sábado, 20 de outubro de 2012

Peixadas - Notas Rápidas

BOMBA!!! 

Quer dizer, bombinha espanta mosca: a última da terra de Dilú Melo. O 44 seduziu o 22 para montarem um dossiê da campanha eleitoral vianense. Comenta-se que a papelada foi organizada pelo mesmo grupo de advogados que representou em nome do alcaide para recuperar os bens da prefeitura, que segundo o prefeito, foram subtraídos do velho casarão da Praça Ozimo de Carvalho. Comentam que chamaram o esquadrão anti-bombas da Swat americana, que pousou em Viana num daqueles incríveis helicópteros Apaches, bem no meio do Parque Dilú Melo. Dizem também que os agentes já retornam aos states com a missão cumprida e a tal bomba, depois de desativada foi jogada no ponto mais fundo do Laço Maracu. Serviço de profissionais! 

Foguetes 

Por outro lado, a cidade todinha está guardando caixas e caixas de foguetes para espocar, quem sabe no final do mês. É quase um Réveillon antecipado, mas o povo está com um nó na garganta e merece extravasar. É só aguardar, é questão de dias. 

Bombada!


A Secretaria de Segurança está próxima de elucidar o poderoso esquema de agiotagem que sangrava os cofres públicos das prefeituras do Maranhão. É grande a apreensão na baixada por conta da “Operação Detonando”, que prendeu os suspeitos pela morte do jornalista Décio Sá e revelou a rede criminosa que agia por trás de campanhas eleitorais. 

Mui amigos...

Em política até boi voa...
Quem presenciou a refrega política vianense onde trocavam chumbo-grosso, agora assiste os dois grupos iguais dois pombinhos apaixonados. E pior, quem era 44 agora torce para o 22. Tudo parte do inconformismo com a surra surpreendente de votos que sofreram. O povo é soberano! 

Na rede, na varanda

No pleito de 2008, o atual alcaide passou o dia da eleição dormindo na varanda da “Muralha da China” (muito preocupado). Tudo porque os seus emissários já tinham saído na madrugada, com sacos repletos de envelopes, que, segundo informações, tinham uma oncinha em cada. Foi uma festa. O que a Justiça fez? Nada! Quem poderia provar o que aconteceu naquela eleição? O “vianense de coração”, principal cabo eleitoral do 22 que o diga, pois tinha ampla certeza que ganharia do tatu. Se ganhou, não levou! 

Aval de Roseana

O prefeito eleito de Viana, Chico Gomes, já teria recebido o aval da governadora Roseana para manter sua candidatura, pois tem sua confiança para comandar a FAMEM – Federação dos Municípios. Até o secretário de saúde, Ricardo Murad, já entrou em campo para engrossar a fila de prefeitos que pretendem marchar com Chico nessa nova missão. Na baixada, Gomes é imbatível e chega próximo da unanimidade, por conta de sua experiência como gestor público. 

Investimentos

Com o anúncio do início das obras do programa Diques da Baixada para 2013, as construções do IFMA - Instituto Tecnológico Federal, e do CECTEMA, ambos em Viana, finalmente parece que a baixada maranhense começa a acordar do sono profundo de abandono, falta de investimentos e péssima qualidade de vida. Para isso, é fundamental o preparo e a dedicação dos novos prefeitos. Chega de atraso! 

Desafio de Benito

“Eu presto conta de todos os meus gastos”! Quero ver é o prefeito de Viana prestar (contas) dos gastos dele. “Só quero que ele mostre as contas de janeiro pra cá”. “Fiz compras por meio de cartas-convite, dentro da lei, agora as notas que encontramos na prefeitura estão a quilômetros da responsabilidade com a coisa pública”, finalizou o vice-prefeito. 

Seca braba

Uma das ações que mais agradaram o povo vianense, principalmente dos bairros periféricos, foi à disponibilidade de carros-pipa, levando água potável para as famílias que estavam sobrevivendo com um líquido barrento e salobro colhido em poços improvisados. Assim que reassumiu, por represália, Rilva Luís cortou os recursos do Benefício. Entretanto, Benito cumpriu a palavra e está mantendo por conta própria a distribuição de água para esses bairros. 

A caixa do Vinagre

Umas das primeiras ações do novo prefeito Chico Gomes, que todos apostam, será sanear e renegociar todas as dívidas da prefeitura, pois sem essas medidas, os convênios federais e estaduais continuarão suspensos, inclusive o programa de captação de água, cuja primeira obra, a caixa de dois milhões de litros, virou um elefante branco no bairro Vinagre. 

E a tal lista?

Muitos leitores têm cobrado deste Blog a divulgação da famosa lista de “funcionários fantasmas” da prefeitura. Comentam que tem gente de quase todo o Brasil e até do exterior recendo o "mensalão do tatu". Até ex-funcionários públicos do estado, aposentados – que não precisam – mas, Benito Filho afirmou que não queria um clima de “caça as bruxas” nem expor o nome de familiais conhecidas e, até prova em contrário, insuspeitas de estarem se locupletando com recursos públicos sem trabalharem na prefeitura. Na verdade, isso é uma questão de consciência mesmo! 

Chibé

Caso volte a prefeitura de Viana, Benito Filho já prometeu que os programas “leite é vida” e “peixe na mesa” serão prioridades, afinal, tem muitas famílias desassistidas que precisam mesmo, senão, o jeito é se virar com aquela tiquara, fácil de fazer, com farinha, cheiro verde, cebolinha e pimenta; o nosso conhecido chibé. Mas o bom mesmo é que as crianças tomem leite, fiquem saudáveis e que as famílias tenham peixe na mesa todos os dias. 

Saudações a Chico Gomes

A AVL – Academia Vianense de Letras, por meio do seu presidente, Luiz Alexandre Raposo, enviou mensagem de congratulações pela eleição de Chico Gomes. Na mensagem, o desejo por uma boa administração e que o novo comandante resgate o prestígio da cidade dos lagos. 

Cultura

Aliás, torcemos para que a nova administração faça algo pela cultura vianense, que foi trocada pelo forró e reggae. A Casa de Cultura, antigo sobrado do Sr. Ananias, na Rua Antonio Lopes, mantida pelo Governo do Estado, quase não recebe ninguém para visitas. O acervo é pobre e carece de doações e/ou aquisições que atraiam visitantes e estudantes para conhecerem um pouco da nossa história e nossas tradições. É só questão de visão e vontade política. Material humano e atrações culturais, Viana tem de sobra! 

Curtir, compartilhar, comentar

Somente agora, após duas semanas, alguns vianenses, figuras carimbadas do Face book deram as caras na rede social. Alguns conformados, outros zangados, querendo até anular a eleição. Mas a maioria está mesmo é curtindo e zoando com a eleição do 25. É isso aí rapaziada, a eleição já terminou, a vida segue, as verdadeiras amizades continuam e a melhor vitória é que Viana saia imediatamente desse buraco em que foi jogada. Afinal, a gente curte muito nossa cidade! 

Trauma

A pancada da cassação foi tão forte que o prefeito Rilva resolveu abandonar de vez o seu gabinete na prefeitura. Segundo informações do seu séquito, ele ficou meio que traumatizado e não quer mais sentar na cadeira que Benito usou por 22 dias. Por isso, montou uma prefeitura paralela em uma residência de endereço desconhecido para maioria e, é por lá que continua seus últimos dias de mandato. Aliás, soa até como pleonasmo dizer que o prefeito “ abandonou” a prefeitura, não é mesmo? 

Natal Feliz

O empresário Cláudio Rocha (Óticas Rocha) contou ao Blog que já encomendou uma carrada de brinquedos para distribuir e proporcionar um natal mais feliz para a criançada vianense. Será que o home tá pensando na Câmara Municipal de Viana? Hummmm!!! 

Homenagens

Cleinaldo (Bil) Lopes divulga em mídia de impacto, mensagens de parabéns aos funcionários públicos estaduais, homenagem do SINTSEP – Sindicato da categoria da qual ele é presidente. Nos outdoors espalhados pelas avenidas de São Luís, a entidade torna públicas as conquistas dos trabalhadores, como o Plano de Cargos e Salários, além da expectativa pela liberação da grana da URV, entre outras. Cleinaldo também prepara uma big recepção, digna dos servidores, na casa de show Batuque Brasil, para comemorar o Dia do Servidor Público Estadual. 

Ufa! Bom fim de semana a todos.

3 comentários:

Rubens disse...

Quero ver se esse kara vai fikar até o final do ano a frent da prefeitura, ele anda inventand q Benito fikou cm o dinheir dos professores e demais funcionarios!!! ele ta fikand cm o resto e agora ta botando culpa nos outros!!! é mt coisa msm!!! eita tatu... teu reinado ta acabando..!!! quem sabe nao é na proxima seman???!!!

Anônimo disse...

Lamento muito a situaçao deste cidadao Chamado Rilva Luis. passou oito anos anos mexendo em grana bruta e isso fora os antepassados e agora o desespero bateu de vez porque o mesmo nao tera uma renda extra. mais lamentavel ainda é a burrice de achar que era um sarney pra ter vida ativa na prefeitura ate a sua morte. e agora jose? da onde vai tirar grana? nem pra pagar os outros pra ser vigia no seu lugar como fazia a anos atras nao terá. uma hora nao vai acabar. é uma pena grande Rilva. nós estamos no seculo XXl. e vc esqueceu que estamos em um pais capitalista. ditadura meu companheiro, so em Cuba.

Jany disse...



Esse prefeito Rilva ou Tatu, nao tem experiencia nenhuma a não ser desviar dinheiro,isso ele sabe , junto com seus babões, GRAÇAS A DEUS ACABOU!!!!!
Benito parabens pelo trabalho assim que se faz, CHICO, nós que estamos de parabens por ter um prefeito competente e esse prefeito é voce !!!

Mensagem para o Tatu
"Aqui se faz aqui se paga"