sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Dinheiro traz felicidade, sim, mas pede outros fatores


Pesquisa revela que bom salário é o ponto de partida na satisfação dos funcionários, mas só isso é ineficaz
Uma nova pesquisa realizada pelo site de empregos CareerBliss.com constatou que os trabalhadores com salários mais altos são mais felizes em todos os aspectos da sua vida profissional, e não apenas com sua remuneração.

"A felicidade do funcionário define o local de trabalho", diz o executivo-chefe do site, Heidi Golledge. "Mas, se antes a felicidade vinha apenas de um bom salário, hoje é precisop também bem-estar pessoal e profissional."

A CareerBliss analisou mais de 70.000 comentários de funcionários entre 2012 e 2013 e descobriu que o dinheiro pode comprar a felicidade, sim, pelo menos no local de trabalho. Os funcionários foram convidados a avaliar dez fatores que afetam a satisfação na carreira, incluindo o relacionamento com o chefe e colegas de trabalho; ambiente de trabalho; recursos e compensações; oportunidades de crescimento; cultura da empresa; reputação da companhia; tarefas diárias; e controle sobre o trabalho exigido.

A pesquisa avaliou cada fator em uma escala de cinco pontos. Os números foram combinados para uma média geral de felicidade. Em seguida, os resultados foram ordenados por faixa salarial para descobrir quanto ganhavam os trabalhadores mais felizes. O estudo mostra que, se o nível de salário sobe, há um ligeiro aumento na felicidade.

"Compreender os fatores que influenciam a nossa felicidade em todos os níveis da nossa carreira é a chave para o sucesso no local de trabalho", diz Golledge. "Para aqueles em cargos de gerência ou executivos, descobrimos que as tarefas diárias associadas ao trabalho e a reputação da sua empresa impactam mais na felicidade do que no caso de funcionários em cargos mais baixos. Mas também descobrimos que os fatores que afetam a felicidade vão além do salário."

Bradley Brummel, Ph.D. em psicologia do local de trabalho, analisou os dados do CareerBliss e aponta que o dinheiro compra felicidade até certo ponto, mas “ter um trabalho motivador, autonomia, flexibilidade e colegas de trabalho interessantes também influencia".

Fonte:  FORBES Brasil

Nenhum comentário: