quarta-feira, 23 de junho de 2010

NOTÍCIAS DE VIANA

Dona Dija: fé e emoção - Foto: Luiz Morais
"PEIXADAS"

Por Luiz Antonio Morais, direto da “boiada” em Viana-MA

SÃO JOÃO EM VIANA
Viana já vive a plenitude da sua festa mais popular: o Bumba-Meu-Boi que atrai a atenção, tanto dos habitantes da zona rural, como, principalmente, da sede do município. Consegue o Bumba-meu-boi despertar o interesse da população em geral, pois são muitos grupos dos mais diversos povoados que se apresentam nos terreiros da sede, além dos “bois de promessas” idealizados por populares que recebem a graça de São João e tratam de ficar quites com o santo, promovendo uma noite, ou várias noitadas com muita batucada, comidas, bebidas, sem esquecer as orações em agradecimento. Na foto acima, todo o simbolismo da abnegação e da fé da "pagadora de promessa”, Dona Dija de Xaréu - como é conhecida em Viana -, que ostenta um quadro com a imagem de São João em uam recente "boiada" na Cidade dos Lagos.

FOGO NO BOI
Praticamente tudo pronto para a festa de “Bumba-Boi Passa Fogo”, brincadeira secular que foi resgatada pelos vianenses e que virou uma das maiores atrações turísticas da Cidade dos lagos no período junino. (leia artigo de Luiz Alexandre Raposo, abaixo, neste blog).

O espetáculo acontece nesta segunda feira, véspera de São Pedro, nas estreitas ruas de pedra de Viana. Aliás, esse evento lembra um espaço cênico medieval, repleto de simbolismos. As luzes do trecho onde o boi percorre são apagadas, um brincante logo ostenta uma tocha de fogo em uma vara de quase 5 metros de altura e toma a frente dos algozes do boi. Em seguida ouve-se o sibilar da fagulhas das carretilhas. Uns fazem questão de “torrar” o lombo do novilho. Outros preferem passar o fogo nas pernas dos seguidores do cortejo, enquanto a “procissão profana” desfila nas ladeiras da Rua Antonio Lopes até chegar ao apertado corredor da Rua Dom Hamleto de Angelis, ponto de estrangulamento onde a multidão aguarda ansiosa para o ápice da batalha de bombas, estrepa-moleques, besouros e carretilhas (os busca-pés foram proibidos). São quase três horas de queima de fogos, estouros e muita fumaceira.

Atualmente, até uma associação foi criada para arrecadar fundos e organizar a brincadeira, tendo como presidente o popular “Zé de Betrone”. Quem quiser colaborar, pode fazê-lo pela C/C: 8.934-6 - Ag: 2771-5 ou ligar para 98 9615-0184. O São João de Viana agradece.

MÁSCARAS E FANTASIAS
Muitos “detonadores” que compram dúzias e dúzias de carretilhas para a brincadeira do “passa fogo” não estão vacilando. Eles vão devidamente fantasiados com macacões, luvas e máscaras, pois durante o espetáculo é grande a fumaceira e o perigo de acidentes com queimaduras. Destaque para Stélio Carvalho, que todos os anos, se desloca de Belém-PA, onde mora com a família, exclusivamente para soltar os seus rojões no boi.

FOGOS, SEM “CABO ORLANDO”!

Um dos fogueteiros mais antigos e conhecidos de Viana, residente na Praça da Matriz, o popular “Cabo Orlando”, que produzia foguetes, bombas de pavio, carretilhas, busca-pés e que conhece bastante a arte dos fogos de artifício, não deixou herdeiros da profissão, nem seguidores dessa cultura milenar. Por isso, os apreciadores dos fogos tem que importar os produtos de São Bento, cidade vizinha da Baixada que ainda mantém a tradição de fabricar esses artefatos. “Cabo Orlando”, debilitado devido à idade avançada, apenas ouve os estrondos daquilo que foi o seu ganha-pão, pelo qual criou todos os seus filhos. Aliás, foi por meio de profissões como fogueteiro, pedreiro, marceneiro, ferreiro, entre outras, que a maioria dos pais sustentaram suas famílias, quando Viana ainda era isolada do resto do mundo pela via terrestre. Senhores - alguns vivos/idosos e outros que já partiram -, mas que são dignos do nosso respeito e reconhecimento!!!

ARRAIAL DE ZÉ SEREJO
Um boa pedida para quem vai visitar Viana durante os festejos juninos é brincar no “Arraial de Zé Serejo, um terreiro organizado, bem decorado, com muitas atrações e gente bonita. A festa é organizada pelo bioquímico Zé Serejo há mais de 10 anos, sempre no dia 28 de junho. Logo após o cortejo do “Boi de Fogo”, o povo se desloca para o local, que fica por trás da Farmácia Serejo, na Rua Antonio Lopes.

NÃO GOSTARAM
A tropa de choque que organiza os eventos da Prefeitura de Viana, não teriam gostado nem um pouco da sugestão deste blog para que sejam instalados banheiros químicos durante o Carnaval e o São João de Viana, que reúnem multidões na Avenida Luis Couto, próximo a Rodoviária Municipal.

Um deles, que o blog preserva o nome, chegou a minimizar a questão com a seguinte frase:

- “Isso pra mim é um problema bem pequenininho”, não estou nem aí, afirmou!

“Estilo Dunga” a parte, não se pode afirmar se esse é um comportamento pessoal ou a postura oficial da Prefeitura. O certo é que os visitantes continuam reclamando e protestando contra esse descaso.

“XIXI NA RODINHA”
Muitas mulheres, principalmente as visitantes, preferem pedir licença para casas vizinhas ou optar pela famosa rodinha de amigas e amigos para evitar o lamaceiro e a fedentina nos banheiros de palha, localizado por trás dos bares da avenida.

Tudo isso é uma falta de higiene, de educação e um atraso de pensamento sem tamanho da administração local.

ASFALTO NA CIDADE
A Prefeitura de Viana segue asfaltando as ruas de Viana que não estão mapeadas pelo Patrimônio Histórico Estadual. Os benefícios podem ajudar a eliminar o ar sombrio de cidade antiga e dar um ar mais moderno, principalmente nas artérias mais largas. Entretanto, muitos reclamam da qualidade do asfalto, do tipo “sonrisal” (que desmancha com água) e que a aplicação do mesmo vai tornar o clima mais quente. Já está muito quente. Quase insuportável. O ideal seria evitar o desmatamento, principalmente pelas grandes cerâmicas da cidade que estão dizimando a mata nativa dos campos, ou uma campanha municipal para que as pessoas plantem árvores em seus quintais.


Agência dos correios em Viana - Foto Blog o Vianense

"CORREIO - BALANÇA MAS NÃO CAI"!
O velho casarão dos Correios em Viana, anda precisando urgente de uma reforma e reforço na segurança. Desde que es agências passaram a ser correspondentes bancários, os ladrões passaram a assediar os prédios, visto que não dispõem de sistema de vigilância para proteger as encomendas e as somas em dinheiro ali depositadas. A sede da agência de Viana, que é tombada pelo Patrimônio Estadual está feia, sem pintura e destoando da paisagem na Praça Ozimo de Carvalho. Alô gerente! Vamos solicitar a direção nacional que olhe esse patrimônio da Cidade dos Lagos, que foi assaltado na semana passada, inclusive com uma funcionária feita refém dos bandidos.

O LAGO RESISTE
Mesmo sendo violentamente castigado pelo esgoto oriundo da cidade, pelo plantio de arroz no seu leito, o Lago de Viana suportou mais uma temporada invernosa e, devido ao transbordamento das águas do Rio Pindaré e de outras barragens, uma regular lâmina d´água se formou, permitindo a navegação e, quem sabe, a proliferação de peixes. Ainda dá tempo de preservar o nosso principal cartão postal para as futuras gerações.

VÔ, VOVÔ JÁ, BENITO?
Biologicamente é fácil ser avô, pois basta ter tido um filho, ou uma filha, e este também ter feito sua parte e pronto...Já se está capacitado para ser avô! Pois é esse momento sublime que está vivendo o amigo e vice-prefeito de Viana, Benito Filho, já que a sua primogênita, Brienna, acaba de dar a luz a um garotão, que se tornou o seu primeiro neto e mais um dos herdeiros da família Coelho. Para quem começa cedo não tem jeito! Pode ser surpreendido a qualquer momento com essas doces surpresas em família, que nos faz refletir sobre essa realidade e a viver novas novas emoções, pois ser avô é ser pai duas vezes. Parabéns, vôv...quer dizer, Benito!!!

JÚNIOR É PRÉ-CANDIDATO
O advogado Oliveira Júnior afirmou a este Blog, no último sábado, 19/06, que está firme e forte no desejo de ser prefeito de Viana. Júnior circulava com desenvoltura entre as mesas dos convidados para o aniversário de Cláudio Rocha (Óticas Rocha), cumprimentado e distribuindo simpatia aos conterrâneos.

O embate eleitoral na Cidade dos Lagos só acontece em 2012, mas os pretendentes à cadeira de Rilva Luís já começaram a corrida pela viabilidade eleitoral, visto que tudo depende de pesquisas, montagens de grupos e, o mais importante: uma polpuda verba para gastar, pois os atuais prefeitos também querem fazer os sucessores e, para isso, os cofrinhos já estão abarrotados, aguardando só o momento da “onça beber água”.

AFINADOS X DESAFINADOS
Aliás, um dos momentos mais descontraídos do niver de Cláudio foi a apresentação dos dublês de artistas, Emerson Cutrim (violão e voz), Amauri de Lôlô (violão e voz) Lukas de Kanguelo (voz) Cláudio na bateria de balde e até João Padre Vitório, que também soltou o gogó. O grupo não queria abandonar o palco de jeito nenhum. E, com o som pra lá de ruim, imaginem o resultado. Bil protestou, protestou até encerrarem. Botaram a viola no saco e voltaram para as mesas. Música, maestro! Aff!!!

“FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO!”
Cézar (Bombeiro) Castro, o Cheleléu foi uns dos últimos a chegar e chegou “brocado”. Descobriu logo a panela do cozido de pato que estava sendo guardado para o final da festa. Com isso, a turma da “velha-guarda” avançou e detonou com o “balalá”, deixando só o caldo para a “nova-guarda” que teve que se contentar somente com o "resto do destroço do pato". Será por isso que cantaram tão mal?

MISTURA POLÍTICA E AMIZADES
Um grupo bastante heterogêneo marcou presença na casa de eventos no bairro Ípem/São Cristóvão para consumir a “BL” de Cláudio. Além da turma musical, marcaram presença o presidente da CUT, Nivaldo Araújo, Moacir Filho, Sindicato dos Comerciários, Maécio Cutrim, da Secma, Cezar Bombeiro, Sindicato dos Agentes Penitenciários, Cleinaldo (Bil) do Sindicato dos Servidores Estaduais, Zé Raimundo e Manoelzinho Soeiro, o Coroca, Karim Neto, Dario e Rosana, Lívio, entre outros.

O CHEF NA ESTRADA
O chef de cozinha vianense, Miguel Moisés, que também tem formação na área de nutrição, foi contratado pela Prefeitura Viana para dar treinamento para as cozinheiras, com o objetivo de dar mais qualidade à merenda escolar servida nas escolas e nos povoados que possuem escola da rede municipal. Atualmente, Miguel divide o seu tempo entre a Cidade dos Lagos e a Barraca do Chef, que é referência gastronômica muito bem frequentada, na Praia de São Marcos, na Avenida Litorânea, em São Luís. O local também é point de encontro da grande Colônia Vianense na capital São Luís, principalmente nos finais de semana.


4 comentários:

Rosa Araújo disse...

"NÃO GOSTARAM
A tropa de choque que organiza os eventos da Prefeitura de Viana, não teriam gostado nem um pouco da sugestão deste blog para que sejam instalados banheiros químicos durante o Carnaval e o São João de Viana, que reúnem multidões na Avenida Luis Couto, próximo a Rodoviária Municipal...
- “Isso pra mim é um problema bem pequenininho”, não estou nem aí,"

Sobre este tema:
Isso é uma questão básica de higiene, senhores governantes.
- É uma vergonha que certos comandantes não tenham noção de que higiene é uma atitude politicamente correta, onde está o Comando Sanitário da Prefeitura? Vamos saber votar ou pelo menos nomear para cargos pessoas que tenham noção de saúde sanitária.“Isso pra mim é um problema bem pequenininho”.
O artigo 196 da CF consagra que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido através de políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Isso é sim, um problema muito sério, senhores comandantes, Saúde Sanitária,é sim; ou Viana nunca será uma cidade desenvolvida,com estrutura para realizar eventos onde seja respeitada a dignidade da sua população.Isso chama-se respeito à nossa Lei Maior a Constituição Federal.
Parabéns ao blog - continue denunciando, sugerindo, sim.

stelio carvalho disse...

Luis, lamentavelmente por razões de natureza profissional/familiar, não pude estar este ano na "farra do boi" e me solidarizo com você, pois é inacreditavel em um festejo dessa magnitude os brincantes não dispunham de banheiros quimicos p/ utilização.Devo acreditar que essa atitude é de algum setor da Prefeitura, sem a anuencia do Gestor Politico, pois nossa cidade deve ter recebido milhares de brincantes, que certamente levarão péssima imagem sobre as mínimas condiçoes de higiene oferecidas a eles.
Espero brevemente no blog seus comentarios sobre o "passar fogo" deste ano e garantir que em 2011 estarei aí com todo gás, gostaria de saber se tem o DVD do "fogo"?
Agradeço a lembrança do nosso nome nos seus comentarios, um grande abraço e ao Bill,
Stelio

Anônimo disse...

Visão estonteneante neste blog, tópicos deste modo emotivam a quem ler neste blogue :/
Faz maior quantidade do teu sítio, aos teus cybernautas.

Anônimo disse...

Eu queria saber como surgiu a brincadeira do boi passa fogo em Viana-MA?