domingo, 7 de outubro de 2012

Viana - Vereador e ex-secretária são presos por suposta compra de votos



Vereador Sívio Bedí

Viana -  Policiais do  Grupo Tático Aéreo - GTA, efetuaram a prisão do vereador Sívio Bedí (PRP) que tenta se reeleger, e da sua esposa, Adriana Guimarães, ex-secretária municipal de Educação, supostamente comprando votos na Zona Rural do município. Segundo apurou o blog, com eles foram encontrados farto material de campanha do próprio vereador, do candidato a prefeito, Marcelo Santana e uma grande quantidade de cédulas de R$ 50,00 e R$ 100, que segundo os policiais seriam utilizados para "captação ilícita de sufrágio".

Neófito em política, Sílvio Bedí surpreendeu seus adversários e concorrentes sagrando-se o vereador mais votado da última eleição (2008) em Viana, com mais de mil votos. Muitos o acusaram de utilizar a máquina e o suporte administrativo da Secretaria de Educação, comandada por sua esposa Adriana Guimarães, afastada do cargo desde o dia 12 de setembro, por conta da cassação do prefeito Rilva Luis (PV).

Segundo informações, um mesário e outras duas pessoas também foram presas em Viana e todos estão sendo encaminhados à sede da Polícia Federal em São Luís. A prisão dessas pessoas é fruto de denúncias dos moradores, e também resultado do trabalho do Serviço de Inteligência que está monitorando essa prática nefasta no interior do estado. Muita gente está sendo monitorada e novas prisões podem acontecer a qualquer momento.

Saiba mais

Segundo os especialistas, a compra de voto no interior é feita por dinheiro vivo ou benefícios como alimentos, materiais de construção e consultas médicas. Nas cidades maiores, no entanto, a prática não foi dizimada. Eles afirmam que apenas se tornou mais requintada. A compra e feita através de cargos e nomeações.

A compra de votos, também chamada na linguagem jurídica de "captação ilícita de sufrágio", é considerada crime eleitoral (artigo 299 do Código Eleitoral) para quem compra e quem vendem o voto, punido com prisão de até quatro anos e multa, e também classificada como infração administrativa (artigo 41-A da Lei das Eleições) para os políticos, punida com a perda do mandato.

Art. 299. Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou promover abstenção, ainda que a oferta não seja aceita.

Pena – Reclusão até 4 (quatro) anos e pagamento de 5 (cinco) a 15 (quinze) dias-multa.

Pelo artigo 41-A da Lei 9.504/97, configura-se a captação ilícita de sufrágio o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar ao eleitor, no intuito de conquistar-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, desde o registro de candidatura até o dia da eleição.

A conquista do voto por meio ilícito, corrompendo a vontade eleitoral é crime próprio do candidato. A pessoa que pratica o ato ilícito, em nome do candidato, com a finalidade de conseguir o voto do eleitor, comete abuso de poder econômico ou corrupção, nunca captação de sufrágio, uma vez que o texto legal é claro ao mencionar expressamente apenas o candidato a cargo eletivo.

Da Redação, com informações do www.artigonal.com

11 comentários:

andson parauapebas-pa disse...

Eis a questao de tanto voto na eleiçao passada,comprando com o dinheiro publico ,pra ele conquistar um eleitor com projetos e dificil porque nem falar ele sabe o seu tempo de verialouco ja passou,queremos na camara é pessoas inteligentes e comprometidos com viana e o povo,lugar de burro e pastando nos campos verdejantes de viana.

Anônimo disse...

Olha só o perfil de quem estava na Secretaria Municipal de EDUCAÇÃO! Belo exemplo.

Unknown disse...

finalmente a quadrilha do tatu esta começando a ser presa.

Anônimo disse...

A irmã do vereador Bedi fez o seguinte comentário em seu facebook:
"Paula Guimarães
há 5 horas
CHICO GOMES E BENITO FILHO ACABARAM DE SEREM PRESOS EM FLAGRANTE COMPRANDO VOTOS!!!
Curtir · · Compartilhar
3 pessoas curtiram isto.

Alexandre Oliveira SÉRIOOOO??? ONDE? E AÍ? ME CONTAAAAAAAAAAA
há 4 horas · Curtir · 3

Paloma Castro Também quero saber..."
Será que ela não está confundindo os personagens?

Bianca Franco disse...

Professor Alexandre, se informe.
Nem Silvio Bedí nem Osny tão presos, nem indo pra S. L, jah estão nas suas casas, e eu vi Osny (q segundo boatos estava preso) passando aqui na rua. Ninguem pod postar as coisas sem provas. FICADICA

Anônimo disse...

Bianca Franco, quem disse que eu postei alguma coisa ou citei nomes de pessoas que supostamente estavam ou não presas? Prove.

Deixe de apaixonites, não é de minha autoria a postagem, me respeite que é bem melhor.

Questionei a postagem de paula: onde? Sério? e Ai? Me conta. Isso é dizer o que? É melhor saber e perguntar, agora se tu sabe de tudo, porque não respondeu lá?

Se informe você...

Bianca Franco disse...

Caro prof* Alexandre Oliveira, hora alguma lhe faltei com respeito. Citei seu nome, pois "segundo informações" (de Viana inteira) o blog "Vianensidades" lhe pertece. Mas como o sr disse que essa postagem não é de sua autoria, peço minhas sinceras desculpas.

Luiz Antonio Morais disse...

O Blog vianensidades www.vianensidades.com - pertence ao jornalista vianense, Luiz Antonio Morais. Está esclarecido, dona Bianca? Obg.

Joana disse...

Secretária ou compradora de votos? nossa Viana estaria acabada com essa mulher de novo... tem + é q pagar pelo q fez.comprando votos dos pobres... pode não pagar aqui na terra mais tem o maior olhando por nós.

Anônimo disse...

EU QRO VER O TATU E SUA QUADRILHA NA CADEIA.CHEGAR DE TANTA CORRUPÇÃO.BEDI,VC E SUA SEI LÁ O Q VÃO PAGAR... ESPERO Q A JUSTIÇA SEJA FEITA E BEM FEITA... SEM ESQCER DOS OUTROS CORRUPTOS Q NÃO VOU CITAR MAIS NOMES.

Anônimo disse...

Sei que não tem nada a ver com o assunto, mas, colocaram João Geraldo novamente na camara.
O povo tem os governantes que merecem.