segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Reunião para resgatar os bons carnavais vianenses


Viana – Depois de empossado no cargo de secretário de cultura, o multifacetado Rogéryo Du Maranhão já tem pela frente a tarefa de realizar o primeiro carnaval vianense na gestão do prefeito Chico Gomes.

Com pouco tempo e pouca verba, Rogéryo já está em campo e, ontem (06) reuniu sua equipe e os carnavalescos vianenses em um hotel da cidade, para o primeiro de vários encontros que vão buscar saídas para a realização da folia de momo deste ano. O novo secretário pretende fazer um resgate das tradições vianenses, como os blocos e escolas de samba, passeando por toda a cidade, como nos velhos tempos. “Queremos que o povo participe e que os artistas vianenses sejam valorizados e sintam orgulho de fazer parte da festa”, disse Rogéryo ao Blog.

Rogéryo - aposta nos artistas de Viana
O tema para o carnaval vianense 2013 “índio quer apito” já induz para características locais, pois Viana era uma aldeia. As brincadeiras terão apoio total da prefeitura, por meio da secretaria de cultura, e a cidade terá uma ornamentação temática, de forma que os visitantes e turistas se divirtam com tranqüilidade, revivendo os velhos carnavais. Em outras reuniões, serão conhecidas outras medidas que busquem atender todos os públicos, além dos locais das brincadeiras.

O desejo do prefeito Chico Gomes é que o carnaval não perca a sua essência, mas que seja realizado dentro da atual realidade financeira da prefeitura. “Não podemos disponibilizar mais de um milhão para pagar bandas de fora”. “É preferível manter esses recursos e gerar emprego e renda dentro do município”, disse o prefeito em reunião com os novos secretários.

Ascom - Viana-MA

9 comentários:

João disse...

Como vamos gerar emprego e renda para a população se na cidade não tiver atrações que "chamem" as pessoas? Carnaval mudou muito e não podemos ficar pra trás, infelizmente o que atrai pessoas de outras cidades para passar o carnaval são as atrações chamativas, a exemplo de Pinheiro, que contratou um "arsenal" de bandas e certamente terá uma grande quantidade de visitantes este ano. Acho que fazer um carnaval totalmente local não será um bom atrativo para a cidade. Resgatar antigos carnavais, como forma de fazer com as pessoas conheçam, é uma boa atitude, mas não se pode fechar as portas para os "fenômenos" que arrastam as pessoas para as cidades. Tentem mesclar um pouco de tudo, que será muito mais interessante.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. Faz sentido sua observação, mas, como afirmamos, o evento vai se adaptar às condições financeiras do momento. E, serão os próximos encontros que definirão as outras áreas de atuação da secretaria no carnaval. No texto não afirmamos que não teremos banda. Quem sabe, uma ou duas. Vamos aguardar as definições. Abc.

Anônimo disse...

É bastante louvavel a ideia de fazer como nos antigos carnavais,entretanto temo que ver a realidade atual,e o mais importante o carnaval não deve ser feito só para aquele momento mais deve ser voltado para atrair pessoas para conhecerem a nossa cidade em outras epocas,de um modo especial no São João e no periodo de cheia do nosso lago que este ano promete.obg

Anônimo disse...

A cidade so tera um bom movimento se troxe bandas de fora!!!!!

CARLITO MAIA disse...

ACHO EXCELENTE A IDÉIA DE RESGATAR O CARNAVAL, EM QUÊ ADIANTA CONTRATAR UM ''ARSENAL'' DE BANDAS E ELAS TOCAREM AS MESMAS COISAS, CUIDANDO BEM DE VIANA ELA SERÁ SEMPRE UM ATRATIVO, JÁ QUE É MUITO PERTO DA CAPITAL. NÃO DÁ É PRA VER UM MONTE DE BANDAS TOCANDO FORRÓ EM PLENO CARNAVAL. ABRAÇOS, CARLITO MAIA.

Anônimo disse...

Que beleza ! ficaremos livres então dos forrós com guitarra e dos axés do "CHICRETE COM BANANA" ?? Nos dê infra estrutura e segurança para nativos e visitantes, apoio num primeiro momento aos blocos e escolas de samba( ainda existe??) após, cada uma se vira com sua criatividade,promoções etc. Quem sabe Mangueira,Nadinhas,Gaviões,Bicharada,Ritos e Mitos,Alcool Ìris e outros não se animam ??? Bons tempos aqueles, com exceção do apartheid do GLRV. Saudações do vianense de coração e por adoção.
Carim Neto











~e

tiago top10 disse...

Eu em ja comecou MAL!
Que carnavalesco que tem em viana,fala serio,carnaval tradicional so presta em cidades historicas como ouro preto ,olinda e etc.
Nao e nese buraco chamado viana ,ainda bem ke tem pinheiro ,que dale de 10-0 em viana,fala serio!

Luiz Antonio Morais disse...

Pois é, meu caro Neto. A idéia retrô do Sec. Rogéryo ainda está encontrando dificuldades e resistências, mas, só saberemos mesmo se vai ser sucesso, testando novas e antigas tendências, de forma que os vianenses também retornem para o nosso bom e velho Carnaval. Além do mais, com os cofres vazios, não dá nem para pensar em bandas de forró. vamos nos divertir sim, como nos velhos tempos. É uma boa iniciativa sim. Abraço.

Luiz Antonio Morais disse...

Caro Thiago. Se você é vianense, sabe ou deveria saber que Viana com 254 anos á a quarta cidade mais antiga do estado. E, também é uma cidade histórica. Lamentável mesmo é a falta de amor dos seus últimos gestores, que só amavam mesmo o próprio bolso e deixaram a cidade destruída. Quem ama, cuida! Vamos cuidar e nos orgulhar da nossa terra. E quem quiser carna-forró, na vizinhança tem pra todo gosto! Sds.