quarta-feira, 19 de maio de 2010

MORRE GUERREIRO WALTER RODRIGUES

O jornalista Walter Rodrigues, 62 anos, morreu por volta das 22h desta terça-feira, em sua residência, na Ponta do Farol, vítima de um ataque fulminate do coração. Ele estava em casa com a namorada Keila quando sentiu-se mal – uma forte dor no peito. Keila correu para pedir ajuda na vizinhança, mas ao voltar já encontrou o namorado morto.

Walter Rodrigues era separado e deixa o filho Vicente que mora no Rio de Janeiro. Nos anos 1990 sofreu o primeiro ataque cardíaco tendo de ser transferido numa UTI no ar para São Paulo. Teve de colocar pontes de safena. O velório está acontecendo na Cemtral de Velórios Jardim da Paz.

Paraense, Walter Rodrigues chegou ao Maranhão nos anos 1980. Foi diretor de redação de O Estado do Maranhão e trabalhou em praticamente todos os jornais da cidade. Crítico dos políticos e poderosos locais, sempre teve dificuldade de manter sua independência nos órgãos por onde passou.

Por conta disso, criou um encarte chamado WR Jornal onde mantinha uma coluna denominada Colunão. Atualmente, devido dificuldades para manter a publicação, teve de transferir o Colunão para um blog na internet (veja aqui). Dono de um texto preciso, ao mesmo tempo crítico e inteligente, tinha poucos amigos verdadeiros.

Ainda na década de 1990 chegou a ser candidato a deputado estadual pelo PDT. Abandonado pela cúpula da legenda durante a campanha, teve pouco votos e desistiu da carreira política. Devido às denúncias que fazia, sempre visando o interesse da sociedade, recebeu várias ameaças de morte. Por um tempo teve de andar armado para se proteger.

Walter Rodrigues deixa um legado de luta, honestidade, dedicação ao trabalho e prestação de serviço à sociedade, como todo bom jornalista deve ser. É mais um guerreiro da imprensa que se vai.

Décio Sá – imirante.com



Nenhum comentário: