quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Chico Gomes assume e aponta o rumo

Depois de tomar posse, prefeito eleito de Viana reúne secretariado, cobra austeridade e resultados

Momento histórico - o prefeito Chico Gomes assina o primeiro ato administrativo da sua gestão
Viana – Depois das festividades do ano novo e de uma concorrida solenidade de posse, nas primeiras horas de 2013, no Grêmio Cultural, o prefeito eleito de Viana, Chico Gomes (DEM) reuniu o seu staff administrativo na manhã do dia 02 para tomarem conhecimento da real situação do município.
Secretariado durante a reunião
Os trabalhos foram iniciados com uma breve saudação da primeira dama, dona Alinete Gomes e do Secretário de Finanças, Augustus Gomes, que deram as boas vindas ao primeiro escalão do governo. 
Em seguida foi feita uma oração e a leitura de um Salmo, com todos de pé e mãos dadas, invocando proteção divina para o novo mandato que se inicia. Em seguida, o Procurador Municipal, Ezequiel Gomes leu as duas últimas leis municipais que regulamentam o funcionamento da máquina administrativa, que passará por uma breve reforma, além do decreto de estado de emergência.

A expectativa era grande sobre o que fazer e por onde começar uma nova gestão, diante do caos físico e administrativo encontrado na prefeitura. Todavia, Chico Gomes, com larga experiência parlamentar e administrativa procurou tranqüilizar a todos e, com serenidade conduziu uma reunião histórica, em que todos os secretários e auxiliares diretos tiveram conhecimento dos novos e grandes desafios que tem pela frente. Depois muitas explanações e esclarecimentos, o novo prefeito assinou o primeiro ato administrativo, decretando estado de emergência no município por 180 dias. 

Pagamentos suspensos 

Chico Gomes alcançou via celular, os gerentes da Caixa Econômica, do Bradesco e do Banco do Brasil, solicitando a imediata suspensão de todos os pagamentos, tanto de servidores contratados assim como dos fornecedores, até que todos os contratos sejam auditados, suas origens e realização de serviços. “Não vou prestar contas de fantasmas”, avisou o prefeito. 

Recadastramento 

Todos os servidores contratados passarão por um recadastramento, de forma que suas situações de contrato, tempo de serviço e assiduidade no serviço público sejam comprovadas, dentro das leis. Quem não estiver trabalhando ou com a situação regularizada está automaticamente afastado, sem direito a receber salários. 

Consignados 

Um dos maiores abacaxis herdados pelo novo prefeito diz respeito a empréstimos consignados efetuados pelos servidores, cujas parcelas foram recolhidas pela prefeitura (ou pelo prefeito Rilva Luis) e não repassadas à Caixa Econômica Federal do município, totalizando um rombo e prejuízos de mais de R$ 500 mil. E, para piorar, todos os servidores que fizeram esses empréstimos tiveram seus nomes incluídos no SPC e Serasa. Segundo Chico Gomes, o ato se trata de crime de apropriação indébita e os gestores anteriores serão responsabilizados criminalmente, pois esses descasos praticamente “quebraram” o banco. 

Raspa geral 

Ainda no feriado de primeiro de janeiro, os secretários visitaram o prédio da prefeitura, a convite da chefe de gabinete, Hildelena Costa, onde encontraram um cenário de desolação e abandono. Todos os computadores e materiais de expedientes foram surrupiados. Até a panelinha de passar café sumiu da cozinha de prefeitura. Durante a visita, uma pequena chuva também revelou que o prédio está repleto de goteiras, gambiarras na parte elétrica, pisos e rebocos danificados, mobiliário sucateado, além de uma grande dívida com energia elétrica. Nas outras secretarias, o cenário não era diferente. Alguns secretários de serviços essenciais mal tiveram seus nomes anunciados e já tiveram que trabalhar ainda na noite de segunda-feira, para solucionarem demandas na saúde, abastecimento e limpeza pública.

Por fim, Chico Gomes e todos os secretários, fecharam acordo para que no prazo máximo de vinte dias, apresentem diagnósticos por escrito e com fotografias de suas respectivas pastas, para sejam tomadas as medidas cabíveis de funcionamento. Esses relatórios serão entregues ao o vice-prefeito e Secretário de Governo, Oliveira Júnior.

Ainda reunião foi anunciada a criação de uma CPL (Comissão Permanente de Licitação; a Controladoria do Município (pasta inédita) além da Procuradoria Jurídica do Município, a cargo do experiente advogado, Ezequiel Gomes.

Segundo Chico Gomes, esse novo estilo de governar, amparado na lei de responsabilidade fiscal, transparência e deveres de um gestor público, objetiva atender os anseios e expectativas da população por um novo tempo, recuperar a auto-estima dos vianenses e colocar a cidade dos lagos nos trilhos do progresso e do desenvolvimento, com respeito e reconstrução. 

CONHEÇA OS NOVOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS


- ADMINISTRAÇÃO: Nozor Lauro Lopes de Sousa Filho (Advogado e ex-vice-prefeito na gestão Daniel Gomes)


- ASSISTÊNCIA SOCIAL: Suzane Muniz Mendes (Ex-candidata a vereadora)


- CHEFE DE GABINETE: Ildelena Trindade Costa (Ex-secretária da Câmara Municipal de Viana)


- CULTURA:  Rogério Castro Gomes (Cantor, compositor e imortal da Academia Vianense de Letras)


- DESENVOLVIMENTO E ABASTECIMENTO: José Joaquim Campelo (Agrônomo e Técnico da AGERP)


- EDUCAÇÃO: Carlos Augusto Furtado Cidreira (Ex-vereador, Ex-prefeito na gestão Messias Costa, Ex-secretário de Saúde e Educação)


- ESPORTE E LAZER: Getúlio Tadeu Gomes Júnior (Ex-candidato a vereador)


- FINANÇAS: Augustus Rodrigues Gomes (Coordenador de campanha de Chico Gomes)


- GOVERNO: Raimundo Oliveira Junior (Advogado, ex-candidato a prefeito e atual vice-prefeito de Viana)


- INFRA-ESTRUTURA: Francisco Xavier Gomes Junior (Empresário e pecuarista)


- IGUALDADE RACIAL: Edilson Coelho Oliveira (Ex-candidato a vereador, acadêmico de Direito pelo CEUMA)


- JUVENTUDE: Adgerson Paulo Serrão (Professor e líder estudantil)


- MEIO AMBIENTE: Laurinete Costa Coelho (Professora, historiadora, compositora e folclorista)


- PESCA: João Jarbas Bezerra (Ex-candidato a vereador e pecuarista)


- PLANEJAMENTO: Francisco Serra Vieira (Ex-secretário de finanças da Gerência Regional de Viana, Finanças do Hospital Regional José Murad e um dos coordenadores da campanha do prefeito eleito Chico Gomes)


- PROCURADOR MUNICIPAL: Ezequiel Pinheiro Gomes (Advogado, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Viana)


- SAÚDE: Maria Edna Araújo Silva (Ex-vereadora e bancária)


- TRÂNSITO: Washington de Jesus Veloso (Oficial aposentado das Forças Armadas)


- TURISMO: Geraldo Pereira Costa (Empresário e presidente do Comitê de Patrimônio Histórico, Artístico e do Meio Ambiente de Viana)


- URBANISMO E SANEAMENTO BÁSICO: Charles Elior Mendes Aires (Engenheiro Civil)

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Viana

5 comentários:

Rubens disse...

KRA NAO ESTOU AKI PRA PUXAR O SACO DE NINGUEM VIVO ATÉ PQ NÃO DA PREFEITURA PRA FAZER ESSE TIPO DE COMENTÁRIO. É LOUVAVEL A ATITUDE DO NOSSO NOVO PREFEITO CHICO GOMES JÁ ASSUME MOSTRANDO O RUMO A SER SEGUIDO. NÃO TENHO DÚVIDAS QUE O MESMO FARA UMA DAS MELHORES ADMINSTRAÇÕES DO EXECUTIVO MUNICIPAL DO MARANHÃO... PARABÉNS A SUA EQUIPE E TB A SOCIEDADE VIANENSE POR TER ESCOLHIDO UM HOMEM EXPERIENTE E TRABALHADOR, CONHECEDOR DAS DORES DO NOSSO POVO E COM FORÇA DE VONTADE PRA MUDAR O RUMO DE NOSSA CIDADE... VIANA ENTRA EM NOVO TEMPO.. TEMPO DE CONQUISTAS E VITÓRIAS.. NÃO TENHO DÚVIDAS DISSO...

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação, Rubens. abço.

ROBSON LOPES disse...

LUIS, E A FORMAÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL, COMO FICOU?

Luiz Antonio Morais disse...

Vamos digulgar assim que a câamara disponibilizar, Ok. Valeu!

Anônimo disse...

Vamos começar a trabalhar,fui visitar a cidade esse final de semana e nada,passei em outro municipios e os gestores já deram o pontapé inicial.
Vamos lá chega de reunião ja é hora de tomar atitude, o passao pertence aos orgão de controle,certo.