenções de continuar a roubar,e perpetuar a gestão fraudulenta,mas agora de cara nova,ou seria cara suja do senhor Magrado.É como diz o ditado "fachada de aparência de catedral, mas os seus fundos são de bordel!

Quero lhe assegurar Magrado que tenho contra ti provas de compra de voto,testemunhal,e posteriormente material,não temerei e não retrocederei um centímetro pra representar contra você!



Anônimo disse...

Ainda não tenho condidato a prefeito, mas o certo é que em Marcelo Santana não voto. Talvez posso votar em Chico gomes, assim como você é eleitor dele, mas divulgar uma pesquisa que foi feita no mês de julho (quando ainda nem tinham começado a fazer campanha) será que não é o desespero que está batendo à porta da candidatura de CHICO?. Tem outro blog mostrando uma pesquisa mais recente em que o MAGRADO está na frente.

Luiz Antonio Morais disse...

Acho que não leu o Post, se leu não entendeu. Afirmamos que essa pesquisa postada no Blog que você viu não tem credibilidade, pois não foi registrada nem divulgada pelos órgãos de comunicação além de ter claros indícios de montagem eletrônica. Afirmamos apenas que única pesquisa da ESCUTEC em Viana, que foi registrada foi essa de Julho, que inclusive se encontra no site do instituto, conforme o Link no texto. Simples assim.

Anônimo disse...

é evidente q o ex prefeito esta desesperado cm possiblidade muito grande de chico ganhar a eleicao. quanto ao magrado, pra mim é lobo em pele de ovelha que se ganhar nada fara por viana, analizando racionalment o candidato mais preparado para administrar viana é CHICO GOMES!!! E NELE EU VOTO QUANTAS VEZES FOR PRECISO.
Ass: Carlos Magno da Citel

Anônimo disse...

O povo todo quer saber: aonde fica essa ÁRVORE DOS MILHÕES que enche tanto o bolso de magrado com notas de CEM pra ele distribuir comprando votos e comprando lideranças a todo preço, igual GALETO DE SERESTA que quem der mais leva? Cuidado, povo de Viana, o pagamento pode vir com juros altíssimos. A cidade não aguenta mais! pense bem.

Wendel - barreirinha - viana

Anônimo disse...

#Quero externar meu meus mais sinceros sentimentos de amor pela minha cidade, nao aguento mais vela tao maltratada e desgracada cm esta, ta na hora de darmos uma resposta definitiva a esse grupo politico q governou por 16 anos e agora quer se perpetuar no poder, pessoal vamos ter consiencia na hora do voto, vamos votar nakele que tem de fato propostas reais para mudar nossa cidade.. e o melhor pra viana é CHICO 25... perdendo ou ganhando eu voto conciente na certza de que usei de maneira sabia a unica ferramenta q tinha para mudar os rumos da minha cidade!!!! VOTO CHICO E NAO ABRO NEM PRO TREM!!!!

Anônimo disse...

Luiz, nunca pensei q o desepero do teu grupo fosse tao grande. Tu sabe muito bem o resultado da pesquisa, pois o "palacio" nao esconde de ninguem. So nao quis registrar pq causa das apelacoes de chico.

Anônimo disse...

Pessoal, respondi em meados de setembro uma pesquisa da escutec, ou era brincadeira comigo. Essa pesquisa e muito antiga, cade a nova?

Anônimo disse...

Olá , caros amigos Vianenses , eu também sou mais um que não tem candidato a prefeito, há que ponto chegamos de não ter uma boa opção para o nosso município, são 3 candidatos que particularmente se comentarmos a sua história política,passaremos o ano todo falando... quem é quem, naõ é ?
Enfim,Viana mais uma vez sem saída, já conheço essa novela Vianense!
Contagem regressivas para mamarem novamente nas velhas tetas vianenses.

Anônimo disse...

Luis Antônio,você é tão covarde que não tem coragem de mostrar a realidade para os vianenses,e dizer que é Marcelo que lidera as pesquisas.Covardes como você,Batista Cunha e Chico Gomes não são dignos do respeito dos vianenses.Esse blog assim como você,só é usado para critícar Rilva e Marcelo,e nada se mostra de Magrado e Chico Gomes.Você tem coragem de publicar este comentário?

Luiz Antonio Morais disse...

Muito bonito. Eu escrevo e assino, tenho E-mail, sou covarde. E você, como muitos que talvez perderam a chupeta no peito da vaca velha, porque não se assumem. Aonde tem pesquisa com Marcelo Santana na frente. Porque divulgam pesquisas sem registro no TSE? Conheço o dono da ESCUTEC e não vazou nenhuma pesquisa de Viana sem registro. A não ser que ele mesmo tenha permitido, pois os dados ficam com ele. Insisto, tudo não passa de bravatas. Taí, não publiquei seu comentário? Quem é o covarde? Eu ou vc que não tem peito para dizer nome e E-mail? Seu bosta!!!

Gesivaldo Trindade disse...

Meus amigos de viana,vamos da um basta nesses maus políticos que só enganam o povo e nada fazem por nossa cidade;esse prefeito TATU,deveria era ter VERGONHA NA CARA em pedir voto para esse despreparado marcelo,ele ta pensando que prefeitura é MOLECAGEM COMO FIZERAM só basta os 8 anos de abandono que ele deixou a nossa cidade,vamos com CHICO 25 PRA MUDAR ESSA REALIDADE.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. Sds.

Anônimo disse...

Realmente HOMENS DE PROMESSA O INFERNO TÁ CHEIO, digo para aqueles que já tiveram mais de 10 anos no poder e nunca fizeram nada, que é o caso do Deputado Chico Gomes, que depois de décadas trouxe o asflato para entrada de viana, como fosse conseguir ou galgariar votos, rs...
O prefeito e os seus encarregados, estão de todas as formas forçar os servidores do município para votar em CHICO GOMES na força, um deles é Carrinho, que graças a Deus vai não passar o 3 meses na secretaria de educação, nem mesmo o contrato de experiência.
Luis, política com perseguição e promessas temos que dar um basta, temos sim, que fazer a política do FAZER E ACONTECER!!!
Magrado Barros, tem prícipios por estar na política, não é um traslouco de gastar o que tem para conseguir algo na frente, até por que poderia fazer diferente jogando em mesas de azar, ou, lotofacil. Tem sim, é um eterno sonho de ver nossa Viana bela, digo saúde digna, merenda na escola, saneamento básico, água, etc...
Como você é apaixonada e tem muita vocação por CHICO GOMES, sugiro, sdalvo melhor juízo, que substitua o blog por WWW.VOTOEMCHICO25.COM tem garanto que ninguem acessaria.
Sds.

DANIEL BARROS, não escondo a minha face, por que não dependo de nenhum de vocês.

Luiz Antonio Morais disse...

Tisk, tisk, meu caro Daniel, vc sim, está tão apaixonado pela política e pelo seu tio Magrado Barros, que sequer consegue escrever direito, mas entendi. Aqueles que vc cita, que se defendam pois não sou seu menino de recado. Agora, é por aqui que você tem opiniões, pelo menos do Blog, com assinatura embaixo. E se a carapuça couber, lamento. O Blog é pra isso mesmo, pro debate.
Depois do dia 7, espero que a gente desça do palanque e toque a vida pra frente, pois também não dependo de vcs. Simples assim.

Anônimo disse...

a POLITICA DE VIANA NÃO PRECISA DE TANTA BAIXARIA, E BLOGUEIRO TENTANDO ENFLUENCIAR OS LEITORES COM TODO TIPO DE INFORMÇOES,AS VEZES VERTADEIRAS, MAS A MAIORIA FALSAS, QUEM FOR SANTO ATIRE A PRIMEIRA PEDRA, PARA SER UM BOM CANDIDATO TEM MESMO E QUE PROVAR, E EXERCENDO O CARGO MOSTRANDO COM SEVIÇO, NAO DIZENDO QUE CHICO E MELHOR FULANO E MELHOR , O VOTO E LIVRE DEIXE O ELEITOR DECIDIR NAS URNAS, O QUE ELE ESCOLHER ESSE SERA O PREFEITO, PARE DE QUERER VIRA A CABEÇA DOS ELETORES COM COMENTARIOS BAIXOS, BLOG E PARA POSTAR BOAS NOTICIAS E NAO BAIXARIAS ,VAMOS FAZER UMA DESPUTA DIGNA E NÃO MOSTRNDO OS EROS DOS OUTROS SE JULGANDO O MELHOR, POIS DEPOIS TUDO ISSO VAI PASSAR E QUER VAI SOFRER E O POVO DE VIANA. ESPERO QUE O BLOGUEIRO DIVULGUE ESSA NOTA DEMOCRACIA E PARA TODOS.