quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Projetos para as questões ambientais da Baixada do Maranhão são apresentados


Uema e Fapema promoveram o II Workshop da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense.

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Fundação do Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) promoveram ontem, no Rio Poty Hotel, o II Workshop da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (Rebax), constituído por apresentações dos 12 projetos de pesquisa voltados a questões ambientais. A programação desenvolvida pela Uema e Fapema prosseguirá na manhã do próximo sábado (30), em São Bento (a 301 km da capital maranhense), na Fazenda Escola do município, com nova exibição dos 12 projetos de pesquisa e atividades com estudantes de escolas públicas dos ensinos fundamental e médio.

Um dos trabalhos apresentados ontem abordou a sustentabilidade e preservação da jaçanã, ave típica da Baixada Maranhense, de corpo leve, que possui dedos e unhas muito grandes, o que possibilita a caminhada da espécie sobre a vegetação aquática flutuante). Segundo o autor da pesquisa, o professor de Zoologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antonio Augusto Ferreira Rodrigues, a caça predatória é a principal causa de diminuição das jaçanãs no território maranhense.

"Em São Bento, cidade em que foi constatada a maior presença de caçadores de jaçanãs, a ave é morta e, em seguida, comercializada em média por R$ 20,00 o par. A venda da espécie também é feita em feiras e mercados livres da região. Durante a nossa pesquisa, também constatamos a existência de 49 espécies distintas de aves na Baixada Maranhense", disse.

Sobre a Rebax, a presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, afirmou que o objetivo do projeto é propor discussões sobre a existência de espécies animais e vegetais e elaborar soluções ao poder público. "Temos trabalhos voltados à preservação de peixes, das matas ciliares, das tartarugas. Enfim, temas que envolvem a Baixada Maranhense como um todo, valorizando os aspectos sociais e econômicos, mas também objetivando manter viva uma parte importante da natureza", afirmou.

Ela também informou que o III Workshop da Rebax deverá acontecer no início do ano que vem. "Na ocasião, ocorrerá as apresentações de novos projetos com outras possíveis soluções ao poder público", disse.

A coordenadora da Rebax, Zafira da Silva de Almeida, destacou a participação dos jovens no II Workshop. "Nosso foco também está voltado aos jovens, que auxiliam no desenvolvimento das pesquisas e podem se tornar futuros pesquisadores", afirmou.

Fonte: Jornal O Estado do MA

Nenhum comentário: