Brasília - Três em cada dez brasileiros têm como principal sonho de consumo comprar uma casa ou mobiliar e reformar o imóvel próprio, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (22) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para traçar o perfil comportamental e hábitos do consumidor.
Mas, além da questão patrimonial, a pesquisa constata que
muitos consumidores são movidos por impulsos, e não têm maiores cuidados em
relação a só gastar dentro dos limites do próprio orçamento. Caso, por exemplo,
dos 47% de entrevistados que admitiram ter comprado, por impulso, algum produto
que nem sequer chegaram a usar.
A questão orçamentária não inibe, também, os 62% que, antes
mesmo de receber o salário, já pensam nas compras supérfluas que farão no mês
seguinte, nem os 59% que se presenteiam apenas porque “eu mereço”. O mesmo
percentual dos que admitem ter ficado “no vermelho” porque compraram algum bem
sem necessidade imediata.
Tem, ainda, os que são movidos pela aparência. Caso dos 33%
que confessaram ter dado presentes acima de suas posses para impressionar; dos
43% que quando compram um produto recém-lançado, fazem questão de exibir a
novidade; ou dos 21% que em companhia de amigos ou parentes em compras,
extrapolam o próprio orçamento apenas para “não fazer feio”.
Stênio Ribeiro/Agência Brasil
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