quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Viana Eleições 2012 – Câmara tem forte renovação de vereadores

O pleito agora é para decidir quem será o presidente da casa legislativa 

Viana - A Câmara de Vereadores de Viana, a partir de primeiro de janeiro, passa de nove para treze vereadores (dois reeleitos e onze novatos), de diversos partidos, constituindo um parlamento plural, cujas ideologias e formação de blocos ainda são desconhecidas, tanto pelo prefeito eleito, Chico Gomes (DEM) assim como pela própria população que os elegeram.

Base aliada de Rilva Luis - só se reelegeram dois
Dos nove vereadores atuais, sete fazem parte da base aliada do prefeito Rilva Luís (PV): Silvio Bedi (PRP) Frank Ribeiro (DEM) Ismael Abreu (PV) Handerson Lobato (PRP) John Kennedy (PR) e Gerson Padilha. Destes, apenas Sívio Bedí (PRP) e João Geraldo (PV) se reelegeram. O vereador Gerson Padilha, que concorreu como vice na chapa de Marcelo Santana, também ficou de fora.
Dos vereadores da oposição, Dr. Amorim ((PRTB) cedeu a vaga para a filha, Anne Amorim (PRTB) que se elegeu, assim como Jefferson Gomes (DEM).

Mulheres

Outra boa novidade entre os novos integrantes da Câmara é o ingresso de três vereadoras, Cielma (PV); Anne Amorim (PRTB) e Leonilde de Quereral (DEM) o que ocasionará um parlamento mais democrático e deixa de ser um “clube do bolinha”, contando agora com a força e a sensibilidade do sexo feminino nas decisões da casa, que com certeza irá se refletir em novas perspectivas para a população.

Veja como ficou a nova composição da Câmara Municipal de Viana (Clique para ampliar).
 
Novo presidente

Viana atualmente passa por uma crise institucional, a partir da cassação do prefeito Rilva Luís, em 11 de setembro deste. Em seu lugar, assumiu o vice, Benito filho (DEM) que ficou no cargo apenas 21 dias e, segundo os observadores, foi o principal articulador da arrancada da coligação “Viana com respeito” que elegeu Chico Gomes. O atual presidente da Câmara, o vereador João Geraldo (PV) tem fortes ligações políticas e pessoais com o atual prefeito Rilva, que reassumiu em nove de outubro, depois das eleições, porém, rumores nas hostes políticas pregam que está em curso uma negociação para mantê-lo no comando da casa.

Vereador Jefferson Gomes
Outro que corre por fora e que tem grandes chances de emplacar, é o vereador reeleito, Jefferson Gomes (DEM) por motivos até muito óbvios; é do mesmo partido do prefeito eleito, Chico Gomes; manteve coerência política ao romper com Rilva Luis, assim que este rompeu com o vice Benito filho, do qual tem relações familiares; sua mãe, a professora aposentada e ex-vereadora, Vilma Reis, atuou como uma das coordenadoras da campanha de Chico Gomes, do qual tem fortes ligações políticas e de amizade.

Jefferson é político da nova geração, bem articulado e conhecedor da situação vianense. Sua condução a presidência da Câmara de Vereadores de Viana, no entanto, vai depender da sua habilidade de negociação e, claro, do direcionamento que Chico Gomes tomará ao assumir o cargo a partir de 2013.

Da Redação do Vianensidades

4 comentários:

Anônimo disse...

Para fazer execer a funcao da camara legislativa que e defender o povo fiscalizar as acoes do executivo a melhor opcao seria o jefferson gomes, pois nao se vendeu, rompeu com o governo por nao pactuar com a corrupcao que havia, por mostrar que ainda tem politicos honestos. E um dos poucos vereadores esclarecidos, que sabe o pq de esta ali, de propor projetos, de saber expressa enfim esse homem e a unica melhor opcao para representar o povo vianense.

Anônimo disse...

Chico gomes se tu for um cara justo ajudara na escolha do jefferson a presidencia, pois ele em varios momentos da sua trajetoria politica foi seu amigo e companheiro de todas as horas. Se na minha casa voce teve 07 votos deva a ele

CARLITO MAIA disse...

COMENTA-SE EM VIANA QUE TEM UM DESSES VEREADORES QUE É MARINHEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM QUE GASTOU NA CAMPANHA CERCA DE 300.000. O QUE VC SABE DISSO LUIZ? ABRAÇOS.

Luiz Antonio Morais disse...

Eu não sei de nada rsrsrsr. Vamos torcer pros homens trabalharem. Grato pela participação. Sds.