quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ministério da Saúde lança campanha nacional de doação de órgãos


Índice de doadores e quantidade de transplantes realizados apresentam alta em relação a 2010. 

SÃO LUÍS – O Ministério da Saúde lançou, nessa terça-feira (27), a campanha nacional para incentivar a doação de órgãos em todo o país e, com isso, alcançar a meta de 15 doadores Por Milhão de Pessoas (PMP), em 2015. Atualmente, o índice é de 11,1. Com o tema "Seja um doador de órgãos, seja um doador de vidas", a edição deste ano da campanha procura conscientizar os brasileiros sobre a importância da doação de órgãos para transplantes.

No Brasil, a doação de órgãos é autorizada pela família do doador, sem a necessidade de um documento assinado pela pessoa que venha a falecer. Atualmente, o país registra uma taxa de 11,1 doadores por milhão de pessoas – são cerca de duas mil doações por ano, mais que o dobro da quantidade registrada em 2003 (quando foram contabilizados 893 doadores efetivos).

O Brasil é referência internacional na realização de transplante por realizar o maior número de procedimentos por meio de uma rede pública de saúde – aproximadamente 95% das cirurgias são feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma totalmente gratuita. O SUS oferece assistência integral ao paciente transplantado, incluindo exames periódicos, medicamentos pós-cirurgia, atendimento hospitalar em caso de emergência e apoio de profissionais como psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social.

(Vianensidades, com informações do Ministério da Saúde)

Um comentário:

Hugo Freitas disse...

Luiz Antonio,

Agradeço muito pela gentileza em ter entrado em contato com o presidente da Academia Vianense de Letras.

No entanto, até agora não obtive nenhuma resposta do referido presidente. Aproveitando um pouco mais de sua solicitude, vc poderia me fornecer o email dele? É que existem outros dados para a pesquisa que precisam ser levantados e averiguados.

Desde já, reitero meus sinceros agradecimentos. No aguardo de resposta, deixo-lhe um abraço fraterno.