quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Municípios têm até sexta para atingir índice de cobertura vacinal contra o sarampo


Dados revelam que 53 cidades maranhenses apresentam um desempenho abaixo do esperado.

SÃO LUÍS - O Maranhão já superou a taxa de cobertura da vacinação contra o sarampo pactuada com o Ministério da Saúde, que é de 95%, mas ainda há 53 municípios apresentando um desempenho abaixo do esperado. Até o final da semana passada, quando a governadora Roseana Sarney anunciou que não mais firmará convênios com os municípios que não cumprirem com a obrigação de imunizar suas crianças, 71 cidades encontravam-se nessa situação. O prazo para alcançar a meta da campanha termina na próxima sexta-feira (14).

Um dos casos mais preocupantes para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) é o do município de Peritoró, que continua com a mesma taxa de cobertura de 38%, seguido por Morros, com 63,02%. Dentre as cidades mais populosas, que ainda não alcançaram a meta, o quadro de vacinação se mantém estável, a exemplo de Paço do Lumiar (81,01%), Açailândia (86,07%), Balsas (92,56%), Timon (91,42%) e São José de Ribamar (79,54%), segundo estatística divulgada na tarde de terça-feira pela SES.

São Luís e Chapadinha já saíram da lista de municípios com baixo desempenho e figuram agora com índices de cobertura de 95,75% e 99,30%, respectivamente. Por conta disso, o Maranhão já apresenta uma taxa de 96,02%. O número ainda está aquém das expectativas do governo estadual, segundo o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.

“É inadmissível que os gestores municipais deixem de vacinar suas crianças. O Governo do Estado não vai compactuar com essa situação ”, destacou ele.

Um comentário:

Rafael Santys disse...

Prezado Luiz,
Como gestores podem menosprezarem um assunto tão sério como este?Não são apenas irresponsáveis,são criminosos,desumanos.