segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Famílias de pequenos produtores de Viana recebem kits de apicultura do governo do estado

Duzentas e setenta e nove famílias de Alto Alegre do Maranhão, Anajatuba, Bacabeira, Buriti Bravo, Centro Novo do Maranhão, Colinas, São João Batista, Viana e Zé Doca foram beneficiadas.

A governadora Roseana Sarney entregou, na manhã desta segunda-feira (16), 6 mil kits de apicultura a 279 famílias de pequenos produtores dos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Anajatuba, Bacabeira, Buriti Bravo, Centro Novo do Maranhão, Colinas, São João Batista, Viana e Zé Doca.

A solenidade aconteceu no Salão de Atos do Palácio dos Leões e teve a presença dos secretários de Estado da Agricultura, Claudio Azevedo; da Casa Civil, João Abreu; de Planejamento, João Bringel; das Cidades, Hildo Rocha; de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; de Desenvolvimento Social, Fernando Fialho; do superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), João Batista Martins; do presidente da Federação Maranhense de Apicultura e Meliponicultura (Femamel), Euler Gomes Tenório; do deputado Helio Soares; além de prefeitos e apicultores.
Prefeito de Viana, Chico Gomes e a governadora Roseana durante a solenidade
Foram distribuídos três tipos de kits. O primeiro é composto por 10 colmeias completas, 10 suportes, 2 EPIs, 10 kg cera alveolada, 01 carretilha, 01 formão e 01 fumigador. O segundo é composto por 20 colmeias completas, 20 suportes, 2 EPIs, 20 kg cera alveolada, 01 carretilha, 01 formão e 01 fumigador. E o terceiro kit possui 30 colmeias completas, 30 suportes, 2 EPIs, 30 kg cera alveolada, 01 carretilha, 02 formão e 01 fumigador.

No total, foram entregues 6 mil colmeias a pequenos apicultores, com  investimento total de R$ 2 milhões.

Em seu pronunciamento, a governadora ressaltou o poder de rentabilidade e sustentabilidade da atividade e os benefícios gerados pela iniciativa. “A medida fortalece  o arranjo produtivo da apicultura no estado. Com essa distribuição, nós vamos melhorar a qualidade do nosso mel e estimular a produção, gerando emprego e renda no campo”, pontuou.

O secretário Claudio Azevedo destacou a força do cultivo de abelhas e da meliponicultura no Maranhão. “Ninguém no Brasil tem a qualidade e o potencial de produção de mel que temos. A previsão é que dentro de um período de 4 anos sejamos o maior produtor de mel do país”, avaliou.

Ele contou que, em 2013, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) distribuiu 2.500 abelhas rainhas à Região do Alto Turi, possibilitando o aumento regional da produção de mel. Ao todo, foram colhidas 1.800 toneladas de mel em todo o Maranhão. “Tivemos, este ano, uma colheita de 800 toneladas na área que abrange nove municípios e, com certeza, vamos alcançar uma safra de mil toneladas”, acrescentou.

As famílias beneficiadas receberam ainda equipamentos para otimizar a criação de abelhas e produção de mel, como alimentador de abelhas, tela excluidora de rainha, tela de transporte para colmeia, bandeja de aço para melgueiras, garfo desorpeculador, balde em aço inox, cavalete, luvas de borracha, baldes para transporte de materiais, luva tipo vaqueta de couro, estrado modular e tambores metálicos.

As ações, realizadas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), integram o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria e incluem ainda a construção de muro e pavimentação da Casa de Mel da Associação de Produtores e Criadores Rurais de Bacabeira e a contratação de equipes de apoio compostas por profissionais com formação superior e nível médio técnico.

De acordo com o superintendente da Codevasf no Maranhão, João Martins, é imprescindível a parceria entre Governo Federal, Governo do Estado, instituições, prefeituras e produtores do setor para a ampliação da apicultura e meliponicultura na região. “Nesta união de esforços, o Governo Federal vem, por meio do Plano Brasil Sem Miséria, trazer os recursos necessários para que essa atividade se consolide, fazer a transformação social dos apicultores e colher os resultados para as instituições públicas e principalmente para os beneficiados”, frisou.

Na oportunidade, foram distribuídas amostras do mel campeão brasileiro de 2012, o Mel do Bioma da Restinga. “O diferencial deste mel é a sua análise sensorial, o seu sabor”, explicou o presidente da Femamel, Euler Gomes Tenório. Segundo ele, o Maranhão é um local estratégico para o Nordeste em produção de mel.  “Ao contrário de outros estados que sofrem com os longos períodos de seca, o Maranhão tem a capacidade de produzir o ano inteiro. Isso explica a migração de produtores para cá. Eles reconhecem que o estado tem esse potencial e estão atuando no Alto Turi, Mangues e já começaram a entrar também no Cerrado Maranhense”, destacou.
Prefeito Chico Gomes concede entrevista durante a entrega dos kis de apicultura
Para o prefeito de Viana, Francisco Gomes, a iniciativa qualifica os produtores rurais e contribui no fomento de mais uma cadeia produtiva maranhense. “Através da capacitação e do domínio das tecnologias da apicultura nós poderemos triplicar a produção de Viana, que está em torno de 90 e 100 toneladas por ano. Com esse apoio da governadora e da Codevasf, nós vamos desenvolver os municípios da Baixada e de todo o estado”, pontuou.

Fonte: Secom-MA

Nenhum comentário: