segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Prefeito tenta fugir da cassação

A situação do prefeito de Igarapé Grande, Geames Macêdo Ribeiro, poderá agravar-se com a Justiça do Maranhão nos próximos dias. Caso a Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual no município aceite as denúncias encaminhadas, Geames Macêdo poderá ter o mandato cassado por improbidade administrativa. 

O prefeito é acusado de usar laranjas em duas empresas que celebram convênios com a prefeitura no fornecimento de gêneros alimentícios para creches e colégios da rede pública de ensino. De acordo com os três inquéritos em tramitação no Ministério Público Estadual, a esposa do prefeito, além de assessores diretos, estariam envolvidos no suposto esquema de desvio de recursos dos cofres públicos. 

As empresas relatadas no inquérito são a V. P. Soares e a Construtora D V. Embora elas estejam registradas no nome de outras pessoas, os contratos firmados com a prefeitura e a contabilidade nos serviços são administrados pelo próprio prefeito, embora ele negue que tenha qualquer vínculo com elas. 

No entendimento da promotora Simone Chrystine Santana, encarregada do caso, as denúncias a apresentam indícios fortes do envolvimento do prefeito para promover práticas ilícitas na celebração dos convênios. O inquérito civil público em andamento tem por objetivo a coleta de informações, depoimentos, certidões, perícias e demais diligências. 

De acordo com o documento, “deverá ser ajuizada a ação cabível para o fim de responsabilidade criminal” caso sejam confirmadas as suspeitas levantadas. Essa não é a primeira vez que o prefeito passa pelo constrangimento de ter que dar explicações para a justiça. Ele também responde a processo por porte ilegal de arma de fogo (revolver calibre 38), quando foi preso em flagrante em maio do ano passado. 

Segundo os autos, os policiais relataram que ao transitarem pela rodovia onde foi abordado verificaram que o denunciado se encontrava na garupa de uma motocicleta, portando ilegalmente uma arma na cintura. O revólver, com seis munições, foi apreendido e submetido a exame de eficiência, cujo resultado indicou que estava perfeito para uso. O prefeito, que acabou sendo detido, conseguiu liberdade provisória. (Com informações do Jornal Pequeno).

Nenhum comentário: