terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

FOLIÕES FRUSTRADOS COM O CARNAVAL DE VIANA

Bloco as "Catraias", de Viana. Sobra animação no carnaval. Falta a contrapartida do poder público. Foto: blog ovianense.

Passam os anos, os conterrâneos e visitantes reclamam, mas parece que a Prefeitura de Viana faz ouvido de mercador. Não dá a mínima. De nada adianta contratar as bandas mais caras, prometer mundos e fundos e depois ignorar detalhes básicos de higiene, infra-estrutura e até a criatividade da decoração no Carnaval da Cidade dos Lagos.

Mais uma vez a Avenida Luis Couto foi tomada por uma multidão de Viana e cidades vizinhas, porém, o descaso continua. Lama e sujeira por todos os lados, originados pela falta de higiene e ausência de banheiros químicos para atender as famílias que se deslocam para aquele local. Nem os camarotes contam com esse artigo de luxo tão desejado e necessário, após a ingestão das “louras geladas” em quantidade excessiva. No parque Dilú Melo, quem se sentir “apertado”, vai ter que descer até as margens do lago ou sair correndo e pedir “socorro” para um morador qualquer da redondeza.

Aliás, os camarotes de madeira do corredor da folia, mais parecidos com barracões de favela, pegaram muito mal para os visitantes. As reclamações vão continuar até que os responsáveis por promover festas oficiais em Viana adentrarem, finalmente no século 21, pesquisarem e fazerem o mesmo, ou até melhor do que já fazem nossas vizinhas São Bento, Pinheiro, Cururupu e Santa Helena, entre outras.

Ficam as sugestões e a nossa torcida.

A carta abaixo é de uma vianense indignada. Chupa essa manga!!!

São Luís 23 de fevereiro de 2010

Olá, gostaria de deixar aqui alguns comentários a respeito do carnaval vianense de uma forma geral, mas vejo que alguém (O Eduardo) já se antecipou e falou praticamente tudo o que eu desejaria falar. Contudo, parabenizo os organizadores do carnaval Vianense pela intenção de manter essa festa como uma das melhores da baixada. Mas infelizmente deixou a desejar. O carnaval foi bom sim, mas poderia ter sido melhor. Os anos passam e as expectativas dos foliões é que com o passar do tempo, as coisas melhorem.

Existem várias problemáticas que permanecem ao longo do tempo, e isto vem causado insatisfação aos foliões vianenses e aos demais visitantes que são levados a curtir o "melhor carnaval da baixada", mas diante da realidade, os próprios vianenses e seus convidados acabam passando por constrangimento, frustrações ou desilusões, uma vez que os problemas antigos continuam como o caso da falta de banheiros nos principais espaços onde acontecem o carnaval, neste caso, o cais e a Avenida. É inadmissível que nos dias de hoje, os organizadores ainda ñ tenham pensado numa maneira de providenciar banheiros químicos. Isto é um item de 1° necessidade, ou seja, é primordial num evento deste porte.

Outra questão foi a decoração. Tudo bem q é ano de copa, mas deixasse a temática para o festejo que condiz com o mês que acontece o mundial, o São João. Nada contra, mas carnaval é sinônimo de vibração, e convenhamos às cores não favoreceram nem um pouco. Resultado: o corredor da folia ficou apagado, sem cor, sem vida, além da pobreza na disposição dos objetos decorativos, os espaços estavam muito vazios, enfim, uma tristeza comparada ao ano passado.

Já a segurança, essa sim fez um belo trabalho. Não vi nenhuma confusão.

Quanto aos blocos, muito legal, é uma atração à parte que contagia a galera, mas deveriam desfilar mais cedo. Destaque para o bloco das Catraias, cada ano melhor, porém, em minha opinião tá começando a descaracterizar. A irreverência está nos homens travestidos de mulheres, e ñ o contrário. Mulheres q fazem questão de acompanhar seus respectivos namorados ou maridos, que acompanhem, mas do lado de FORA, ou então fundem seu próprio bloco. Um "Maria Sapatão" talvez (é só uma sugestão) e nada de invadir o bloco dos meninos!

Quanto às bandas... Inovar é arriscado, mas viver na MESMICE, ninguém merece!!! Assim como o Eduardo, não estou criticando por criticar, a intenção é que estas sirvam como sugestões para que o nosso carnaval venha a melhorar, para que as pessoas se divirtam de maneira satisfatória e ñ sintam vontade de migrar para outros interiores, e também para que no próximo ano não haja comentários como o meu e o de Eduardo. Sou Vianense, amo a minha cidade, amo o carnaval, mas tenho a opinião de que o que está "bom" pode ficar ainda "MELHOR".

Escrito por Ana M. Costa, em O Vianense Notícias! em 23/02/2010 às 01:14.


Um comentário:

Rosa disse...

Eu conheço essa catraia de peruca amarela lindinha kakakaka