sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Audiência Pública discute Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Viana - A Prefeitura Municipal de Viana, através da Secretária Municipal da Cidade e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizaram na tarde do último dia 27 de novembro, na Escola Maria Léo, Audiência Pública para debater e formalizar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O evento também serviu para discutir as metas e ações que serão implementadas nos próximos anos, no município de Viana.

Participaram da Audiência o Secretário Municipal da Cidade Charles Elior; Secretária de Meio Ambiente Lurinete Costa; Secretário de Habitação Leonardo Barros; Secretária da Mulher Rose Barroso; Secretário de Agricultura Joaquim Campelo; Secretário da Pesca Jarbas Bezerra; representado o Secretário de Educação Jucinalva Meireles, os agrônomos Neto Costa e Marcos Carvalho, comunidades civis e sociedade em geral.

Uma particularidade desse plano, é que todo ele, foi elaborado por técnicos funcionários do município, em parceria com a sociedade local, todos conhecedores da realidade do Município.
De acordo com o agrônomo Neto, Viana precisa desse plano, pois nele contem o gerenciamento, o planejamento e as estratégias para o destino correto dos resíduos sólidos da cidade. “Viana agora tem um plano e só quem ganha é a população”, diz.

Outro ponto discutido foi a participação da Secretaria de Educação como fonte de conhecimento, no sentido de esclarecer a comunidade estudantil da necessidade de mudança de hábitos. “Já existe um trabalho no sentido de esclarecer os jovens estudantes. Para tanto, realizamos seminários, palestras, conferências, todos voltados para a educação ambiental”, explica Jucinalva Gonçalves.
A secretária Laurinete salientou que é de extrema importância a integração das secretarias municipais, para que juntas e irmanadas possam colocar o plano em prática, e assim, concretizar esse sonho que é dar o correto destino aos resíduos sólidos produzidos no Município.
Segundo o secretário Charles, o ano de 2013 serviu para o planejamento das políticas públicas, a fim de colocá-las em prática, a partir do início de 2014. “É um trabalho árduo, mas, com afinco e com o efetivo apoio do prefeito Chico Gomes alcançaremos os nossos objetivos, que é uma cidade mais limpa, educada e que preserve o meio ambiente”, finaliza Charles. 

Diagnóstico 

Foi apresentado durante o evento o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no Município de Viana, realizado em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com base nesse diagnóstico, acredita-se que Viana está produzindo o equivalente a 4 toneladas de resíduos sólidos diariamente. Uma demanda que precisa ser cuidada com responsabilidade. O estudo engloba todos os tipos de resíduos e os dados servirão para a criação de um sistema de informações que poderá ser facilmente atualizado durante a execução do PMRS, que está prevista, inicialmente, para os próximos 20 anos. 

Ascom / PMV - Fotos Marinildo Serejo

Nenhum comentário: