sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Vote pela Viana dos nossos sonhos!

Editorial*


A CIDADE E AS ELEIÇÕES

Eleições à vista. Os candidatos já estão em campanha para conquista de novos mandatos, tanto na Câmara de Vereadores como para a Prefeitura Municipal.

Os cidadãos vianenses preparam-se para novo processo de escolha dos seus representantes no parlamento municipal e na chefia do executivo. Qual candidato melhor? Em quem devemos votar? Quais são os critérios que devem orientar o eleitor na escolha do seu candidato?

Inicialmente, convocamos os jovens eleitores, principalmente os que vão votar pela primeira vez, para apoderarem-se do seu poder de cidadania e escolherem o candidato ideal para ocupar a Prefeitura de Viana. Os jovens não têm compromisso com o passado nem com os erros dos seus pais: devem apostar no futuro e buscarem um candidato com uma mensagem de responsabilidade, de comprometimento com nossas necessidades. Antigamente, o jovem eleitor era conduzido para o cartório por um cabo eleitoral e ficava devendo esse favor a vida inteira, apregoando com orgulho: “Só voto em quem fulano mandar porque foi ele que me qualificou”. Hoje não existe mais isso. A Justiça Eleitoral facilitou o processo de inscrição e o título é entregue na mesma hora. O eleitor já se faz livre desde o momento em que se inscreve no cadastro eleitoral.

As eleições são feitas para se eleger o mais apto, o mais competente, o que apresenta a melhor proposta de governo. Não se pode trocar voto por favores nem por dádiva. Aliás, receber favores em troca de voto é crime e é captação ilícita.

Nosso município, que tantas tradições acumula e das quais nos orgulhamos, ressente-se de uma política de desenvolvimento urbano que apresente um plano diretor obrigatório para a ordenação da cidade, nos moldes determinados pelo Estatuto da Cidade. Esse plano diretor deve ser do conhecimento de toda a população como eram antigamente as posturas municipais.

A cidade de Viana está crescendo sem planejamento urbano, sem coerência arquitetônica, sem controle administrativo. O Parque Dilú Melo, que poderia ter se constituído num cartão postal, tornou-se um conjunto residencial de mau gosto (um verdadeiro mercado aberto) para atender interesses eleitoreiros. Agora, numa maior agressão ao seu visual, elevam-se mais um pavimento nas casas que ali se amontoaram e não há qualquer fiscalização administrativa que impeça tal procedimento. Tudo por falta de um plano diretor, de uma fiscalização efetiva ns construções. Para qualquer empreendimento, fornece-se alvará de autorização, seja uma garagem com uma rampa que atinja a metade da rua. E a entrada da cidade? A primeira impressão é a que fica e  que decepciona ou empolga. Qual a nossa situação?

A evolução da cidadania brasileira, desde a nossa independência tem buscado edificar um cidadão que saiba lutar por direitos sociais. Não é mais possível o eleitor se deixar se ludibriar, vender a sua vontade para condenar nosso município ao atraso.

Fica aqui no apelo, no final desta campanha eleitoral, para escolhermos o candidato a prefeito que realmente venha contribuir para elevar Viana ao progresso que tanto reclama e merece, assim como representantes na Câmara de Vereadores capazes de defenderem os interesses públicos e prol da comunidade.

Editorial da AVL – Academia Vianense de Letras (publicado em agosto de 2008, Edição, nº 21, antes da eleição e que continua atual como nunca, quatro anos depois, pois nada aconteceu em Viana nesse período).

3 comentários:

TÔ LONGE , MAS TÔ DE OLHO!!!! disse...

TÕ LONGE, MAS TÔ DE OLHO (Parte 1)
Este instante é muito apropriado para fazermos algumas considerações sobre o momento "político" em Viana-MA.
Como moro há mais de quarenta anos bem longe de Viana, mas tenho pessoas queridas que vivem nessa cidade e essas pessoas estão participando ativamente divididas entre as três candidaturas, fico muito à vontade em fazer uma pequena análise sobre o cenário político e também sobre os candidatos que se colocaram para serem avaliados se realmente preenchem os requisitos necessários para administrar uma cidade. Requisitos sob todos os aspectos, principalmente: CAPACIDADE ADMINISTRATIVA, CONDUTA ÉTICA E MORAL, PASSADO ILIBADO, SERVIÇOS PRESTADOS À COMUNIDADE e etc...
Esta é apenas uma breve análise, não uma torcida. Poderia fazer avaliação mais detalhada tanto a nível quantitativo quanto qualitativo, mas este não é o caso e nem o público apropriado.
Que fique bem claro que não tenho nada pessoal contra nenhum dos candidatos, inclusive dois os conheço de vista (Chico Gomes e Magrado) e nunca avistei o Marcelo Santana.

Então vejamos:

MARCELO SANTANA
O que esperar dele?
A continuidade dessa calamidade física, moral, ética em que se encontrava até há pouco tempo a cidade de Viana?
Me desculpem os seguidores do Marcelo, mas não o vejo com os mínimos predicados para administrar os problemas de um município.
Poderia elencar uma série de deficiências do Marcelo para exercer com seriedade e competência o maior cargo público da cidade de Viana, mas realmente não dá nem pra imaginar esse senhor e a turma do ex-prefeito deitando e mamando novamente nas tetas da prefeitura de Viana. Volto a frisar, nada pessoal, apenas análise de um candidato ao cargo majoritário de um município localizado no Estado mais maltratado e pobre do nosso amado Brasil.

(continua na parte 2)

TÔ LONGE , MAS TÔ DE OLHO!!!! (Parte 2) disse...

TÕ LONGE, MAS TÔ DE OLHO (parte 2)

Então vejamos:

MARCELO SANTANA
O que esperar dele?
A continuidade dessa calamidade física, moral, ética em que se encontrava até há pouco tempo a cidade de Viana?
Me desculpem os seguidores do Marcelo, mas não o vejo com os mínimos predicados para administrar os problemas de um município.
Poderia elencar uma série de deficiências do Marcelo para exercer com seriedade e competência o maior cargo público da cidade de Viana, mas realmente não dá nem pra imaginar esse senhor e a turma do ex-prefeito deitando e rolando novamente nas tetas da prefeitura de Viana. Volto a frisar, nada pessoal, apenas análise de um candidato ao cargo majoritário de um município localizado no Estado mais maltratado e pobre do nosso amado Brasil.

MAGRADO
O que esperar dele?
O Magrado é uma interrogação. Ele pode ser um bom prefeito, mas também pode ser uma grande decepção.
Alguns dos problemas do Magrado são determinadas companhias. Companhias essas que vão cobrar caro o apoio.
Companhias essas que irão exercer grande influência numa possível administração.
Companhias essas que já participaram de governos anteriores. Dentre elas, tem até ex-prefeito e o criador e mentor do ex-prefeito que a justiça (tardiamente) afastou. E essas figurinhas carimbadas todo mundo sabe que adoram um dim dim. Trabalhar que é bom... nada. Nada pessoal, apenas fatos...

Outro problema que falam é sobre a origem do dinheiro que o Magrado está gastando. Mas essa também é uma interrogação em relação aos outros dois candidatos.
Agora é necessário deixar bem claro, por mais paradoxal que possa parecer, é que o Magrado é o único candidato que uma derrota não o tira a possibilidade de um dia ser prefeito de Viana. Acho que ele foi muito inteligente em não aceitar os convites que teve para ser o vice em outras chapas. Ele é novo e na sua estréia, como candidato majoritário, já está disputando pau-a-pau e com chances de ser eleito. Se não for desta vez, tem tudo para um dia ser o prefeito de Viana.
Se o Chico e o Marcelo perderem, não terão mais nenhuma chance de disputarem a prefeitura de Viana. O Chico pela própria idade e também pela dificuldade que terá para reunir novamente o grupo que está atualmente com ele. Quanto ao Marcelo, ele mesmo sabe que é apenas um candidato de faz de conta.

(continua na parte 3)

TÔ LONGE , MAS TÔ DE OLHO!!!! (Parte 3) disse...

TÕ LONGE, MAS TÔ DE OLHO (Parte 3)

CHICO GOMES
O que esperar dele?
O Chico não é carismático. Não é uma pessoa do Povo, é homem de Gabinete. É homem de bastidores.
O Chico poderia, pelos cargos que já ocupou, ter feito muito, mas muito mais por Viana. Ele sempre trafegou sob a sombra da Roseana (péssima administradora e légitima representante do clã Sarney. Um dos maiores responsáveis pelo atraso e de todo tipo de mazelas do Estado do Maranhão. Não sou eu que o digo, apenas o Brasil todo difunde essa realidade).

Voltando ao Chico Gomes:
Acho que ele vai ganhar essa eleição. E, sendo assim, ele tem toda obrigação e dever de fazer uma bela administração.
Se eleito, já vai pegar uma Viana menos pior. Pois, pelas notícias que recebo, o Benito está, nesse pouco tempo de mandato, tomando medidas e providências que em breve refletirão positivamente para a comunidade de Viana.
Pena que o Benito somente ficará uns três meses, precisaria ter assumido há mais tempo para mostrar a que veio e, consequentemente, podermos fazer a sua devida avaliação e, quem sabe, poderia estar hoje disputando a eleição.
O Chico, se eleito, tem a obrigação de fazer uma administração de que Viana precisa. Ele é o protegido e queridinho da Roseana. E essa senhora tem mais dois anos de mandato. Afinal, ele conseguiu no período eleitoral verbas para asfaltar a Barra do Sol. Em dois anos, ele pode conseguir muitos projetos para suprirem as carências de Viana.
O Chico pode fazer uma boa administração. Afinal, já está em final (até rimou) de carreira. Seria muito bom encerrar sua carreira politica com uma bela passagem pela Prefeitura de Viana, podendo inclusive ser reeleito.

Devo reconhecer que dos três candidatos o Chico Gomes é o que reúne maiores predicados concernentes à aplicação dos fundamentos básicos da Ciência chamada de Administração.

Mas, quem sabe realmente quem é o melhor para Viana é somente Deus.
E que Deus ilumine a escolha desse Povo tão sofrido e esquecido.

Por fim, seria bom que o pessoal, que acessa este blog, entenda que o blogueiro tem todo o direito de ter preferência por determinado candidato. Afinal, o blog é dele, acessa que quiser e estamos, graças a Deus, vivendo num estado de DIREITO E DEMOCRACIA PLENA. Também, acho que nenhum blogueiro tem o direito de mentir, caluniar ou ofender gratuitamente qualquer pessoa.

Agradeço pela paciência. Muita luz a todos.