terça-feira, 6 de abril de 2010

ENSINO SUPERIOR EM VIANA


Projeto de Chico Gomes cria Centro de Estudos da UEMA em Viana

O líder do governo, deputado Francisco Gomes (DEM), apresentou projeto de lei, propondo a implantação de um Centro de Ensino Superior da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na cidade de Viana, localizada na Baixada Maranhense. A idéia, segundo Gomes, é fortalecer a condição de Viana como cidade-pólo da chamada Região dos Lagos. “Precisamos criar os instrumentos para fazer de Viana um núcleo de desenvolvimento regional”, assinalou.

Caso o projeto de Chico Gomes seja aprovado pela Assembléia Legislativa, a UEMA vai poder criar uma estrutura física na cidade, possibilitando o oferecimento de cursos regulares durante todo o ano letivo. A definição dos cursos ficaria condicionada às peculiaridades da região, que contempla os municípios de Penalva, Cajari, Matinha, São Vicente Férrer, Cajapió, São João Batista, Olinda Nova, Pedro do Rosário, Arari e Vitória do Mearim, dentre outros.

Chico Gomes lembrou que, além do aspecto estratégico, Viana é uma das cidades mais antigas do Maranhão, ocupando a quarta posição neste quesito, com 252 anos de fundação. “É uma cidade histórica, que ainda ostenta prédios e casarões do período colonial, revestidos em azulejos portugueses”.

Some-se ao conjunto arquitetônico e ao valor histórico a posição política da cidade, considerada eixo administrativo de pelo menos metade da Baixada Maranhense. No segundo mandato da governadora Roseana Sarney, foi escolhida como sede de uma das gerências regionais, com influência direta sobre dezenas de municípios a ela vinculados. “Tive a honra de ser o gerente regional de Viana e de implantar todo um trabalho inovador na área da produção de alimentos, especialmente a agricultura familiar”, recordou Chico Gomes.

Em que pese essa importância para a região, Viana até hoje jamais dispôs de uma estrutura física voltada para o ensino superior. Os cursos oferecidos a partir de 1997 eram ministrados em finais de semana ou no período de férias, todos voltados para a capacitação de docentes. Recentemente a UEMA, em convênio com a Prefeitura Municipal, implantou na cidade o Projeto Darcy Ribeiro, que abrange áreas específicas de conhecimento.

A propósito desse programa, Chico Gomes fez questão de elogiar a iniciativa do prefeito Rilva Luís, que mandou construir um prédio próprio para abrigar as atividades do programa. “Foi uma atitude louvável”. Segundo ele, a cidade dispõe de instalações físicas que abriguem um centro de estudos superiores".

Chico Gomes disse que seu projeto representa um passo a frente para a evolução do ensino acadêmico em Viana, porque garante a fixação da UEMA na cidade. Ao contrário de cursos voltados para o magistério, a UEMA vai poder oferecer cursos em outras áreas, diversificando o conhecimento e atendendo uma demanda bem mais complexa. Citou como exemplo o Centro de Estudos Superiores da UEMA em Grajaú, que já oferece cursos de Enfermagem e de Zootecnia e prepara-se para dar início ao curso de Agronomia.

Gomes disse acreditar que a presença da UEMA em Viana, acrescida de outros instrumentos, como uma agência da Caixa Econômica Federal, garantirá ao município um novo ciclo de progresso. “Essas ferramentas vão fortalecer a sua vocação como pólo de desenvolvimento regional, melhorando a qualidade de vida de sua população, e diversificando a economia da Região dos Lagos”.

Fonte: http://www.chicogomes.com.br/

Nenhum comentário: