sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PF prende ex-prefeita maranhense

Uma equipe de policiais federais da Superintendência Regional da PF no Maranhão localizou e prendeu, por volta das 8h da manhã de hoje (22), em Teresina/PI, a ex-prefeita do município de Santo Antônio dos Lopes/MA, Alzira Barros de Melo, de 70 anos. Ela administrou o município de 1989 a 1992. A ex-prefeita foi presa em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela 1ª e 2ª Varas Criminais da Justiça Federal em São Luís.


Na 2ª Vara, a ex-prefeita não foi localizada para responder a processo criminal movido pelo Ministério Público Federal que, então, requereu sua prisão preventiva com fundamento na conveniência da instrução criminal e para assegurar a aplicação da lei penal.

Na 1ª Vara, foi condenada a uma pena de 8 anos e 4 meses de prisão pelo crime de responsabilidade (art. 1º, inciso I do Decreto-Lei nº 201/67) por apropriação/desvio de recursos públicos durante seu mandato (1989 a 1992), provenientes de convênios firmados com o extinto Ministério do Interior para a construção de um terminal rodoviário no município, e com o Ministério da Educação e do Desporto para a construção de unidade visando à melhoria nas condições da rede escolar municipal de ensino.

Trata-se da terceira prisão de ex-prefeitos realizada pela Polícia Federal no Maranhão nos últimos dez dias em virtude de condenação da Justiça Federal. A presa será encaminhada ao Presídio Feminino de Teresina/PI, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal. (Ascom da PF e Redação do JP)

Nenhum comentário: