
O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial das Zonas Úmidas que acontece no dia 02 de fevereiro.
A cidade de Viana vai sediar nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro o curso de multiplicadores ambientais, que sensibilizará a população local da importância da conservação desses ambientes.
O evento será realizado na colônia de pescadores de Viana e será organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais e se estende também aos municípios pólos; Alcântara, Anajatuba, Arari, Bacuri, Cajapió, Cedral, Cururupu, Godofredo Viana, Guimarães, Matinha,Mirinzal, Penalva, Pinheiro, Pio XII, São Bento, Viana, Santa Helena e Vitória do Mearim.
ENTENDA O QUE SÃO ZONAS ÚMIDAS
Estabelecido pela convenção de RAMSAR-IRÃ em 1972 através de um tratado intergovernamental sobre Zonas Úmidas que envolve mais de 150 países membros, onde o Brasil é detentor em seu território de 8 dessas áreas, sendo 3 delas situadas dentro do Estado do Maranhão, sendo elas: a Área de Proteção Ambiental (APA) das Reentrâncias Maranhenses, a Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense e o Parque Estadual Marinho Parcel de Manuel Luís.
Vale ressaltar, que uma área quando se torna um Sítio Ramsar, se constitui numa região reconhecida como Zona Úmida de importância internacional, pois apresenta ambientes de água doce como campos inundáveis, lagoas, várzeas, banhados e ambientes costeiros e marinhos, como manguezal, lagunas e recifes de coral. Desta forma, as Reentrâncias Maranhenses (abrangendo 16 municípios), a Baixada Maranhense (32 municípios) e o Parcel de Manuel Luís, são áreas prioritárias para a conservação uma vez que foram reconhecidas de duas formas como áreas protegidas.
Obs: Caso algum outro município não relacionado acima, tiver interesse em participar favor confirmar presença.
Poliana Gatinho
Contato: (98) 9619 3411/(98)3235 6575
Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais
Superintendência de Desenvolvimento e Educação Ambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário