sábado, 8 de setembro de 2012

Prefeito de Viana, Rilva Luis, na guilhotina do Tribunal de Justiça do MA



São Luís - O prefeito de Viana, Rilvamar Gonçalves Moraes (foto) o Rilva Luis (PV) será julgado nesta terça feira (11) as 09h, pela Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão, por crime de improbidade administrativa.

Esse é o primeiro de uma ficha corrida de inúmeros processos envolvendo Rilva Luis e a Prefeitura de Viana, que estavam engavetados e, somente agora (se ignora a razão) estão sendo liberados para julgamento.

Em Viana, é grande a expectativa sobre a decisão do TJ, visto que a o prefeito passou oito anos recorrendo de todas as decisões que lhe foram imputadas pela Comarca local, além de inúmeras denúncias feitas pela imprensa de todo o estado, sem que nenhuma medida coercitiva tenha atingido de fato o seu caótico mandato, que está com praticamente todas as contas reprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas do Estado) um recorde e talvez o único caso existente sobre o mandato de um gestor municipal no mundo. Somente a Câmara de Vereadores de Viana, teve a coragem de absolvê-lo de tantas falcatruas. 

Além da cassação - caso ocorra nesta terça-feira -, o prefeito de Viana deve ser afastado imediatamente, pois segundo especialistas, o Tribunal de Justiça, espelhado em recentes casos como o da prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio - que se esconde para não receber as sentenças - entre outros casos, o ofício de afastamento será protocolado na Prefeitura do réu por um Oficial de Justiça, de forma que qualquer funcionário possa recebê-lo.

Baque

Caso Rilva Luis seja afastado da prefeitura de Viana, assume o vice-prefeito Benito Filho (DEM), o que pode significar um terremoto na candidatura de Marcelo Santana (PRP) pupilo escolhido por Rilva para sucedê-lo em Viana. Na última pesquisa Escutec/O Estado, realizada em Viana em julho, Marcelo (foto) aparece com a maior rejeição dos eleitores (31,3%)  empatado tecnicamente com Magrado Barros (PR), tendo Chico Gomes (DEM) liderando as intenções de voto. (Reveja). 

Santana, natural do Povoado Bacurizeiro, MA-014, foi ungido durante 4 anos por Rilva, cujas presenças eram constantes em festa e torneios de futebol, principalmente na Zona Rural vianense. Deixou para trás nomes emergentes ditos como certos para concorrer, com apoio da máquina municipal, entre eles Zé Carlos Costa (criador, guru e mentor do prefeito); Adriana Guimarães – Secretária de Educação e fornecedora de merenda escolar para o município; o vereador João Geraldo (PV) presidente da Câmara de Vereadores; o vereador Ismael Abreu (PV), entre outros medalhões da atual administração.

Justiça seja feita

Se Justiça maranhense estiver inspirada no Supremo Tribunal Federal - STF, ou no ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão e na onda moralizadora que assola o país, devido ao julgamento e condenação de praticamente todos os envolvidos nesse vergonhoso escândalo da era Lula, os vianenses poderão finalmente comemorar e até respirar algum ar de liberdade. Igualmente, muitos cidadãos ouvidos pelo Blog ignoram esse julgamento e também não acreditam no afastamento do prefeito. “Se fosse (sic) em Brasília, em última instância, poderia até acreditar, mas aqui no Maranhão, no outro dia ele consegue aprovar uma liminar, que já deve estar pronta”, disse um aposentado da cidade. Outro morador relatou que alguns dos advogados de Rilva Luís são filhos de desembargadores e também acredita que o prefeito, “se não for absolvido, volta imediatamente ao cargo, pois tudo depende de dinheiro, e isso o prefeito desviou muito”, concluiu em desalento.

O certo é que Rilva Luís, nesta terça-feira, senta no banco dos réus dos prefeitos corruptos e maus gestores do estado. Em Viana ninguém ainda canta vitória, nem ousam comprar um terno novo de posse, porém, seja ou não cassado, fica uma semente e uma esperança de que esse reinado de bandalheiras e impunidade pode estar chegando ao fim, para o bem do povo e a felicidade geral da Cidade dos Lagos. Triste fim...

ABAIXO A MINUTA E PAUTA DE JULGAMENTO DO TJ

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO MARANHÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO Consulta realizada em: 06/09/2012 11:05:59 Processo de 2° Grau
Denunciado: RIVALMAR LUIS GONÇALVES MORAES-PREFEITO MUNICIPAL DE VIANA Denunciante: MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL Numeração Única: 0002995-16.2012.8.10.0000 Número: 0188552012 Data de Abertura: 14/06/2012 Natureza: CRIMINAL RECURSO Classe: PROCESSO CRIMINAL | Procedimentos Investigatórios | Procedimento Investigatório do MP (Peças de Informação) Quinta-feira, 06 de Setembro de 2012 2 dia(s) após a movimentação anterior ÀS 09:39:16 - Remetidos os Autos GAB. DES. RAIMUNDO NONATO MAGALHAES MELO; Motivo: CONCLUSÃO - GAB. DES. RAIMUNDO NONATO MAGALHAES MELO CONCLUSÃO ÀS 09:39:16 - Conclusos para  julgamento; GAB. DES. RAIMUNDO NONATO MAGALHAES MELO sem observações adicionais ÀS 09:39:05 - Incluído em pauta para Data,hora e local: 11.09.2012 as 09:00hs - PRIMEIRA CÂMARA CRIMINAL sem observações adicionais http://jurisconsult.tjma.jus.br.

Fonte: Portal do Tribunal de Justiça do Maranhão

2 comentários:

Mario disse...

ESSE TATU PEBA DROGADO JÁ ERA PARA ESTAR FORA DESSA PREFEITURA A MUITO TEMPO E QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA ,ANTES TARDE DO QUE NUMCA
MARIO DA RUA DR CASTRO MAIA

Anônimo disse...

AGORA SIM RILVA,VC PAGAR POR TUDO E POR TODO DINHEIRO QUE VC GASTOU COM BOBAGENS,INCLUINO FESTAS E DROGAS;....