sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Boa Morte e Cafundó entram em novo banco de nomes do IBGE

Banco de dados contém grafia recomendada de 50 mil nomes geográficos.
Vai-com-Jeito, Canafístula e Terra da Morte são denominações incluídas.

Rosanne D'Agostino Do G1, em São Paulo

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lança nesta sexta-feira (23) um banco de dados com 50 mil nomes geográficos do país, como lugarejos, vilas, cidades, rios, montanhas, acidentes geográficos, com o objetivo de tentar padronizar a grafia desses locais. Entre eles, o instituto listou nomes exóticos, que agora fazem parte de uma base de informações, que deve ser alimentada até o final de 2012.

Durante o projeto, os pesquisadores encontraram dezenas de curiosidades pelo país, e os nomes já estão no banco. É o caso de Boa Morte, um povoado em Minas Gerais, que tem um concorrente no Amazonas, o lugarejo Terra da Morte.
 Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, um arraial que está catalogado pelo IBGE como povoado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Vale (MG))Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, arraial catalogado como povoado, faz parte do município de Belo Vale
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Vale (MG) 

Para o IBGE, o povoado é uma localidade mais populosa do que um lugarejo, que é mais afastado, com menos edificações e estrutura, embora ambos não sejam considerados cidades. 

"Bom boa-mortense"

Boa Morte é considerado um arraial pelo município de Belo Vale, do qual faz parte. Para os moradores do agora povoado catalogado, é uma terra natal. "Sou um bom boa-mortense, se preferir, defunto", afirma Itamar Fernandes Monteiro, 45, natural do arraial, ainda que a origem não conste em seus documentos. No registro civil, ele é natural de Belo Vale, onde atualmente é secretário da Fazenda da prefeitura. Leia mais aqui.

Nenhum comentário: