sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Um guerreiro vianense

Por Cleinaldo (Bil) Lopes*

Até o final da década de 70 do século passado, o transporte de mercadorias para o comércio de Viana e região adjacentes, passava pelo lago de Viana nas lanchas abarrotadas de produtos diversos, que aportavam próximo à praia aos olhares de muitos admiradores e curiosos, além das crianças, como eu e outros amiguinhos, marcando presença toda tarde nos dias que as embarcações apitavam na boca do rio. Confesso que era uma festa entre todos, na expectativa de ver tanta movimentação de canoas, banhistas e, sobretudo, os estivadores, que não perdiam a oportunidade para ganhar o pão de cada dia. Lembro-me de muitos, mas um até hoje me chama atenção. É o José Raimundo Muniz, conhecido na cidade como Zé Raimundo da Rua da Ponta, para os mais jovens, Rua das Flores.
José Raimundo com familiares no dia do seu aniversário 

Cidadão trabalhador, de porte baixo, atarracado, falante e contador de estória. Mas acima de tudo, muito honesto e companheiro. Herdou o espólio de Cláudio Serra nas questões de cultura, esporte e lazer, quando este deixou Viana e a Rua da Ponta e partiu para morar em Penalva. É sem sombra de dúvida a maior referência da Rua da Ponta. Foi sob o seu comando que o time do Guarani conquistou, no início da década de 90, do século passado, o título de campeão vianense, fato que gerou uma comemoração de seis dias na Rua das Flores.

No auge de sua mocidade e com pleno vigor físico, coisa que já não possui hoje, Zé Raimundo foi um estivador de destaque no porto da praia de Viana, no descer do comércio do finado Feliciano Gonçalves, maior atacadista e distribuidor de mercadoria naquela época no município, onde, naturalmente, o porto de Feliciano tinha maior movimento comparado aos outros. Grande parte dos estivadores trabalhavam por cá, e nesse vai e vem de carregar e descarregar mercadorias, certo dia, inocentemente, colocaram um rolo de aço em cima da cabeça de Zé Raimundo, que percorreu da praia até o comércio de Feliciano, cerca de cem metros, e este ao perceber o tamanho da encrenca que Zé Raimundo tinha se metido, perguntou-lhe: você sabe quantos quilos têm esse rolo? O pequeno grande estivador respondeu: - acho que cem... Então Feliciano sabendo do real peso do rolo pediu que Maurício Baixinho e outros dois serventes pesassem para não deixar dúvida para Zé Raimundo.

- Seu Feliciano, são 180Kg!...

Hoje Zé Raimundo aos 74 anos, completado no dia 21 de setembro, conta este fato com muito orgulho. E eu, que tenho paciência para escutar os causos e gosto de estar no lugar certo e na hora certa, só pude deliciar-me com a estória e com uma coxa de pato no almoço que foi oferecido na casa de José Raimundo Muniz. Parabéns!....

*Historiador, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do MA (Sintsep).

3 comentários:

Rafael Santys disse...

Prezado Luiz,
O homenageado é uma pesonalidade ímpar em nossa cidade!Mas existe algo a ser reconhecido,a educação de sua família,seus filhos são exemplos disso,pessoas altamente gentis,honestas!Lembro-me dessa figura até hoje,sempre com um chapéu,pernas entre abertas..Merece todo o nosso respeito!"um vianense de valor,nascido á beira do nosso lago,crescido em ruas de pedras e ruas estreitas,que em seu espírito reina paz e a união,um cabra macho cheio de vida,nascido em nosso santo chão,abençoado pela padroeira Conceição!

CB SILVA JÚNIOR disse...

COM CERTEZA SEU ZÉ RAIMUNDO É UM "ÍNCONE". TENHO O PREVILÉGIO DE SER AMIGO DO MESMO E NÃO PODERIA DEIXAR DE PARABENIZÁ-LO PELO SEU ANIVERSÁRIO, E QUE DEUS LHE DÊ AINDA MUITA SAÚDE PARA QUE POSSAMOS OUVIR CONTAR MUITAS ESTÓRIAS. QUE DEUS LHE ABENÇÔE.VC MERECE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. Esse é mais um vianense que viveu e envelheceu com dignidade junto com seus familiares.

Sds.