Por Luiz Antonio Morais – do portal vianacidadedoslagos
De tanto abusar do seu poderoso sistema de comunicação para desmoralizar os adversários, o governo biônico de Roseana Sarney acaba virando vítima do seu próprio feitiço. Ontem, 11 de julho, o Fantástico da Rede Globo, da qual o TM Mirante é afiliada no Maranhão, revelou mais uma das mazelas que a propaganda oficial do Palácio dos Leões tenta camuflar com incessantes comerciais, estes agora criados e produzidos pelo marqueteito Duda Mendonça, contratado a peso de ouro para criar um “novo” rótulo” para a filha de Sarney.
Os maranhenses não tiram o olho da TV, visto que também foram “escravizados” por essa hegemonia global, que aliena a maior parte território brasileiro e, o Maranhão - dominado por uma oligarquia quarentona - ainda está longe de quebrar as correntes do “curral eleitoral” transferido de papel passado de Vitorino Freire ao clã Sarney.
Com índices educacionais alarmantes, comparados até ao paupérrimo e devastado Haiti, o Maranhão apanha seguidamente da grande imprensa, que vive a escarafunchar os nossos municípios mais pobres (Viana por exemplo) para servir de metáfora na hora de fazer corar de vergonha o cacique José Sarney, que espertamente, nega tudo. Nada dessas atrocidades tem o dedo dele.
Escândalo mundial
Viana que no ano passado foi notícia no mundo inteiro por conta de um escândalo futebolístico, volta novamente ao noticiário global, agora revelando dados negativos da sua educação. Mas, se a repórter Renata Cafardo, enviada especial a Cidade dos Lagos quisesse um pouquinho mais de audiência, poderia fazer inúmeras matérias sobre o estado de abandono da nossa cidade, entre elas: as agressões ao meio ambiente como o plantio de arroz no leito do lago, que o Sistema Mirante boicotou por motivos mal explicados; A dinheirma do sistema de esgoto, que desceu pelo ralo para o bolso de algum espertalhão da administração do falecido prefeito Messias Costa (PT); os quase 12 milhões de reais que na década de oitenta foram destinados para dragar o lago e, segundo informações não oficiais, estão hospedados em algum lugar da capital São Luís, além do espetacular enriquecimento a olhos vistos de muitas figuras locais, todos alinhados da “vaca leiteira” da praça Ozimo Carvalho, centro de Viana.
No sábado passado, 08/07, Viana completou 253 anos. Uma festa de arromba. Entretanto, as nossas ruas, praças e outros logradouros estão apenas “maquiados” com pintura de cal. Viana é a metáfora de uma moça bonita, mal vestida, mal tratada e, ainda por cima usada e abusada. O povo se divertiu. Estão felizes com o “circo” e o “milho jogado aos pombos”. Pobre Viana.
Abaixo, trechos da matéria do Fantástico. Matéria completa AQUI.
O Fantástico visitou três escolas públicas de Viana, no interior do Maranhão. Em todas elas, faltam professores de várias disciplinas desde o início do ano. Apesar disso, notas até razoáveis brotaram no boletim de Luan Mendonça, de 17 anos.
“Eu não tinha professor no quarto bimestre e me apareceu um 7 ou 8 no meu boletim. Eu passei de anos sem saber nada de matemática”, reclama Luan.
A Secretaria de Educação do Maranhão reconhece que faltam mais de 1,2 mil professores de exatas e de ciências no estado. Segundo a nota, não há profissionais suficientes formados nessas áreas.
Com informações do Globo.com
Um comentário:
Fico muito feliz que a globo tenha visto isso e publicado a todo o Brasil. Eu sou Viananse mais moro fora de Viana a 12 anos atualmente eu morro na Inglaterra.tenho 33 anos mas quando eu era crianca isso tambem acontecia.Que vergonha Roseana Sarney!!!!
Postar um comentário