terça-feira, 16 de março de 2010

"VIVA MEU PRIMEIRO EMPREGO" EM VIANA


Chico Gomes destaca lançamento do Primeiro Emprego em Viana

O líder do governo, deputado Francisco Gomes (DEM), destacou, nesta terça-feira, 16, o lançamento em Viana, na última segunda-feira, 15, do programa Viva Meu Primeiro Emprego, que tem por objetivo facilitar o ingresso de jovens no mercado de trabalho. ”Viana está de parabéns por esse serviço que o Estado do Maranhão vai prestar à classe empresarial e à juventude daquele município. São oportunidades que se abrem para o fortalecimento da economia e para a melhoria do padrão de vida das pessoas”, refletiu.

O lançamento do programa ocorreu no auditório da Associação Comercial vianense. Participaram estudantes, líderes classistas, políticos e empresários. O secretário José Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária) fez uma explanação sobre os critérios e o desenvolvimento do programa em todo o Estado. Para Viana estão sendo oferecidas 50 vagas de bolsistas.

Segundo Chico Gomes, o ‘Viva Meu Primeiro Emprego’ não constitui somente um estágio laborativo no quadro funcional de uma empresa. “É uma experiência de trabalho durante três meses que (dependendo do desempenho de cada um) vai facilitar o ingresso ou a permanência dos bolsistas no mercado de trabalho”.

Os números do Viva Meu Primeiro Emprego são interessantes. O programa teve início em dezembro de 2010, propiciando estágio para 2.100 bolsistas em 17 municípios. Do total de jovens que viveram a primeira experiência de trabalho, entre 30 e 40% conseguiram se firmar na empresa. “Eles permanecem no emprego, já agora com a carteira assinada e dentro do regulamento das leis trabalhistas”.

Viana está incluído na segunda etapa do programa que pretende oferecer estágio para 5.000 candidatos até abril deste ano. Na etapa seguinte, prevista para agosto, serão mais 5.000 vagas, perfazendo um total de 12.100 candidatos contemplados. Para Chico Gomes, trata-se de uma oportunidade preciosa. “Hoje não adianta somente a pessoa ser formada, o mercado exige experiência”.

Experiência que, na visão do líder, é suprida com o ‘Viva Meu Primeiro Emprego’. Por meio do programa, o Estado paga uma bolsa mo valor de um salário mínimo para cada bolsista, durante o período de três meses, cabendo às empresas participantes oferecer vale-transporte nas cidades servidas por transporte coletivo.

Fonte: http://www.chicogomes.com.br/

Nenhum comentário: