quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Artista vianense mostra Traços do Maranhão em São Luís

Artista plástico Botêlho abriu no Museu Histórico e Artístico a mostra Formas e Cores de São Luís, que fica em cartaz até o dia 15. 


São Luís - Maranhense de Viana, mas radicado no Rio de Janeiro há algumas décadas, o artista plástico Botêlho sempre sonhou em montar uma exposição de seus quadros em São Luís. Hoje o desejo se concretizou ele abre, às 19h, na Galeria Floriano Teixeira, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MAM), a mostra Formas e Cores de São Luís, que permanece em cartaz até o dia 15.

O artista, que se define como um impressionista clássico conservador, apresentará aos conterrâneos 25 telas que retratam paisagens de São Luís, Viana e Alcântara. Exercitando o estudo da luz em seus quadros por meio do contraste de claros e escuros, o artista tem como temas preferidos barcos, praias, praças, telhados, casarões, entre outros temas com estreita relação com as cidades.

Para fazer as telas da exposição, Botêlho mudou-se para São Luís e aqui permaneceu pintando por dois meses. “Gosto de estar na rua e de pintar temas relativos a ela. Depois da exposição, ainda pretendo ficar um tempo na cidade produzindo coisas novas”, diz Botêlho.

Botêlho já expôs em importantes galerias do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Vitória e Fortaleza, além de Portugal. Esta última mostra aconteceu em 2011 na cidade portuguesa de Viana do Castelo, que mantém estreitos laços culturais com a cidade maranhense de Viana. “Foram 25 telas pintadas especialmente para esta exposição, inspiradas em pisagens e motivos maranhenses”, relembra o pintor. 

Trajetória – Raimundo Honório Botêlho Neto nasceu em 9 de fevereiro de 1946 no povoado Estrada do Rafael, no município de Viana. Mudou-se para São Luís aos 13 anos, a fim de concluir os estudos. Após trabalhar em diversas atividades, alistou-se no Exército, indo servir em Fortaleza (CE).

O contato mais próximo com as artes plásticas, no entanto, aconteceu depois de sua mudança para o Rio de Janeiro, cidade onde pôde familiarizar-se com o universo das artes plásticas por meio do mestre Antenor Finatti, na Sociedade Brasileira de Belas Artes.

O maranhense teve seu nome incluído entre os artistas plásticos reverenciados na enciclopédia Os vários perfis da arte brasileira, patrocinada pela Petrobras e no volume três do dicionário Artes Plásticas Brasil 89 – seu mercado – seus leilões, publicado pela Editora Inter Arte Brasil.

Botêlho tem trabalhos comercializados por galerias americanas nas cidades de Boston e New York. Entre os prêmios recebidos pelo artista destacam-se Medalha de Bronze no 1º Salão de Ipanema, Prêmio Administração Parque Flamengo no 1º Salão de Marinhas, Medalha de Ouro na 1ª Gincana Nacional de Pintura de Maricá, entre outros.

Formas e Cores de São Luís tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e é uma homenagem que o artista faz a seus pais, já falecidos. “Gostaria que eles pudessem ter visto meus trabalhos expostos no meu estado. Isto não foi possível, mas sei que estarão presentes”, lamenta Botêlho, que incluiu na mostra um retrato pintado por ele na década de 1980 de sua mãe. 

Serviço 

• O quê

Exposição Formas e Cores de São Luís, de Botêlho

• Quando

De 03 ao dia 15

• Onde

Galeria Floriano Teixeira – Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Rua do Sol, Centro

• Visitação

Das 9h às 17h, de terça a domingo.

Fonte: Jornal O Estado do Ma

Nenhum comentário: