segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O vianense Botêlho leva o seu talento além mares

Por Luiz Antonio Morais 

Os quadros impressionistas e a presença do artista plástico vianense, Botelho, compôem uma das grandes atrações da Agenda Cultural 2011, em Viana do Castelo-Portugal, cidade que mantém acordo de geminação com Viana-MA. A mostra será realizada no Espaço Cultural do Estação Viana Shopping e a abertura acontecerá no sábado, dia 15 próximo, às 11 horas. A exposição se estenderá até o dia 30 de outubro.

Capa do catálogo/divulgação da Agenda Cultural em Viana do Castelo - Portugal
Ao todo serão 26 obras, retratando paisagens de São Luís e Viana, as quais já se encontram divulgados no site particular do pintor www.raimundobotelho.com.br, no link "Exposição".

Para prestigiar o evento, uma comitiva de 21 vianenses estará viajando a Portugal nesta quarta-feira, dia 12. Entre os integrantes do grupo estão a Secretária de Estado Adjunta da Cultura, Marlilde Mendonça; o presidente da Academia Vianense de Letras, Alexandre Raposo, e alguns outros membros da AVL como o advogado José Antônio Castro, o juiz de Direito Costa Júnior (e esposa), Dr. Heitor Piedade Júnior e o psicólogo Pedro Mendengo Filho, além da irmã do artista, Enoi Celeste Botêlho (e esposo).

Depois de prestigiar a abertura do evento, o grupo fará uma excursão pelas cidades portuguesas do Porto, Coimbra, Santuário de Fátima e Lisboa, antes de retornar ao Brasil.

O artista
Botêlho, em seu ateliê no Rio de Janeiro
Raimundo Honório Botêlho Neto nasceu em 1946 no município de Viana, interior do Maranhão. Desde menino gostava de desenhar, e levava jeito, tanto assim que conseguia vender com relativa facilidade suas obras-primas: caprichados desenhos coloridos. Aos 12 anos, destemido, partiu para São Luís, a capital do seu estado, em busca do destino que queria para si: o universo das artes.

Ciente de seu talento, alguns anos após o irrequieto Botêlho partiu uma vez mais ao encontro de novos desafios e em 1969 aportou no Rio de Janeiro já casado com a bela jovem Sueli Maciel, sua namorada desde a adolescência. O casal teve dois filhos, Fábio e André, hoje conceituados professores do ensino superior. No Rio de Janeiro, Botêlho foi estudar na Sociedade Brasileira de Belas Artes onde conheceu o mestre Antenor Finatti, de quem se tornou fraterno amigo. A afinidade com o professor Finatti era tanta que Botêlho acabou ganhando dos colegas o carinhoso apelido de "Finatinho".
Capa do folder divulgação da mostra de Botêlho em Viana do Castelo

Quadros de Botêlho retratam paisagens vianenses e ludivicenses



Em 2010 Botêlho foi homenageado pela AVL-Academia Vianense de Letras, ocasião em que recebeu a placa "Honra ao Mérito Vianense" do ano destinada aos filhos da terra que honram o nome da cidade nas mais variadas áreas. Ao final do seu discurso de agradecimento, um emocionado Botêlho declarou: "Sou vianense, o quê mais eu poderia desejar ser!". 

Cidades co-irmãs
O Município de Viana do Castelo e a Prefeitura de Viana do Maranhão assinaram em outubro de 2007 um Acordo de Geminação com vista à colaboração em diversos domínios de interesse comum entre as cidades portuguesa e brasileira. Os dois Municípios pretendem desenvolver ações de aproximação entre os seus cidadãos e instituições e promover programas e projetos de intercâmbio cultural, desportivo, social, educativo, turístico e empresarial.
Viana do Castelo - clique aqui faça um passeio pela cidade

A geminação implica, assim, intercâmbios escolares, culturais e desportivos, a troca de experiências econômicas com vista à promoção de novas oportunidades de negócios e de gestão municipal, e a criação de uma estrutura de comunicação e informação entre as duas cidades.

"Este ato é o abrir de uma porta entre duas cidades irmãs e dois países irmãos", salientou Defensor Moura, perante a delegação vianense do Brasil. O acordo de geminação integra-se, segundo o Presidente da Câmara, na política do executivo de articulação com municípios brasileiros que possuem história comum com Viana do Castelo. ( Com informações da AVL - Academia Vianense de Letras; Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Viana do Castelo; site particular de Botêlho)

Um comentário:

Anônimo disse...

BOTELHO APESAR DE TER IDO ATÉ VIANA DO CASTELO PORA PRESTIGIAR A SUA EXPOSIÇÃO, QUE NÃO ACONTECEU NA DATA PREVISTA NÃO PODENDO A COMITIVA ESPERAR. NÃO CONHECI SEU TRABALHO