segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Lourival Serejo lança “Pescador de Memórias” em Viana

Obra de estreia do autor na poesia é lançando na sede da prefeitura municipal

Viana – Lourival Serejo apresentou aos seus conterrâneos, no último sábado (23) o seu primeiro livro de poesias, Pescador de Memórias. Na obra, o autor utiliza-se do universo lírico do lago de Viana como fonte de inspiração: os pescadores e suas redes, as canoas, o silêncio das águas, as chuvas do inverno e tudo o mais que o velho lago fez transbordar na sensibilidade do novo poeta.

O evento aconteceu nas dependências da prefeitura municipal, que passou recentemente por uma completa reforma em toda sua infraestrutura, constituindo-se, portanto em um cenário bastante adequado para esta solenidade, tendo em vista que depois de décadas o poder público vianense se reaproxima do universo cultural e acadêmico, sinalizando uma parceria digna de elogios e reconhecimento.
Poeta Lourival Serejo e Chico Gomes
A solenidade que teve como anfitriões o prefeito Chico Gomes e a primeira dama, dona Alinete Gomes, contou com presenças ilustres, entre elas, a secretaria estadual de cultura, Olga Simão; a adjunta da Cultura, Marlilde Mendonça; a imortal da Academia Maranhense de Letras e ex-secretária estadual de cultura, Laura Amélia Damous Duailibe; a ex-procuradora geral do estado, Fátima Travassos; a promotora Núbia Gomes; o ex-prefeito Benito Filho; acadêmicos da AVL-Academia Vianense de Letras; secretários municipais, vereadores, familiares do autor, dentre outros convidados.
A primeira dana, dona Aline Gomes, Laura Amélia Damous e secretária de cultura, Olga Simão
Com prefácio do professor, acadêmico da AVL e Mestre em Teoria Literária, Joaquim Gomes e ilustrações e capa de Jesus Santos, Pescador de Memórias foi lançado com o selo da Academia Maranhense de Letras.

Em seu pronunciamento, o poeta lembrou-se das suas raízes vianenses e do universo cultural, artístico e paisagístico da cidade onde nasceu, reduto das fontes em que bebe para externar seus sentimentos de escritor, historiador, ficcionista e poeta. “Este livro não nasceu do dia para a noite. Não foi sentar e fazer, é o resultado de anos de trabalho. Cada frase, cada palavra foi colocada em seu devido lugar com bastante cuidado. Só depois de satisfeito resolvi apresentá-lo a sociedade”, disse Lourival Serejo.

Já a secretária de cultura, Olga Simão, relatou o apoio que o Governo do Estado tem estendido ao município na área cultural, elencando inúmeros convênios de parceria para eventos folclóricos, como o Carnaval, o São João, festas religiosas, entre outras. A secretária ainda transmitiu uma boa notícia que é a inclusão da reforma da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no Bairro da Matriz, na Lei Estadual de Incentivo à Cultura em vigor desde 2011, que propõe atividades e eventos de caráter artísticos, culturais e esportivos, selecionados através de projetos que são avaliados pela secretaria da Cultura. A Lei Estadual de Incentivo à Cultura funciona nos mesmos moldes da Lei Federal, também conhecida por Lei Rouanet, que permite que empresas e cidadãos possam investir em cultura.

 
Em sua fala, o prefeito Chico Gomes exaltou a importância de receber e apoiar o lançamento da obra do poeta Lourival Serejo, enalteceu a importância da Academia Vianense de Letras no cenário cultural vianense e a sua disposição de colocar o município nos trilhos do desenvolvimento, por meio de inúmeras ações que já estão em curso. A prefeitura adquiriu ainda 50 exemplares do livro Pescador de Memórias que foram distribuídos e autografados pelo autor aos convidados.
Lourival  Serejo autografa o livro para a secretária Olga Simão, observado por Chico Gomes e Fátima Travassos
Sobre o autor

Lourival Serejo de Sousa atualmente é Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão e professor da Escola de Magistratura do Estado do Maranhão. Homem apaixonado pelas letras, é membro das seguintes entidades: Academia Maranhense de Letras Jurídicas (Cadeira nº 10 – patrono Dionísio Rodrigues Nunes); Academia Imperatrizense de Letras (Cadeira nº 4 – patrono Cândido Mendes); Academia Maranhense de Letras (Cadeira nº 35 - patrono César Marques) e Academia Vianense de Letras Cadeira nº 10 – patrono Estêvão Rafael de Carvalho).



Da Redação, com informações do portal da AVL – Academia Vianense de Letras.

Confira abaixo momentos da solenidade:


















Nenhum comentário: