quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

EDITORIAL - O triste fim de um déspota


A velha e combalida Viana - baixada maranhense - já caminha para o seu terceiro centenário de existência. Até meados da década de oitenta - a cidade que ostenta um majestoso lago no período invernoso - entre outros expoentes culturais, também era tachada de “cidade de pescadores”. Fazia sentido. A população era menor, o lago não estava poluído nem assoreado e a fartura do pecado não deixava ninguém passar necessidade. Bastava um apetrecho de pesca e pronto. A bóia estava garantida em qualquer época.

Ainda na década de oitenta, Viana foi interligada ao resto do estado por meio das construções de duas importantes pontes: a do Igarapé do Engenho e também do Povoado Cachoeira, sobre o Rio Pindaré, permitindo o tráfego rodoviário com mais facilidade pela MA-014 que finalmente ganhava asfalto, do trecho Vitória do Mearim até Pinheiro.

Era um sinal de progresso, acompanhado da evolução tecnológica permitindo assim que uma pequena minoria tivesse acesso aos noticiários em áudio e vídeo, por meio da TV. Assim, disseminou-se também entre o nosso meio político, entre outras coisas, a cultura da corrupção, da roubalheira do dinheiro público, do enriquecimento ilícito e das maracutaias no submundo do poder.

Em sua longa história, pouco se conhece de gestores vianenses com vocação para choques de gestão ou ambições progressistas. Tudo muito feijão com arroz, só pro gasto e também para o não comprometimento com setores da Justiça: tudo certinho, feito o dever de casa e, sem os olhos da imprensa para revelar irregularidades que, a bem da verdade, sempre existiram.

Com a implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei Complementar nº 101, para controle dos gastos de estados e municípios, além de também promover a transparência dos gastos públicos, criou-se também inúmeras e nefastas formas de burlar verbas que por moralidade e dever público, deveriam ser aplicadas somente em benefício do povo.

Bom, toda essa lenga lenga acima é somente para justificar a desenvoltura do famigerado grupo político que - para o bem de todos e felicidade geral dos vianenses - está deixando o poder. Com eles, instalou-se criminosamente em Viana a cultura do “farinha pouca meu pirão primeiro”. Mas, ledo engano: tinha “farinha” com fartura na Prefeitura, menos para o sofrido povo. O grupo político encabeçado pelo PT – Partido dos Trabalhadores, oficializada pelo PV – Partido Verde, entre outros, montou uma quadrilha super eficiente na arte de desviar o erário, com ramificações espalhadas por laços familiares e de amizade, todos treinados e protegidos pela mão suja do principal comandante: o prefeito Rilva Luís (PV). Um sátrapa que em matéria de dissimulação só se assemelha ao ex-presidente Lula e seus aloprados do mensalão. Rilva afirma a todos que “nunca sabia de nada” sobre o desastre que foi sua caótica administração de oito anos. Ou seja, um legítimo santo do pau oco ou um lobo em pele de cordeiro.

A Educação foi abandonada e os resultados estão em uma imponente mansão com vidro fumê, câmeras de segurança e conforto de um Sheik do Petróleo, localizada no bairro Campo Novo, em Viana; no fornecimento e desvio de verbas e merenda escolar; nos aluguéis de imóveis e veículos de familiares, além do abandono das escolas municipais. Prova dos nove: os gestores milionários.

A Saúde está completamente na UTI, em estado terminal. A titular dessa importante pasta, sempre se comportou igual macaco em loja de louças. Quando a Justiça afastou o prefeito Rilva Luis, em 11 de setembro, antes que sumissem com tudo, foram aprendidos centenas de documentos com autorizações em timbrado e com assinatura, para aquisição de cachaça, remédios para bicheira de cavalo, bolsas, sapatos sociais, tênis, chuteiras, patrocínios para festa de “beijar bode” entre outras atrocidades que estão sendo periciadas pela Polícia Federal e a CJU – Controladoria Geral da União. Tudo, menos saúde para o povo.

A folha de pagamento da prefeitura é um testamento criminal jamais visto em administrações municipais: mais de três mil funcionários fantasmas, sem trabalhar, muitos com sobrenomes de famílias que, pelo sobrenome, a honradez e o prestígio que gozavam na cidade, não precisariam se beneficiar com o dinheiro do povo vianense, por estarem bem empregados e ou aposentados dos seus ofícios. Uma vergonha lamentável!

A malha viária e os principais logradouros da cidade (entre eles as praças e o Centro de Abastecimento na Barra do Sol) se equivalem a um solo lunar, com buracos, lixo, urubus, esgoto a céu aberto: abandono total. Sem falar da iluminação pública de péssima qualidade.

E tudo isso é pouco diante da esculhambação da máquina administrativa que o novo prefeito Chico Gomes (DEM) vai herdar a partir de janeiro. Somente após uma rigorosa auditoria, poder-se-á tomar conhecimento do rombo e das medidas de emergência para tentar controlar o barco no meio da tormenta. E a situação - não tenham dúvidas -, é mais grave do que se imagina.

E, no apagar das lamparinas, o pior prefeito de todos os tempos em Viana, ainda tem a cara de pau de divulgar por meio de um jornal chapa-branca, uma espécie de balanço das ações da Justiça, que o apearam do poder, de forma que o povo tivesse conhecimento dos seus desmandos. Isso sim com certeza contribuiu para a derrota do fantoche que ele patrocinou e queria eleger para continuar em um terceiro mandato. O povo, felizmente, acordou e deu o troco que ele merecia, assim como alguns vereadores aliados que não se reelegeram. 

Nestes últimos dias de mandato, o atual prefeito, quiçá alguns dos seus familiares e seguidores mais próximos podem deixar a cidade para locais desconhecidos, talvez com algum remorso na consciência, porém com os bolsos recheados de dinheiro (sujo) público. Mas, a Polícia Federal e a Justiça têm condições e estruturas eficientes para localizá-los e fazê-los prestarem contas dos seus atos. E ainda tem a Justiça Divina, esta que nunca falha!

O final feliz deste artigo é que VIANA ESTÁ LIBERTA! E dias melhores virão!

Quanto ao nosso último tirano, a história se encarregará de levá-lo ao ostracismo de onde nunca deveria ter saído. 

TRISTE FIM!!!

7 comentários:

Pedro Bolha disse...

Espero que um dia tu não precise contar a VERDADEIRA estória de como esse "novo grupo" alcançou o poder.

Luiz Antonio Morais disse...

O povo está mais interessado é saber como vai rececer seus salários atrasados e como a prefeitura vai sair do atoleiro que está ficando. Simples assim.
Sds.

Anônimo disse...

Oh Pedro Boia... pelo visto vc tb tava torcendo pela derrota do Chico... kra votar em Magrado um um cara sem história politica em Viana, que passou a campanha ostentado em dinheiro de agiotas, devendo até a cueca que veste... imagina o que esse kra não ia fazer nessa administração??? é só ver quem tava cm ele... o Zé,Daniel, Garimpeiro.... ixxxi a lista é grande... o outro o tal de Marcelo Santana é seria um pau mandado... e vc vem pra k falar em novo grupo... kra vê se emenda... maluco... temmos q torcer pra o Chico fazer uma boa administração e tirar Viana desse caos em que se encontra. como diz o Blogueiro.... Simples assim....

Anônimo disse...

E outra vc devia ta espera de uma boquinha né "Pedro".... por isso... tá defendendo o outro lado... xupa....xupa.... é chororo....kkkkk

Anônimo disse...

Pelo que parece, a vitória do Chico entorpeceu o passado.

Anônimo disse...

PEDRO BOLHA TU MESMO É UM ALOPRADO,E DEVE SER UM DOS PUXA SACO DESSE BANDO DE LADRÕES,VELHO NÃO INTERESSA COMO FOI O NAIS IMPORTANTE É QUE SAIU OS PILANTRAS

Anônimo disse...

Pedro Bolha, acorda meu vei, reflita só um pouquinho, das inúmeras lástimas desta administração, nas crianças pobres da Zona Rural estudando no calor, em escolas sucateadas e comendo macarrão com sardinha. Tenha dó meu querido, poupe seus dedos.