quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Desfile de sete de setembro – tradição que orgulha os vianenses



O prefeito Chico Gomes e o secretário de educação Oliveira Júnior, abrem o desfile de sete de setembro, em Viana
Viana - Com 258 anos de emancipação política, o tradicional desfile da independência é uma das tradições da Cidade dos Lagos que, felizmente, o tempo só fez crescer e melhorar.

O prefeito e a primeira dama, Alinete Gomes, recepcionaram centenas de convidados no palanque oficial
A grande novidade é que agora o município virou protagonista do desfile com ares cinematográficos, por meio de uma logística nunca antes vista e desempenhada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, comandada pelo vice-prefeito, Oliveira Júnior e com apoio irrestrito do prefeito Chico Gomes.

Chico Gomes e Oliveira Júnior são homenageados por mãe e aluna, representando as famílias
Oliveira Júnior e Chico Gomes recepcionam as escolas da Rede Municipal
O resultado é a participação e aceitação da população, que lotou a Avenida Luis de Almeida Couto, nos dois períodos do desfile. E, para abrilhantar mais o evento, as escolas estaduais e particulares que andavam meio sumidas dos desfiles voltaram a fazer grandes apresentações com cem por cento de participação dos alunos e professores.

Logo pela manhã do dia sete, o prefeito Chico Gomes e o secretário da SEMED, Oliveira Júnior, acompanhados de secretários, vereadores e convidados, hastearam as bandeiras do Brasil, do Maranhão e de Viana. Em seguida se dirigiram ao palanque oficial de 17 m, de onde assistiram um desfile cívico organizado e participativo.
Prefeito Chico Gomes, Alinete Gomes, Oliveira Júnior e Beliza Morais
Durante os dois períodos, assistimos a inocência e a graça das crianças do ensino infantil, a adolescência do tradicional Estevam Carvalho, agora anexado à Rede Municipal; apresentação de Banda de Fanfarra; a correta homenagem ao Grupo de Proteção aos Idosos, o caprichado e disciplinado desfile do Dom Hamleto de Angelis – CEMA, que fez uma emocionante homenagem à professora aposentada, Maria José Mendonça, pelos seus 35 anos dedicados à escola; O aguardado José Pereira Gomes, ex- Antonio Lopes; A Escola Normal e o Raimundo Marcelino Campelo (Complexo) com seus quase 2 mil alunos jovens; a Guarda Municipal e a Secretaria de Trânsito, que ganharam prestígio e apoio na atual gestão, com veículos personalizados e novos equipamentos; a Brigada Cidade dos Lagos, dos Bombeiros Mirins – projeto arrojado e muito elogiado, pela educação disciplina a dezenas de jovens e adolescentes, sob o comando do primeiro tenente, João Vieira.

A beleza e a graciosidade das Balizas.
























O prefeito Chico Gomes e o secretário Oliveira Júnior, mas uma vez, desceram do palanque para recepcionar os alunos da Rede Municipal, cujo tema foi Escola e Família – “Nossa vida, no teu seio mais amores”. A emoção tomou conta dos presentes ao assistirem o futuro do município rendendo homenagens à pátria, à cultura vianense e, sobretudo às famílias. A primeira banda do município formada por mais de 150 alunos do Programa "Mais Educação" do Governo Federal, cuja adesão da Prefeitura de Viana já adquiriu centenas e instrumentos musicais e permitiu que centenas de jovens e adolescentes aprendessem a arte da música em curto espaço de tempo.

O prefeito Chico Gomes ao assistir uma homenagem às famílias que perderam seus entes queridos em um recente e trágico naufrágio no Lago de Viana, prometeu criar na sua gestão uma disciplina de natação estendida a todas as escolas municipais. É uma contradição uma cidade cercada por lagos e rios e, nossas crianças e adultos venham a falecer por não saber nadar. Estou muito emocionado e vou fazer todos os esforços para cumprir mais essa promessa ao povo do nosso município”, disse o gestor. 

O secretário de Planejamento e Finanças, Augustus Gomes assinalou que a Prefeitura não mede esforços para manter as tradições vianenses, principalmente aquelas que buscam disseminar o conhecimento, a cultura e o orgulho da população. "A prefeitura está pronta para acolher e apoiar as nossas manifestações, montando toda a estrutura e a logística para que as pessoas se sintam prestigiadas e tenham segurança durante os eventos", declarou.

O secretário de educação, Oliveira Júnior era só alegria ao contemplar a participação popular recorde, estimada em mais de quinze mil pessoas assistindo e aplaudindo o desfile. “Quero agradecer o trabalho valoroso e aguerrido da nossa equipe da SEMED, produtores, coreógrafos, músicos, nossas costureiras e todas as secretarias envolvidas neste grandioso evento que, com certeza nos enche de orgulho, mantém nossa tradição e, nos revela a responsabilidade que temos com as nossas crianças, jovens e adolescentes ao oferecermos um ensino de qualidade, com apoio total do nosso prefeito Chico Gomes”, destacou Oliveira. 

CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DO DESFILE DE SETE DE SETEMBRO 2015, EM VIANA. 



















































Novo brasão da Guarda Civil Municipal

























Grupo de Proteção aos Idosos


















Diversidade cultural mostrada no desfile vianense
















































Bombeiros Mirins - Brigada Cidade dos Lagos



























































O Blog Vianensidades agradece aos fotógrafos/internautas por cederem as imagens publicadas nesta matéria.

3 comentários:

CARLITO MAIA disse...

MUITO BACANA O DESFILE DAS ESCOLAS DA NOSSA CIDADE, O PREFEITO DEU UMA ATENÇÃO ESPECIAL PARA O EVENTO, QUE BOM.
EU COMO LEITOR ASSÍDUO DO BLOG, GOSTARIA QUE AO PUBLICAR FOTOS DE UM EVENTO TÃO IMPORTANTE COMO ESSE, NOMINASSE AS FOTOS,DANDO O NOME DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, SEI QUE É COMPLICADO, MAS SEU LEITOR MERECE. UM GRANDE ABRAÇO. É QUE MORO FORA DE VIANA HÁ BASTANTE TEMPO, E ISSO AJUDARIA MUITO.

Luiz Antonio Morais disse...

Meu caro Carlito, conforme o crédito abaixo das fotos, estas foram cedidas por leitores e internautas, portanto, difícil legendar todas. Fica portanto o prazer de apreciar o belo desfile vianense por meio das imagens e matar saudades da Cidade dos Lagos. Grato pela participação. Sds.

Anônimo disse...

gostei do cema.....pra mim foi a melhor escola,,,,