quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Rilva Luis “ensaboa” decisão judicial e deixa os servidores “lisos” no feriadão



Viana – Sete dias depois que o juiz titular da 1ª Vara e diretor do fórum da comarca de Viana, juiz Mário Márcio de Almeida Sousa, determinou o bloqueio de todas as contas do Município para que os recursos fossem utilizados para o pagamento dos salários atrasados, nada foi providenciado pela prefeitura e, segundo informações repassadas ao Blog, a administração municipal solicitou mais cinco dias úteis para encaminhar as folhas de pagamentos para os bancos.

É um claro sinal de embromação do prefeito Rilva Luis, que mais uma vez protela uma decisão judicial, desta vez causando sérios prejuízos para os trabalhadores e a economia vianense, pois vem aí mais um feriado prolongado e muitas famílias já não tem para onde recorrerem ou comprarem fiado.

Os servidores já foram orientados por advogados a entregarem as folhas utilizadas por Benito Filho, quando este assumiu e atualizou os pagamentos até setembro. Por outro lado, a prefeitura estaria informando aos servidores que entregou toda a documentação à promotora Ana Carolina, que se encontra de licença do cargo no Ministério Público.

No documento emitido no dia 25/07, o juiz Mário Márcio determinou ao município, através do secretário de Administração, que fosse encaminhado às agências do Banco do Brasil e Bradesco de Viana as “folhas de pagamento referentes ao mês de setembro de todos os servidores municipais (Educação, Saúde e Administração) concursados e contratados pagos via instituição bancária”. O prazo para o envio das folhas seria de três dias.

O município deveria encaminhar também às referidas agências bancárias as folhas de pagamento de todos os servidores contratados e concursados referentes aos meses de junho, julho e agosto de 2012 para que as instituições bancárias procedessem aos pagamentos dos mesmos.

Como se observa, os trabalhadores vianenses estão sendo “enrolados” e talvez precisem fazer nova manifestação para pressionar os poderes constituídos para terem seus direitos respeitados e atendidos.

Sai ou não sai?

Outra novela que está deixando os vianenses apreensivos é sobre o afastamento do prefeito Rilva Luís. A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão manteve a decisão de receber denúncia contra o gestor, que segundo o Ministério Público teria deixado de adotar procedimentos licitatórios no exercício financeiro de 2007 e comprovar aplicação de recursos do Fundo Municipal de Saúde (FMS). (Leia aqui).

Segundo informações, os advogados de Benito já encaminharam a decisão do TJ-MA para o STJ (Superior Tribunal de Justiça) em Brasília, de forma que a ministra Assussete Magalhães indefira a liminar parcial que reconduziu Rilva Luis ao cargo.

Outra informação ainda mais cabeluda, mas não confirmada, é que Rilva e seus assessores estariam tramando um golpe sórdido, que seria o de convocar a Câmara Municipal em surdina, e dar posse de prefeito ao presidente, vereador João Geraldo (PV), alegando o fato de o vice-prefeito estar ausente da cidade. De uma forma ou de outra, a população está atenta aos últimos passos da administração mais conturbada que já passou pela cidade dos lagos.

10 comentários:

Anônimo disse...

Estamos todos ansiosos aqui pelo retorno de Benito, pois a cidade parou. Na saúde o que dizem é que médicos estão deixando seus trabalhos devido o não recebimento de seus vencimentos. Vários estabelecimentos vinculados ao Poder Executivo, no escuro, pois não pagaram as contas de energia. É o caos total. Nossa cidade parou. O comércio da cidade, o que a gente escuta são comerciantes no vermelho, sem vender, ameaçando assim o futuro de seus negócios. Que lástima. Volta Benito!

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. Lamentável sob todos os aspectos, mas tudo isso vai passar! Sds.

Anônimo disse...

Só lembrando, as folhas de pagamento que o Benito conseguiu através da justiça, encontram-se os Marajás e fantasmas se forem essas encaminhadas aos bancos, com certeza iram continuar recebendo, o certo seria a justiça fazer uma vistporia nas folhas

Luiz Antonio Morais disse...

Faz sentido. O melhor seria uma auditoria, mas isso só no próximo governo. O importante agora é resolver os problemas daqueles que estão sem grana e sem crédito na praça. Grato pela participação. Sds.

Anônimo disse...

É repugnante tudo isso que nossa cidade vem passando e também triste de ver uma pessoa que vi crescer como um homem honesto e digno. Depositei minhas esperanças, quando Rilva foi eleito,em uma Viana mais voltada para o desenvolvimento e o progresso. Hoje, passados 8 anos, o que vejo é uma imagem deprimente de um prefeito corrupto, que se deixou acessorar por chupistas, sangue sugas, que se fizeram de amigos e o levaram hoje para o fundo do poço. So tenho a lamentar por nossa Viana, por nossos trabalhadores, por nossos jovens e crianças que convivem com essa sordidez.O que me conforta é saber que essa fase negra está acabando, é um parte do suja da nossa história que está ficando para traz. Que venham novos dias e a esperança de um Viana melhor se croncretize !!!

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. Sds.

Gardênia/Brasília-DF disse...

A imagem de Rilva reproduz a imagem de um homem sem qualquer tipo de preparação para administrar qualquer coisa...
É um despreparado, incompetente, irresponsável...
Ainda bem que está acabando, faltam poucos dias para que uma nova era comece na Cidade dos Lagos.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação, Gardênia. Sds.

Anônimo disse...

Por quê ninguém joga essas informações para algum programa jornalístico? Não desmerecendo o blog, pois o mesmo está de parabéns, sempre atualizado e informando sobre a cidade de viana, para pessoas como eu que estão longe e mesmo os que ali vivem, mas o que quero dizer é que estas informações deveriam vir a tona em rede nacional,como o cqc (se ainda existir), talvez ocasione um pouco de abalo na prefeitura e essas atrocidades possam "diminuir"

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. Sds.