quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Vem aí "o caveirão do Maranhão". PM do Maranhão deve ter comando inspirado no Bope



O comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Aldimar Zanoni Porto, anunciou ontem que vai propor ao Governo do Estado a transformação do Comando de Policiamento Especial (CPE) em algo inspirado no Batalhão de Operações Especiais (Bope) com o intuito de combater facções criminosas em todo o estado. Atualmente no comando do CPE está o coronel Ivaldo Barbosa, que há poucas semanas deixou o comando da 11ª Companhia Independente da PM, na cidade de Presidente Dutra, para assumir a coordenação dos grupos de elites da corporação, em São Luís. 

“Nos próximos dias, vamos apresentar a ideia à governadora Roseana Sarney, pois acreditamos ser esta uma forma de combater e reprimir as ações criminosas, principalmente as mais audaciosas, registradas nos últimos dias, não apenas contra a população, mas contra a própria PM e demais unidades que compõem o patrimônio da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O CPE já existe desde o ano passado, é verdade, porém, estava inoperante, e nossa intenção agora é mostrá-lo nas ruas, colocando à frente nossos mais ostensivos grupos de elite”, informou o comandante-geral da PM. (Blog do John Cutrim)

2 comentários:

Sidcley Pereira Gomes disse...

Acho muito estranho alguns símbolos utilizados por algumas corporações da polícia militar, tipo caveiras sendo cravadas por duas facas, caveiras sendo cruzadas por duas armas. Na minha opinião esse tipo de simbolismo só faz perpetuar mais a imagem negativa que a polícia militar passa para a população, que é a imagem de que a polícia militar é violenta por natureza. E isso não é opinião minha somente, pois em 2012 muitos países da ONU pediram a extinção da polícia militar no Brasil, que é um dos poucos países do mundo onde o políciamento urbano é feito por esses profissionais, uma vez que o próprio treinamento pelo qual eles estão sujeitos os levam quase que em uma atitude de estímulo-resposta tomarem certas atitudes ríspidas. Lembro quando morava em Viana e estava caminhando próximo a uma calçada e um certo chefe da corporação da polícia militar (inclusive aclamado por muitos vianenses)estava passando de carro , me tratou extremamente mal, dizendo que era para eu sair da rua pq eu estava atrapalhando ele. E olha que eu não estava no meio da rua mas próximo do meio fio. Aquela cena tem ficado gravada na minha mente até hoje. Mas enfim, falar não vai adiantar muita coisa.


Sidcley Pereira Gomes
Christchurch-Nova Zelândia

Luiz Antonio Morais disse...

Meu caro Sidcley, satisfação de ler seus comentários sobre cidadania, mesmo estando tão distante, na Nova Zelândia. Eu também já fui vitima da truculência da PM em minha própria terra natal e, o que mais me doeu, foi o fato do recruta, recém alçado a vestir a farda, ser amigo de bairro e de convivências.Vestiu a farda e se achou! É fato que existem exceções, profissionais valorosos na corporação, mas, também existem muitas maçãs podres. E, muitos símbolos que eles utilizam representam com fidelidade os seus modos de agir. Tomara que agora com esse chumbo trocado entre eles e os bandidos, saia como vencedor, o cidadão comum que está no meio das balas perdidas.
Abraço.