segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Prefeitos de Viana e de Cajari firmam parcerias geográficas


Joel Franco prefeito de Cajari e Chico Gomes , prefeito de Viana, discutem parcerias
São Luís – O prefeito de Viana, Chico Gomes (DEM) e o prefeito reeleito de Cajari, Joel Dourado Franco (PRB) reuniram-se no dia 9 de janeiro, na sede do IMESC - Instituto Maranhense de Estudos Cartográficos, em São Luís, com as presenças de Fernando Barreto, presidente e Josiel Ferreira, diretor do órgão.
Fernando Barreto presidente do IMESC
Josiel Ferreira diretor do IMESC
Na ocasião foi apresentado aos dois prefeitos - que estavam acompanhados dos seus assessores Nélio Júnior e Elson Araújo estudos que indicam a possibilidade de algumas alterações nos limites dos dois municípios para que as ações de governo cheguem de forma mais rápida devido à proximidade geográfica das sedes das duas cidades.
Élson Araújo - Assessoria Cajari
Um dos temas discutidos foi o remanejamento de posse de dois povoados, Santa Teresa, mais próximo de Cajari, e o conhecido Mocoroca, que é território cajarienese, mas está mais a vista de Viana. A idéia seria “trocar” os povoados, um pelo outro, com o aval do IMESP, cujos diretores fizeram uma explanação com apoio de vídeos, de como seriam feitos os levantamentos para a inversão dos direitos de propriedade das duas comunidades.

Nélio jr.  - Assessoria Viana
O prefeito de Cajari, Joel Dourado Franco, que já foi contemplado com um acordo anterior entre os municípios de Vitória do Mearim, Igarapé Grande e Monção, que definiu a localidade Gameleira como área cajariense, reafirmou também a vontade de estabelecer parcerias com Viana, não somente na questão territorial, mas em todas as políticas públicas que beneficiem a região, já que esse diálogo não existiu com a administração anterior. Da outra parte, o prefeito Chico Gomes concordou com o avanço dos estudos para a definição desses territórios e se comprometeu a confirmar a Cidade dos Lagos como Pólo de Desenvolvimento da região. “Conto com a participação de todos os amigos, prefeitos vizinhos da Baixada, conclui Chico Gomes. 


Ascom - Prefeitura de Viana

2 comentários:

ROBSON LOPES disse...

Louvável a decisão tomada pelos gestores dos municípios vizinhos.

Seria interessante que todos os prefeitos da Baixada firmassem parcerias entre si, visando objetivos comuns a ser alcançados.

É cediço que em algumas regiões maranhenses as decisões são tomadas por Associações de prefeitos dessas regiões, com a devida aquiescência da Federação de todos os demais municípios do Maranhão - FAMEM - a quem cabe representá-las perante o Estado e a União em todos os atos relacionados com os projetos elaborados, de acordo com a necessidade e probabilidade de execução de cada um dos seus membros.

A Baixada precisa, em tese, ser independente; para tanto,necessita de unidade politica e gestão administrativa eficaz, buscando sempre canalizar recursos para investimentos nos municípios que a compõe.

Dessa forma, imprescindível a criação da Associação dos prefeitos da Baixada Maranhense, onde o principal critério para presidi-la seria o reconhecimento do mérito administrativo municipal, atestado por membros do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público Estadual e Sociedade Civil Organizada.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação, Robson. Torçamos para que com essa nova safra de prefeitos e outras coinciências administrativas, a nossa Baixada finalmente renasça das cinzas para o progresso e o desenvolvimento. Abraço.