segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Professor vianense lança livro no I Simpósio de Geomorfologia Ambiental, em São Luís

A obra propõe relatar e rediscutir o conjunto de bacias lacustres da Baixada Maranhense

Segredos do Rio Maracu: A hidrografia dos lagos de reentrâncias da Baixada Maranhense, Sítio Ramsar, Brasil é o título do livro do professor mestre do Campus de Pinheiro, José Raimundo Campelo Franco. A obra será lançada no dia 20 de novembro durante o I Simpósio de Geomorfologia Ambiental, a ser realizado entre os dias 20 e 23, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH).

Segundo o autor do livro, a proposta é relatar e rediscutir o conjunto de bacias lacustres da Baixada Maranhense. “A minha proposta é rediscutir o conjunto de Lacustres, que se chama Rosário de Lagos do Maracu e funciona dentro do espaço geoambiental da baixada maranhense”, explicou. Ele disse que a bacia Rosário de Lagos é o foco principal das discussões, já que não possui uma base teórica, uma base discutida. “Essa é uma discussão que existe há mais de 50 anos, portanto, é fundamental a ideia de rever os conceitos desse conjunto, essa é a proposta”, explicou.

José Raimundo Campelo é professor do Campus de Pinheiro da UFMA há dois anos e trabalha na área de Geografia, ligada às Ciências Humanas. Ele afirma que o livro será lançado durante o I Simpósio por haver uma ligação entre a temática do encontro Aplicação da Geomorfologia em Áreas Costeiras e Urbanas, e o livro Segredos de Maracu. “O simpósio possui uma grande ligação com o livro, uma vez que ambos tratam da geomorfologia dos rios. O principal motivo do lançamento é a oportunidade em participar do evento, que tem uma repercussão muito grande, visto que a geomorfologia é um assunto da época e que leva em conta a questão ambiental”, concluiu destacando que haverá, após a realização do Simpósio em São Luís, uma noite de autógrafos em Pinheiro e, também, em Viana, que é o foco principal das discussões e onde toda ideia começa.

Saiba +

Os Segredos do Rio Maracu reflete sobre o funcionamento geossistêmico do conjunto hídrico denominado pela população de Rosário de Lagos. A obra aborda também outras questões ambientais relacionadas com a Baixada Maranhense; com a identidade geográfica dos lagos e com a existência destes recursos hídricos no espaço geográfico maranhense. O livro é recomendado para estudantes e pesquisadores ambientalistas das mais diversas áreas do conhecimento.

Perfil do Autor

José Raimundo Campelo Franco é natural de Viana-MA. Desde cedo, dedicou-se ao estudo de sua Região Geográfica, a Baixada Maranhense. Atualmente, é professor assistente I da Universidade Federal do Maranhão do Campus de Pinheiro. Sua formação perpassa pela graduação de Licenciatura em Geografia, com Especialização em Questão Ambiental e Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas pela UFMA.


Veja também



Reportagem: Maria de Jesus Nascimento
Texto: Sansão Hortegal
Revisão: Carla Morais 
Lugar: Cidade Universitária
Fonte: Ascom

4 comentários:

Uemiano disse...

Fico Feliz em ver um excelente trabalho como esse ser publicado.
Profº Msc Franco gostaria de dizer que você está de Parabéns e dizer que é um verdadeiro presente para o município de Viana e toda a região.

Uemiano

Anônimo disse...

Ei alguem sabe me dizer quando o livro vai ser lançado aqui em viana?

CARLITO MAIA disse...

A NOSSA QUERIDA VIANA AINDA NOS TRÁS ALEGRIAS, FUI ALUNO DO PROFESSOR FRANCO NO CURSO DE GEOGRAFIA NO CAMPUS DE SÃO LUIS, QUANDO ESTE LIVRO AINDA ERA UM SONHO. PARABÉNS PROFESSOR, VC MERECE.

Franco disse...

Obrigado Gente!
Será dia 15.12 o lançamento em Viana. Faremos uma boa divulgação sobre horário e local.
Ao amigo uemiano um grande abraço e obrigado pelo apoio e incentivo. Ao amigo Carlito, só alegria em tocar estas breves palavras. Espero nos encontar o mais rápido possível. Agradeço, de coração as felicitações.Aguardo vces no lançamento.