quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

BARRAGEM SOBRE O RIO CAJARI

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Tavares acompanhou o então governador Jackson Lago, no lançamento do Programa de Perenização das Águas Doces da Baixada Ocidental Maranhense, evento ocorrido no ano passado, em Viana. O vice prefeito, Benito Filho representou a Prefeitura Municipal, ao lado da Procuradora Geral do Estado, Fátima Travassos. Com a construção da Barragem sobre o Rio Cajari, o Lago de Viana pode ser um dos maiores beneficiados, continuando com a sua beleza natural, sem a atual agressão ecológica e visual da plantio de arroz no seu leito.

Imagem ilustrativa de uma barragem, nas características da que o Governo do Estado pretente construir sobre o Rio Cajari, na Baixada Maranhense.

GOVERNO ROSEANA “REQUENTA” PROJETO DE JACKSON PARA A REGIÃO DOS LAGOS

Reunião debate Projeto de Perenização de Lagos que consiste na construção de diques e uma barragem para impedir salinização de lagos.

Por Luiz Antonio Morais, direto da canoa de Inaldo, no Lago de Viana

Vai ser realizada, hoje (25), no Palácio Henrique de la Rocque, em São Luís, uma reunião com prefeitos e secretários de Estado para discutir o Projeto de Perenização dos Lagos da Baixada Maranhense, informa o site imirante.com. Até a postagem deste texto, este blog não conseguiu contato com a Prefeitura de Viana para informar se a reunião contará com a presença de algum representante da Cidade dos Lagos.

O projeto consiste na construção de diques, numa extensão de 70 quilômetros, e de uma barragem no Rio Cajari, com o objetivo de impedir a salinização dos lagos de água doce e evitar que estes sequem no verão, preservando, dessa forma, o potencial de produção pesqueiro e outras atividades vitais para a economia da região. Algo similar, e em menor proporção, já está em atividade na vizinha Penalva, o que tem permitido a navegação e a pesca durante todos os meses do ano, por meio da conservação da lamina d´água nos campos do município.

LANÇADO EM VIANA - A construção de uma barragem entre os municípios de Viana e Cajari é uma antiga reivindicação da população da Baixada Maranhense. No ano passado, na véspera de ser cassado, o governador Jackson Lago assinou em Viana, protocolo de intenções com o Consórcio da Região dos Lagos (Conlagos) para construção da barragem do Rio Cajari (Maracu), primeira grande obra prevista no Programa de Perenização das Águas Doces da Baixada Ocidental Maranhense, lançado na mesma solenidade de assinatura do protocolo.

Foi uma festa e tanto. Finalmente, um Governo Estadual firmara um compromisso de grande alcance social com a Baixada: o compromisso de que os sete grandes lagos Viana, Cajari, Penalva, Formoso, Itans, Apuí e Aquiri- não iriam mais secar. Porém, aquilo tudo foi apenas um rio que passou na Cidade de Viana. Com a posse do novo Governo, todos os convênios de Jackson foram cancelados ou suspensos, incluindo-se a nossa tão sonhada barragem.

Agora, emergindo tal qual um submarino, em pane no fundo do mar, a nossa governadora sinaliza com um suspiro de esperança para a Região dos Lagos. O evento é estratégico, pois a governadora prometeu visitar Viana após o carnaval, e quer levar a tiracolo essa grande notícia, conforme este blog já havia cantado a bola.

BÓIA DE SALVAÇÃO – A construção da barragem sobre o Rio Cajari é de vital importância para a libertação econômica de grande parte da população da Baixada, uma das regiões mais pobres do País. Além de evitar o escoamento das águas doces que acontece durante o período de estiagem, de julho a dezembro, a barragem vai proteger e aumentar as diversas espécies de peixe existentes na região, proporcionado o crescimento da atividade pesqueira, principal vocação da população. Ela terá comportas mecânicas para reter a água doce do lago de Viana e impedir a entrada de água salgada durante as marés elevadas.

A população da Baixada torce e aguarda, para que dessa reunião no Palácio Henrique de la Rocque, nasça uma idéia concreta, ou seja, um compromisso definitivo, que não se constitua tão somente em mais uma peça publicitária, ou igual a muitos outros projetos (politiqueiros) que foram anunciados mas não saíram do papel.

Com informações do arquivo da Secom.


Um comentário:

Anônimo disse...

Não tenho informações técnicas sobre o projeto da Barragem sobr o rio Cajari, mas temo em a cidade de Cajari possa sumir do mapa, sumindo totalmente debaixo da água com a represagem que eleva os níveis do rio e dos lagos. Tudo tem que ser muito bem claro para a população desta cidade, que tem ainda, que estarem totalmente a favor da construção dessa Barragem.Zeca Cutrim- Cajari