terça-feira, 20 de maio de 2014

Baixada maranhense na rota do turismo regional


Viana - O polo Lagos e Campos Floridos promoveu em Viana uma oficina de Planejamento do Turismo envolvendo os 14 municípios da regional. Foi um terceiro momento promovido pela Secretaria de Turismo do Estado que foi representado pelas servidoras e técnicas, Dellith e Rasangela as SETUR. 

 
Prefeito Chico Gomes saúda os participantes da Oficina de Turismo
A oficina aconteceu no auditório da Casa Linda centro da cidade, pela primeira vez, todos os municípios do Pólo, estiveram juntos para discutir o planejar metas e institucionalização das Leis e criação dos conselhos de turismo.

 
Na oportunidade os representantes de cada municípios levantaram questionamento sobre a regionalização e lembraram as dificuldades que as secretaria tem quando o gestor do município não valoriza o potencial que dispõe.

A oficina foi ministrada pela consultora e especialista em planejamento turístico Jussara Rocha, de Minas Gerais, uma referencia no turismo regional no Estado de Minas. 

Segundo Jussara Rocha, a cidade de Viana tem vária possibilidade s de investimento no turismo local, disse ainda que são as peculiaridades e os costumes e que são os principais atrativos para o destino final do turismo, não só em Viana mais em todos municípios do Pólo. 

Ela aproveitou ainda para reforçar a participação do empresariado local, é ele que vai fortalecer o melhor entendimento para desenvolvimento turístico em cada cidade, pois o poder público apenas é uma agente que vai somar.

Outro ponto que a consultora destacou foi da participação do prefeito |Chico Gomes, que esteve presente em boa parte do evento e disse que isso demonstra a vontade de querer mudar e ofertar o que há de bom para alavancar a economia na região. Disse que foi a prova do compromisso de Chico Gomes como prefeito em sediar este encontro com as treze cidades da regional.
Representantes do municípios que compõem o Polo Lagos e Campos Floridos
Para Secretário Anfitrião do evento Geraldo Costa de Viana, falou que este foi uma prova da integração e que foi um avanço para conseguir realizar as metas como: criação de leis, conselhos e fundos, e assim todos municípios poderão trabalhar mais garantias de investimentos.

O prefeito Chico Gomes falou que é um grande incentivador deste rico potencial turístico que a baixada tem lembrou, que quando Gerente regional, sempre buscou implementar novas oportunidades para que Viana e a região fosse descobrindo suas riquezas e maravilhas naturais. Aproveitou para reforçar a todos das cidades do Pólo que se empenhassem neste grande projeto do governo estado, que só um harmonia coragem poderemos chegar a uma destino com sucesso.

Os municípios do Pólo são; Viana, Cajarí, Arari, Vitória do Mearim, Monção, Lago Verde, Lago Açu, Santa Inês, Pindaré Mirim, Matinha, Penalva, São Vicente Ferrer, Pedro do Rosário e São Bento.

O planejamento entre os municípios ficou acertado um calendário de reuniões para alcançar as metas propostas na oficina. E a próxima reunião do Pólo será na cidade de Pindaré Mirim no dia 27 de Junho. 

Fonte: ASCOM-PMV - Fotos: Adilson Sousa e Mário mix

Nenhum comentário: