sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Professor vianense lança livro na Ufma


José Raimundo Campelo Franco


São Luís - Como parte das atividades do I Simpósio Maranhense de Geomorfologia Ambiental, o professor José Raimundo Campelo Franco lançou o livro Segredos do rio Maracu no dia 20/11/2012 às 19:30 horas no auditório setorial do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Estiveram presentes no evento vários autores maranhenses e também autores consagrados de outros estados, como Antonio José Teixeira Guerra (UFRJ) e Dirce Suetergaray (UFRGS).

Franco contou ainda com presença de parentes e amigos onde se incluíram professores da UFMA (Campi São Luís e Pinheiro), da UEMA, de escolas públicas e conterrâneos vianenses.
Prestigiaram o lançamento da obra, gestores municipais como o Nélio Júnior (assessor do prefeito eleito de Viana Chico Gomes) e Joel Franco, prefeito reeleito do município de Cajari, e ainda representantes sindicais como Cleinaldo Lopes (Presidente do Sintsep) e Williandickon Garcia (Simproessema de Viana) que endossaram com suas presenças, o quanto é importante uma obra dessa magnitude acadêmica (o mais expressivo trabalho científico desse jovem autor maranhense até o momento). Certamente ainda virão muitas outras obras.

O ponto alto do evento foi a palestra de apresentação da obra feita pelo Prof. Franco, o qual exaltou o caráter inédito da obra que versa sobre os lagos da Baixada Maranhense. Explicou sobre a proposta de discussão que deve ser direcionada aos lagos regionais da Baixada Maranhense, onde frisou a importância da obra para o planejamento ambiental, territorial e urbano, assim como a nova inserção de componentes curriculares para os estudos de Geografia do Maranhão.

Bem aceita e apreciada pelos presentes, a obra foi prefaciada pelo Prof. Dr. Antonio Cordeiro Feitosa, um dos pesquisadores catedráticos dos conhecimentos de Geografia do Maranhão.
No mesmo evento, o autor apresentou um trabalho científico intitulado Arroz de várzea e a susceptibilidade ecológica dos lagos de Viana na Baixada Maranhense.

A próxima noite de autógrafos será na cidade de Viana (MA) no dia 15.12.2012 as 19 horas na praça do seu Gegê, ao lado do Banco do Brasil. (confirmado pelo autor).
Haverá ainda uma terceira e quarta noites de autógrafos, desta vez na cidade de Pinheiro (MA) e Cajari (MA) (datas a confirmar pelo autor).

Confira abaixo momentos do evento.

























 

Nenhum comentário: