terça-feira, 29 de setembro de 2009

O BICHO VAI PEGAR!!!

MP ingressará com ação contra operadoras

A decisão é causada peas constantes falhas nos serviços prestados pela TIM e Oi.

SÃO LUÍS - A promotora titular da 15ª Promotoria do Consumidor, Lítia Cavalcanti, informou que ingressará ainda esta semana com uma Ação Civil Pública contra as operadoras de telefonia móvel TIM e Oi, por causa das constantes falhas nos serviços prestados.

Embora não tenham chegado reclamações formalizadas à promotoria, ela pedirá tutela antecipada requerendo a regularização da situação.

- Não preciso dessas reclamações, necessariamente, pois já está evidenciado, com as constantes paralisações dos serviços, que a TIM e a Oi não estão conseguindo prestar o serviço a que se propuseram. A cada dia os serviços dessas operadoras estão piores, e não vejo nenhum esforço por parte delas em melhorar - justificou a promotora.

Segundo Lítia Cavalcanti, os consumidores estão sendo lesados, já que adquiriram linhas e não estão podendo usufruir. “A população não pode ficar sem telefone. Estou reunindo material e, assim que terminar a pesquisa, entrarei com a ação”, afirmou.

Dica

Além dos órgãos de defesa do consumidor, usuários de telefonia móvel podem registrar reclamações na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Poderão ser feitas pelo site www.anatel.gov.br, pela Central de Atendimento ou por correspondência convencional.

Pane

Falta de sinal, bloqueio total de ligações e falta de contatos entre operadoras têm sido os principais problemas enfrentados diariamente por quem mora em São Luís e no interior do estado. Essas panes já se tornaram freqüentes e motivaram cinco notificações, dois autos de infração e uma multa do Procon. Ontem, o Ministério Público Estadual anunciou que ingressará com uma Ação Civil Pública contra as operadoras TIM e Oi (ver matéria correlata).

Mesmo com a ameaça até de suspensão do direito de habilitar novos telefones, as operadoras de telefonia móvel pouco se preocupam em explicar aos usuários o que está acontecendo. Em panes semelhantes ocorridas anteriormente, as empresas justificaram que o problema já havia sido resolvido, mas, segundo usuários, as falhas continuam.

A Superintendência Estadual do Procon recebeu nos três postos – central, Praia Grande e João Paulo – 1.286 reclamações contra operadoras de telefonia celular. A Oi aparece com 887 reclamações; a TIM com 207; a Claro com 126 e a Vivo cm 66 reclamações. Nos últimos 12 meses, o Procon fundamentou 782 reclamações contra operadoras de telefonia celular. No ranking das 10 empresas que mais causaram insatisfação, metade está relacionada ao serviço de telefones móveis.

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) referentes ao mês de agosto de 2009 revelam que a Oi ficou em segunda posição no ranking de reclamações, perdendo o primeiro lugar para a Brasil Telecom GSM. Na terceira posição aparece a Claro, seguida da TIM. A Vivo ficou em último lugar. No total, foram mais de 56 mil reclamações no mês passado contra operadoras de telefonia móvel.


Fonte: Imirante.com

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